fbpx

Roma – Painel Lingua Portuguesa

Ana Luiza Oliveira de Souza

Doutoranda pesquisadora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Goiás.   Professora do Leitorado de Língua Portuguesa na Universidade de Pisa.  Fundadora da Casa do Brasil em Florença, projeto de Português como Língua de Herança.  Importante citar a realização do SIMPÓSIO que aconteceu em Pisa em 2019, o IV SEPOLH (Simpósio Europeu sobre o Ensino de Português como Língua de Herança) sob a organização da Casa do Brasil em Florença e Universidade de Pisa. Com o patrocínio do Itamaraty, Embaixada do Brasil em Roma, Consulado Geral do Brasil em Roma e Universidade de Pisa. O evento contou mais de 100 participantes, professores, pesquisadores e educadores de 20 países do mundo.

Cassiana da Silva Joaquim

Nasceu no Rio de Janeiro e é formada em Comunicação Social, jornalismo, pela Universidade Gama Filho (RJ). É promotora cultural, presidente da A.S.D. Bambinopolis, uma associação que oferece atividades para toda a família e coordenadora executiva da Brasil em Mente na Europa. Autora do guia bilíngue para pais e educadores, Dedinho de Prosa, da editora BEM, foi funcionária do consulado brasileiro em Roma, membro e Secretária Executiva do Conselho de Cidadãos de Roma.

Luis Elói Stein

Filho de Raymundo e Elcina Hartmann, família de tradição alemã das colônias do interior do Rio Grande do Sul, nasce a Carazinho em 1955. Saudável infância de interior, boa educação, seriedade familiar, duas irmãs maiores e uma juventude curiosa e inquieta o levam ao fascínio da capital e à Licenciatura em Letras na PUC de Porto Alegre em 1984. No mesmo ano aportou em Roma para realizar um sonho tão juvenil quanto audacioso. A sua noiva, estudante bolsista, catarinense, já o esperava e assim, em dois, a vida de estrangeiros em busca do saber e da aventura poderia ser mais amena e a saudade mais leve. Os filhos só viriam a partir de 1988 com Teo e em 1991 com Ana, consolidando assim com Jane uma bela e sólida família.  Mas o percurso de professor de português e cultura brasileira no Centro de Estudos da Embaixada do Brasil em Roma, começava já em 1985, portanto completando agora 35 anos de magistério. Em 1987 passa a lecionar também na Universidade da Tuscia em Viterbo e em 1992 assume o leitorado de Língua e Literatura Brasileira na Sapienza de Roma, onde se encontra até hoje.  Além dos interesses decorrentes do trabalho, das idas ao Brasil, as amizades e a convivência com a comunidade brasileira fizeram com que a brasilidade estivesse sempre presente no cotidiano desse gaúcho romano, e que a suas próprias poesias que sistematicamente vêm publicadas em seu blog e contam já com várias publicações em livros, se tornassem também um meio de matutar as suas origens e vivências nesse exílio voluntário de aquém-mar.

Joana Mendes

Curriculum: Formada em Letras (Português- Literaturas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua como professora de língua portuguesa há 14 anos. Escreveu e publicou o livro infantil “Penteado Despenteado”. Mãe da Aurora e do Luciano. Escreve no blog “O Diário de Aurora”, compartilhando suas experiências na educação de filhos bilíngues.

Uyara Liege

É ítalo-brasileira, nascida em Feira de Santana (BA) e desde 2010 mora no exterior. É mãe, atua na área educacional desde 2000, formada em Pedagogia (UEFS/BA), especializada em Neuropsicologia (FACINTER/PR) e, recentemente concluiu a formação no curso Didática do Português Língua de Herança, pelo Instituto Camões (PT). No Brasil, foi professora do ensino fundamental, formadora de professores, fundadora e coordenadora do centro Construir Saber no qual realizava atendimento pedagógico para as crianças. Na Itália, realiza laboratórios interculturais em escolas, colabora como educadora em associações, é intérprete e mediadora linguística e cultural.