fbpx

Roma – Painel Empreendedorismo

Tema: “IMPACTO DA PANDEMIA NO SETOR EMPRESARIAL. DESAFIOS, INOVAÇÃO E OPORTUNIDADES”

Mediação: Murilo Mancini

Originário do interior de São Paulo, empresário e cofundador do escritório de projetos I VENETI arquitetura e engenharia, morador de Roma desde 2014, graduado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (USP) com período de estudo internacional na Universidade do Porto (UP – FEUP) em Portugal e Doutor (Ph.D.) em Engenharia Estrutural pela universidade de Roma – Sapienza e Pós-doc em engenharia sísmica pela universidade também pela Univ. Sapienza de Roma.

Allana Marchiori

Originária de Jaboticabal -Sp, vive em Roma desde 2011 a empresária é Coproprietária da I Veneti Arquitetura e Engenharia, com sede em São Carlos -Sp e em Roma onde atua como chefe de arquitetura. Ela é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UNESP com projetos financiados pela FAPESP. Participou do programa de intercâmbio ERASMUS MUNDUS, na Universidade Tor Vergata em ROMA, na Itália e participou do Curso de Doutorado (Ph.D.) na Universidade Sapienza de Roma em Gestão Ambiental. É Conselheira e Secretária Executiva do Conselho de cidadãos de Roma.

Chef Marcos Alexandre 

Nascido no Rio de Janeiro, com poucos meses de vida foi diagnosticado com colera e ali começou sua corrida pela vitoria!   Na minha adolecencia a separaçao dos meus pais e a separaçao da pessoa que mais amava, a avò o fez decidir Ir morar ccom minha avò na favela do BUG UG. Depois do falecimento dela, voltou pra casa. Já estava com 18 ano se alistou na aeronautica, tornamdo-se um policial  military, onde permanceu por 4 anos e saindo com honras. Aos 23 anos saiu do Brasil com uma só vontade, a de vencer e poder proporcionar ao seus filhos o que nao pôde ter.  Chegou na Italia e fez de tudo: mecanico de carro, garçon, passador, separador de caixas de frutas usadas e vendedor.  Graças a um amigo, Roberto Aragao, que conhecia os jogadores de Roma, passou a fazer churrasco na casa deles e ai surgiu a idéia de abrir um restaurante.  Foi quando surgiu o APOTEOSE CHURRASCARIA.

Elizaida Pereira

Nascida em Belo Horizonte, mudou-se para o interior de Minas, durante sua adolescência.  Trabalhou por 12 anos na área da saúde, em um laboratório de análises clínicas. Devido à constante dificuldade financeira decide mudar-se para Itália em 2003, onde recebeu uma proposta de trabalho. No curso de três anos conseguiu levar para Itália seus dois filhos e seu marido, e começaram juntos a construir uma nova vida em Roma. Começou então a trabalhar como cabeleireira à domicílio, levando-a a abrir seu primeiro Salão em Roma, que infelizmente não teve uma longa história. Voltou a trabalhar a trabalhar à domicílio por alguns anos ampliando sua clientela e ficando conhecida na comunidade brasileira em Roma.  Resolveu mudar-se para uma área mais central de Roma e abriu um estúdio de cabeleireiro dentro da própria casa. Após 4 anos, em 2017 conseguiu enfim abrir um novo salão em um renomado bairro de Roma o “Salao Brasileiro a Roma” e após 2 anos de intensa atividade no pequeno salão, Elizaida e sua filha Clara mudaram a sede do Salao Brasileiro a Roma, para um espaço 5 vezes maior se tornando um dos salões mais movimentados da zona norte de Roma.

Ricardo Takamitsu

Nasceu em São Paulo, sua mãe é japonesa e seu pai mineiro. A carreira dele começou lavando pratos num restaurante japonês no bairro paulistano da Liberdade. Em seguida, mudou-se para o Japão para conhecer melhor a língua e a culinária local. Foi então que surgiu a oportunidade de vir à Itália trabalhar num restaurante em Nápoles, para auxiliar seu ex-chefe, para quem trabalhava no Brasil. A prioridade de Ricardo Takamitsu foi sempre empregar brasileiros. “Tento trazer o maior número de brasileiros para trabalhar. Hoje contamos com cerca de 45 profissionais em Roma, provavelmente 70 % são brasileiros. Os cargos mais importantes são dos brasileiros”, ressalta. “Isso é muito interessante, o brasileiro tem aquela piadinha que o europeu não tem.  Hoje são quatro restaurantes e estão localizados em bairros nobres das capitais italiana e sueca. Na decoração dos restaurantes predominam as cores fortes. Nas paredes há frases escritas em português. “As cores de todos os restaurantes são sempre verde, azul. Quando a pessoa entra já sabe que está num pedacinho do Brasil. Eles vêm procurar este ambiente, tomar caipirinha de cachaça”. Takamitsu quer abrir outras filiais do restaurante em toda Itália. Segundo ele, o segredo do sucesso é saber unir elementos de três países: Itália, Japão e Brasil.