fbpx

Toronto – Painel Cultura

ROD-SILVA

Mediador: Rod Silva – Diretor, Focus Brasil Toronto

MANINHO-COSTA

Maninho da Costa – Ritmista & Percussionista

Joelson David Costa, mais conhecido como Maninho, é Carioca e se tornou ritmista aos 8 anos. Aos 15, foi convidado a gravar com percussionistas profissionais. Já tocou para Sérgio Mendes, Simone e participou da gravação de “Quem te viu, quem te vê”, escrita por Chico Buarque. Ele foi ritmista da bateria do Salgueiro, Tijuca, Beija-Flor, Viradouro e Acadêmicos da Rocinha. Na Grande Rio, foi regido pelo tio, o Mestre Odilon, além claro, de ter tocado na União da Ilha do Governador, sua escola de coração. Em 2001, veio para o Canadá e pós passagens por algunas bandas, fundou a Batucada Carioca, em 2003. Com a Batucada, abriu shows para Daniela Mercury, em Toronto, participou do Brazilian Day Canada e do BrazilFest, além de outros renomados festivais musicais em todo Canadá. Em 2009, fundou também o Trio Chorinho, o qual tem participado em muitos festivais no Ontário, incluindo o Ashkenaz e o Festival de Jazz de Toronto. Maninho também promove oficinas de Samba no Canadá, EUA e Europa, divulgando a Música Brasileira e sua Cultura, através do ensino e técnicas, baseadas nas raízes do estilo do Carnaval Carioca.

HAMILTON-CIDADE

Hamilton Cidade –  Animador intercultural, promoter, radialista, videojornalista, apresentador de rádio e tevelisão

Residente no Canadá há 21 anos, Hamilton Cidade é um homem multimídia, fundador do Carnaval de Verão Brasileiros de Montreal e diversos outros eventos de promoção da Cultura Brasileira no Canadá. Um verdadeiro embaixador da Cultura Brasileira no Canadá.

PATRICIO-MARTINEZ

Patrício Martinez – Ensina percussão Afro-Brasileira

Pato Iriê, nascido e criado em Salvador, Bahia, dedica-se a música Afro-Brasileira há 23 anos. Ele se inspira no Olodum, Ilê Aiyê e Timbalada, que são os Blocos Afros mais conhecidos de Salvador. Nos últimos 8 anos, ele lidera a banda de Samba Reggae em Toronto chamada RDot Batu. A banda inclui pessoas do mundo todo que têm uma paixão em comum, o tambor. Pato Airê acredita no poder da música para construir e fortalecer comunidades, por meio dos workshops que ministrou no Brasil, Chile, Equador e Canadá, ele tem como objetivo conectar as pessoas com a música e umas com as outras.

ARILDA-DE-OLIVEIRA

Arilda de Oliveira – Produtora de Eventos

Natural de Governador Valadres – MG e residente no Canadá há, Arilda é uma apaixonada pela Cultura Brasileira e por toda riqueza representada em nossa diversidade em todos os recantos do Brasil. Arilda tornou essa paixão em oportunidade de trabalho, e com isso, se tornou produtora de eventos com mais de 27 anos de experiência no Canadá. Hoje, lidera o maior festival brasileiro em terras canadenses, o Toronto International Brazil Fest, que já em sua décima sétima edição. Recentemente, tivemos duas grandes adições ao portfólio do evento, com a inclusão de um talk show chamado Brazil Fest TV, que vai ao ar mensalmente na terceira quinta-feira do mês às 6:30pm (horário de Toronto), assim como o Brazil Fest Podcast, em parceria com a GoliveTV. O lançamento será agora em abril e em todas as plataformas de Podcast.