fbpx

Veneza – Painel Literatura & Língua Portuguesa

Tema: “Experiência acadêmica da língua e literatura portuguesa na Itália”

Moderadora: Helen H. Gnocchi  

É de origem Italiana, nascida no Brasil. Na Itália é formada em Mediação Linguística e Cultural e possui Mestrado em Língua e Literatura Americana e Europeia da Universidade de Pádua, ambos concluídos com louvores. E’ escritora,  intérprete e tradutora literária e jurídica/juramentada e ativista cultural. Representa a Rede de Escritoras Brasileiras (REBRA) na Itália desde 2017, recebendo diversos prêmios e sendo selecionada para publicar em várias antologias em língua portuguesa, italiana e francesa.

Carla Valeria de Souza Faria 

É doutora em Linguística pela UFRJ e pesquisadora de Língua e Tradução – Línguas Portuguesa e Brasileira na Universidade Ca´ Foscari Veneza. Os seus principais interesses de pesquisa concentram-se no ensino de português como língua estrangeira; nos aspectos contrastivos da tradução italiano-português e da tradução audiovisual de filmes de animação para crianças para o português brasileiro e o europeu.  É coautora do Corso di brasiliano 1 e 2, manual dedicado a estudantes cuja língua materna é o italiano. Ocupou-se também de análise do discurso político e de teoria da tradução para as línguas de sinais.

Maria Aparecida Fontes 

É professora pesquisadora de Literatura Portuguesa e Brasileira do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DiSLL), da Universidade de Pádua. Realizou o Doutorado em Ciências da Literatura na Universidade Federal do Rio de Janeiro, em cotutela com a Universidade La Sapienza de Roma. Foi professora na Universidade de Verona, Universidade de Bolonha e na Universidade Católica do Chile, onde ministrou aulas no curso de Doutorado. Publicou diversos artigos, ensaios e livros, entre eles: A beleza è voz de Estado (2015) e Lei. Studio sulle scrittrici brasiliane contemporanee (2018), pela Editora Aracne, Roma.