fbpx

Roma – Painel Música & Músicos

Tema: “A influência da música brasileira na música italiana”

JIM-PORTO

Mediador: Jim Porto – Músico

Seu primeiro contato com a música foi aos 10 anos de idade. Estudou piano em sua cidade natal, misturando o samba e a bossa nova com a música clássica. Aos 18 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro para tocar em bares, e chamou a atenção de turistas italianos que entraram em contato com Sandro Melaranci, proprietário do restaurante Manuia, em Roma, que era uma referência da música brasileira na Itália. Jim aceitou a proposta do empresário e foi para o Manuia, onde permaneceria durante 1 mês.  Ele desenvolveu seu talento musical com Chet Baker (com quem formou parceria no primeiro disco de Jim – “Rio”, lançado em 1983), e também fez parcerias com Gilberto Gil, Alcione, Jorge Ben Jor (na época, Jorge Ben), Marisa Monte, Milton Nascimento, Djavan, Caetano Veloso e João Gilberto. Participou ainda do Festival da Praia Verde, em Buenos Aires, do Festival de Barcelona ao Festival de Etno-Jazz de Tabarka, na Tunísia. 2 músicas de sua autoria integraram as trilhas sonoras de 2 novelas da Rede Globo – Thousand Miles From Home, em O Outro, e Como se Fosse, que fez parte da trilha internacional de Pedra sobre Pedra, em 1992.

EWERTON-BRITO

Ewerton de Brito – Músico, graduado em música

É musico mineiro, de formação musical em violão clássico, graduado em música em Ouro Preto – MG – Brasil, em violão em 2011. Em Lavras, sua cidade natal, cria o Coro e a orquestra de violões de Lavras, além de ser Professor de Música para alunos do ensino fundamental, básico e médio, no espaço de ensino formal. Em 2015, se transfere para Milão, sob a tutela do maestro Marcos Vinicius para o Curso de Alta performance do Violão Clássico. Com a transferência de seu Maestro, se transfere para Roma em 2016. Na cidade, conclui seu Mestrado em Etnomusicologia, sob os temas das Congadas e Folias de Reis. Atualmente, continua o argumento sobre as festas tradicionais brasileiras, promovendo e divulgando as culturas populares e a língua portuguesa de Minas e do Brasil nas Universidades, embaixadas, associações culturais, etc. Coordena projetos culturais como o Projeto LeDIC (Le Diaspore e Identità Culturale), idealizado com a orientação do Professor Antonio Vignera,(Ufficcio Attività Diddatiche dei musei Vaticani), onde desenvolvemos espetáculos e estudos sobre músicas do Brasil do Sec. XVIII entre músicas folclóricas, canções de ninar, músicas sacras e profanas, etc. Integra o Coro da Filarmônica Romana sob a direção do Monsegnor Pablo Colino desde 2018. Entre Brasil e Itália, tem uma carreira musical profissional a mais de 20 anos, e pela sua formação clássica, os estudos folclóricos, o barroco Jazz ou“Jazz mineiro” e bandas de Rock, apresenta músicas e obras bem particulares. Em Roma, se apresentando em seratas brasilianas, concertos. Além das atividades em Roma, Ewerton de Brito é presidente da Associação Mineira de Cultua e Educação Patrimonial em Lavras (AMCEP), no qual promove parcerias com universidades e instituições para promover o intercambio cultural entre Minas e Roma, além da divulgação e preservação da Cultura mineira e brasileira, difusão da língua portuguesa, desenvolvimento turístico, cultural e econômico de Minas Gerais

NENEY-SANTOS

Neney Santos – Multi percussionista especializado em percussão afro-brasileira

Naney Santos nasceu em Salvador Bahia, em 30/01/1979. Multi percussionista especializado em percussão afro-brasileira, se formou musicalmente na Bahia onde colaborou com artistas como a banda do Pelô, Olodum e Carlinhos Brown. Na idade de 20 anos se transferiu para a Europa e se aproximou da música POP, do funk, Jazz e Blues, se aprimorando em diversos estudos de instrumentos de percussão. Atingindo a maturidade artística que lhe consentiu de colaborar com o panorama musical italiano e internacional. Trabalhou com os melhores artistas italianos e estrangeiros: Jovanotti no TOUR “Bossajova” – Live8, Daniela De Souza no Festival de Montreux nel 2005, Alex Britti al TimTour, Mario Venuti al Magneti Tour de verao e gravacao de DVD no teatro de Taormina, NOEMI, Opera dos térreos com Aldo Brizzi e Atualmente em tour com Mario Venuti.

SERGIO-BRASIL

Sergio Brasil – Radialista

Olá, aqui é o Sérgio Brasil que apaixonou-se pela MPB no início da década de ‘60 (ainda muito moço…), quando quase não sabia onde tava no mapa o Brasil…!
Tudo começou por causa do “saudoso” , imenso, inegualável “Mito” João Gilberto , quando um dia eu ouvi pela primeira vez , o “gênio” cantar com seu violãozinho e seu banquinho na TV italiana, numa época em que o “rock”, o “yé-yé” faziam o maior sucesso nas paradase era só “gritaria”.
Para mim , foi como se tivesse chegado um “tsunami” para me levar não sei pra onde..
Tomei um susto emocional/musical… Foi assim, que morando no centro de Roma , tive a oportunidade de frequentar a Embaixada do Brasil na P.ça Navona onde naquela época tinha um super pequeno centro cultural , onde tinham uns livros, revistas, discos e pouco mais…!!  De vez em quando ia também na Via Vêneto onde a VARIG tinha sua agência e onde eu podia ler os jornais (O Globo e outro jornais…) e a famosa revista “Manchete”….!!  Aí, a “doença” pelo Brasil e sua música me pegou , foi aumentando e ainda continua “firme e forte”. No início dos anos ‘70, comecei trabalhar nas emissoras, onde entrava “no ar” com um programa sobre a MPB cujo título era “Pão de açúcar” e que teve muito sucesso e fiquei trabalhando anos na (então…) famosa Rádio Luna e depois também na Rádio Dimensione Suono que hoje em dia pode ser considerada uma das mais importantes e famosas emissoras da Europa. Fiquei três anos no Brasil, baseado no Rio em Ipanema (Av.Henrique Dumont, esq. Redentor…) e quando voltei pra cá, tive ao longo de 14 anos uma colaboração com o Max de Tomassi queridissimo ( que eu chamo de irmãozinho…no programa “Brasil” na RAI RADIO 1.
Isso é tudo e só posso dizer que me considero apenas um “pobre” divulgador, defensor, da MPB , da cultura musical do País, que pelo alto nível e pela qualidade , merece ser defendida, divulgada e respeitada e tudo que eu aprendi ao longo dos último 60 anos sobre á MPB, foi somente porquê amo de paixão essa maravilhosa música ,tão rica, tão profunda, tão “nobre” que deve e pode ser considerada: Patrimônio cultural da humanidade…!! Salve a MPB e sue grandes protagonistas, passados e atuais….

MAX-DI-TOMASSI

Max Di Tomassi – divulgador da musica e da cultura brasileira na Italia.

Italiano de Roma, 58 anos. Ha 38 anos é divulgador da musica e da cultura brasileira na Italia. Começou fazendo radio em Roma para depois ser introduzido no mundo da MPB por Nelson Motta. Colaborou trazendo artistas brasileiros a Italia em varias tournees: Daniela Mercury, Jorge Benjor, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Ed Motta, Celso Fonseca, Gal Costa, Djavan, Carlinhos Brown, Marisa Monte, Adriana Calcanhotto, Tribalistas… No começo dos anos 90 trabalhei como consultor artistico do Renato Russo compondo a seleçao de musicas escolhidas pelo cantor para realizar o cd “Equilibrio distante”, 2.500.000 copias vendidas no Brasil, realizzando a versao italiana da musica “Como uma onda”, incluida neste mesmo album. Nos ultimos anos estou desenvolvendo a carreira de autor musical versionando em italiano letras e musicas de Adriana Calcanhotto, Ivan Lins, Lulu Santos, Carlinhos Brown…estas Contemporaneamente traduzi para o italiano alguns importantes livros de cultura musical como “Noites tropicais”.  Durante 20 anos criei e apresentei na principal emissora radiofonica italiana, Radio1 RAI, o programa “Brasil”, 5 horas ao vivo, na noite de domingo, sobre musica, cultura, turismo, economia etc… entre os nomes entrevistados: Chico Buarque de Hollanda, o Presidente F.H.Cardoso, Caetano Veloso, Marisa Monte, Gilberto Gil, Gal Costa … Recentemente o CD “InventaRio Incontra Ivan Lins”, por mim produzido (uma homenagem musical ao Ivan Lins), foi candidato ao Grammy Latino na categoria “Melhor Album de MPB”. A atividade de produçao discografica continua com a realizaçao do novo CD da cantora italiana de Jazz, Susanna Stivali, que gravou uma homenagem ao Chico Buarque de Hollanda.

FLAVINHO-VARGAS

Flavinho Vargas – Músico & Percussionista

Nascido em Porto Alegre em 1963. Se transfere para Roma nos anos 90. Frenquenta a escola Timba percussao. Tocou com musicos brasileiros como Jim Porto  Alfredo Paixão Chico Miceli Cláudia Mars Lea Costa e outros.  Toca com o grande Toquinho e sua band.mais tarde tuorne na Suiça. 10 anos entre CD’S e DVD’S tuorne Mundial com o grande bluesman italiano Roberto Ciotti. E varias colaboraçoes com:Sergio Camariere,Eddy Palermo,Andrea Pagani, Mannarino e tantos outros.

CHICO-MICELI

Chico Miceli Channel – guitarrista violonista e produtor musical

Nascido e criado no Rio de Janeiro trabalhou com artistas como Sidnei Magal, Nana Caymmi, Xuxa, Rosana. Morou na Itália de 1993 ate 2006 tendo trabalhado com muitos artistas brasileiros como Jim Porto, Claudia Mars, Themis Rocha, Alfredo Paixão, Lea Costa e outros. Trabalhou na orquestra de Demo Morselli de 2000 ate 2004 participando dos programas Buona Domenica e Maurizio Costanzo Show. Orquestra de Luciano Cremonese- Stasera Pago Io, Uno Mattina com Marcello Cirillo, trabalhos com Laura Pausini, Gigi Dalessio, Teresa De Sio, Napole Centrale, além de ter intensa atividade didática. Compôs a trilha de documentários com Robeto Cenci e Paolo Cottarelli entre outros.

ROBERTINHO-BASTOS

Robertinho Bastos Carolino – Credenciais

Mais conhecido como “Robertinho Bastos”, nasceu em 13 de outubro de 1966 no Brasil em Duque de Caxias (R.J.).  Filho da arte há 7 gerações.  Robertinho começa a tocar para se divertir aos seis anos, imitando o pai na escola de samba.  Seu primeiro instrumento é o Pandeiro, ele cresce em meio a tal ritmo.  “blocos” e escolas de samba, instrumentos típicos como Repinique, Surdo, Tamborim, e ctc. Aos 13 anos foi notado por Ivon Cure, ator, compositor, cantor e autor de diversos espetáculos musicais que o levou em turnê pela Costa do Marfim como músico.  Assim começou a carreira internacional de Robertinho; depois seguiu viagens ao Japão, México, Austrália, Las Vegas, Europa e também iniciou colaborações musicais com artistas famosos, participou em algumas “novelas” e fez várias aparições em comerciais.  Em 1987 chega à Itália com a revista “Oba Oba” com a qual viaja por toda a Europa durante três anos, acabando por residir na Itália. Depois de alguns anos na Itália começou a colaborar com artistas italianos e internacionais como Fred Bongusto, Sergio Caputo, Tullio De Piscopo, Toninho Horta, J. Senese, Grupo Solis Quartet e outros.  Atualmente, além das colaborações citadas, possui seu próprio grupo (ítalo-brasileiro) com o qual viaja pela Itália fazendo shows e apresentações musicais, foi diretor artístico de uma conhecida casa de shows brasileira em Posillipo (Nápoles), o “ Yes Brazil “e é professor de percussão em 2 escolas de música,” Mediterranea Factory School “e” Associated Musicians “.