fbpx

Roma – Painel Tecnologia

Tema: “Os benefícios das tecnologias para o desenvolvimento sustentável e proteção dos direitos humanos”

TATIANA-RIBEIRO

Mediadora: Tatiana Ribeiro Viana – Consultora Jurídica, Professora Universitária, PhD Filosofia

Consultora Jurídica – Organismo Internacional Italo Latino Americano – iila ( Roma ). Professora – Università  internazionale per la Pace – UNIPACE Roma. Doctor of Philosophy (PhD) em Direito Publico, Comparado e Internacional (Direito Espacial), Università Sapienza di Roma. Alta especialização em Instituições e Políticas Espaciais – SIOI- Sociedade Italiana para as Organizações Internacionais, Roma. Membro do Núcleo de Estudos em Direito Espacial , NEDE/SBDA, Rio de Janeiro. Membro do Instituto Internacional de Direito Espacial-ISSL , Paris. Membro da Società Italiana di Diritto Internazionale, SIDI

SUELI-SAMPAIO-CUSTODIO

Pra. Dra. Sueli Custodio – Dra. e Professora de Direito, Inovação e Ética do Instituto Tecnológico de Aeronáutica-ITA.

Professora de Direito, Inovação e Ética do Instituto Tecnológico de Aeronáutica-ITA. Doutora pela Unicamp (2013). Coordenadora do Programa de Formação Complementar em Inovação. Chefe do Laboratório de Inovação. Membro do Subcomitê STEAM da Rede Brasileira de Mulheres Cientistas do Brasil. Coordenadora da Rede do Projeto STEM2D. Desenvolve pesquisa na área de Inovação, Ética e Direitos Especiais, com atual interesse nos seguintes temas: Inovação, Novas Tecnologias e seus impactos.

MARCIA-ALVARENGA

Dra. Márcia Alvarenga – Analista em Ciência & Tecnologia Sênior, Chefe da Divisão de Extensão e Capacitação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Uma das idealizadoras do Programa de popularização da ciência “Ciência Transformando Vidas” do INPE. É membro da Associação Brasileira de Direito Aeronáutico e Espacial (SBDA) e do Instituto Internacional de Direito Espacial (IISL). Foi membro do Painel Socioeconômico do Grupo de Trabalho Internacional sobre Governança dos Recursos Espaciais da Haia e participante do programa “50 anos de Direito Espacial” da Academia de Direito Internacional da Haia. Participa, como observadora, das reunião do Subcomitê Jurídico do COPUOS na ONU. Doutora em Direito pela Universidade Católica de Santos (2019). Em sua tese, em Direito Espacial, investigou o regime aplicável a pequenos satélites de baixa complexidade para propor regulamentações para salvaguardar atores espaciais e mitigar impactos ambientais no espaço exterior causados por tais objetos espaciais. Principais temas de interesse de pesquisa: direito espacial, pequenos satélites e sustentabilidade das atividades espaciais.

ANA-CRISTINA-ROSA

Ana Cristina Galhego Rosaadvogada e empresária no setor espacia

Ė especialista em direito internacional e comercial internacional pela Universidade de Lisboa, Portugal e Academia de Haia na Holanda, mestra em direito aéreo e espacial pela Universidade de Leiden na Holanda, e atendeu o programa de estudos espaciais da Internacional Space University (ISU). Ana Cristina fez seu estágio no escritório das Nações Unidas para Assuntos Espaciais (UNOOSA, em inglês) e foi pesquisadora visitante no Instituto Europeu de Assuntos Espaciais (ESPI), ambos em Viena. Como empresária, fundou em 2018 sua empresa DIPTERON UG, sediada na Alemanha. Desde 2008 integra a delegação Brasileira nas reuniões do Comitê de Uso Pacífico do Espaço (COPUOS). Ana Cristina é membro da Associação Brasileira de Direito Aeronáutico e Espaço (SBDA), do Instituto Internacional de Direito Espacial (IISL) e do Women Aerospace in Europe (WIA-Europe). Em sua carreira internacional, Ana Cristina tem papers publicado na área, vem se apresentando como convidada em conferências internacionais, a última como painelista no webinar de Space Economy do escritório de Assuntos Espaciais das Nações Unidas, onde discorreu sobre o que é preciso para estabelecer uma empresa startup no setor espacial e sua experiência pessoal. Ana Cristina possui 16 prêmios no setor espacial e o mais recente com sua empresa que teve seu produto dentre os 15 mais proeminentes no setor espacial na Europa. Ana Cristina também é uma das brasileiras selecionadas na plataforma da UNOOSA da space4women network para inspirar garotas e meninas nas carreiras jurídica e empresarial no setor espacial.

THAIS-RUSSOMANO

Profª Thais Russomano, PhD – Médica, Mestra em Aerospace Medicine e PhD em Space Physiology

Possui graduação pela Faculdade de Medicina pela Universidade Federal de Pelotas (1985), mestrado em Aerospace Medicine – Wright State University (1991), PhD em Space Physiology – King’s College London (1998) e estágio pós-doutoral no Centre for Human and Applied Physiological Sciences (CHAPS), King’s College London (2006-2007). Fundou em 1999 e atuou como coordenadora até 2017 do Centro de Microgravidade/PUCRS, centro de referência internacional no estudo da fisiologia humana espacial, da engenharia biomédica espacial, da medicina de aviação e da Telessaúde. Foi Professora Titular da Escola de Medicina da PUCRS e Senior Lecturer & Deputy Director do Mestrado em Space Physiology & Health, Faculty of Life Sciences and Medicine, King’s College London (2009-2020). Participa de várias atividades acadêmicas em diversas Universidades, como o KCL-UK, UFCSPA-Brasil, Univ de Lisboa-Portugal, Aalto Univ-Finlândia, Deggendorf Inst of Technology-Germany. É co-fundadora & CEO da InnovaSpace Ltd, (UK), co-fundadora & CMO do International Space Medicine Consortium (ISMC – USA), membro da International Academy of Aviation and Space Medicine (IAASM) e da International Academy of Astronautics (IAA), onde foi eleita Membro do Board of Trustees para o período de 2019-2023. Tem vasta experiência profissional com inúmeros livros, capítulos e artigos publicados e apresentados em eventos científicos, também sendo detentora de 8 patentes. Possui mais de 30 anos de experiência em ensino, pesquisa e inovação em medicina aeroespacial, fisiologia espacial e saúde digital. Participou de 2 campanhas de voos parabólicos da Agência Espacial Europeia, onde testou novas técnicas e equipamentos médicos. Atua como editora e revisora de várias revistas científicas nacionais e internacionais. Coordenou, enquanto professora no Brasil, diversos projetos de pesquisa, incluindo estudos financiados por editais Finep, Fapergs, Capes e CNPq. Possui importante projeção internacional, proferindo, anualmente, inúmeras palestras em temas relacionados à ciência aeroespacial e à telessaúde em universidades e instituições de ensino-pesquisa internacionais. Atualmente, atua como Mentora voluntária da Space4Women Initiative, Unoosa-UN.