fbpx

Veneza – Painel Arquitetura

Tema: “Arquitetura brasileira na Itália”

Moderadora: Claudia Brito de Carvalho Bello

Nascida em Salvador, Brasil, é sócia-fundadora da Associação Cutural ĺtalo-Brasileira Amazonas e diretora do Focus Brasil em Veneza. E’ Formada em Arquitetura e Urbanismo na UFBA, possui mestrado em Conservação de estruturas e do patrimônio histórico da Faculdade de Engenharia da Universidade de Pádua e doutorado em Inovação para a construção e para o patrimônio cultural na Universidade IUAV de Veneza. Atualmente é pesquisadora de pós-doutorado na área de conservação de estruturas e ensina como professora assistente de ciências e técnica das construções na Universidade IUAV de Veneza. Participa como membro de comitês técnicos e grupos de pesquisa europeus e é autora de vários artigos científicos.

Allana Marchiori

Originária de Jaboticabal -Sp, vive em Roma desde 2011 a empresária é Coproprietária da I Veneti Arquitetura e Engenharia, com sede em São Carlos -Sp e em Roma onde atua como chefe de arquitetura. Ela é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UNESP com projetos financiados pela FAPESP. Participou do programa de intercâmbio ERASMUS MUNDUS, na Universidade Tor Vergata em ROMA, na Itália e participou do Curso de Doutorado (Ph.D.) na Universidade Sapienza de Roma em Gestão Ambiental. É Conselheira e Secretária Executiva do Conselho de cidadãos de Roma.  

Luca Biancoviso

 Arquiteto de Vicenza, se formou em Arquitetura na Universidade IUAV de Veneza, com o trabalho final sobre a recuperação de uma área industrial e, posteriormente, começou a trabalhar como arquiteto e designer freelancer. Especializado em projetos de arquitetura de instalações temporárias,  com obras na Itália e no exterior, de 2008 a 2011, ele curou quatro exposições de arquitetura itinerante do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer: a última delas foi a exposição antológica das obras italianas do mestre, por ocasião da inauguração do Auditório Oscar Niemeyer de Ravello. É co-fundador, com sua colega e parceira Carlotta La Jacona, da Arquitect Contract, um escritório de arquitetura e general contractor  especializado em design de interiores para privados e empresas.

Murilo Mancini

Originário do interior de São Paulo, empresário e cofundador do escritório de projetos I VENETI arquitetura e engenharia, morador de Roma desde 2014, graduado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (USP) com período de estudo internacional na Universidade do Porto (UP – FEUP) em Portugal e Doutor (Ph.D.) em Engenharia Estrutural pela universidade de Roma – Sapienza e Pós-doc em engenharia sísmica pela universidade também pela Univ. Sapienza de Roma.

Nivaldo Andrade

Arquiteto e urbanista, mestre e doutor em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), da qual é professor associado e coordenador do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo. Realizou pós-doutorado na École d’Urbanisme de Paris e foi professor visitante na Università degli Studi di Napoli Federico II. Foi Presidente Nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e Secretário Executivo da Federação Pan-Americana de Associações de Arquitetos (FPAA). Sócio fundador do escritório A&P Arquitetura e Urbanismo, com projetos de restauração realizados em diversos sítios brasileiros inscritos na lista do Patrimônio Mundial Unesco, como Salvador, Goiás e São Luís.