fbpx

Roma – Painel Conselho de Cidadãos

Tema: “PANDEMIA, AÇÃO COMUNITARIA E SOLIDARIEDADE”

Moderação: Tatiana Ribeiro Viana

Consultora Jurídica – Organismo Internacional Italo Latino Americano – iila (Roma) Doctor of Philosophy (PhD) em Direito Publico, Comparado e Internacional (Direito Espacial), Università Sapienza di Roma Alta especialização em Instituições e Políticas Espaciais – SIOI- Sociedade Italiana para as Organizações Internacionais , Roma Membro do Núcleo de Estudos em Direito Espacial , NEDE/SBDA, Rio de Janeiro Membro do Instituto Internacional de Direito Espacial-ISSL , Paris Membro da Società Italiana di Diritto Internazionale, SIDI.  Conselheira do CCR – Conselho de Cidadãos de Roma. Autora de muitos artigos acadêmicos, na área do Direito das Atividades Espaciais, do Direito Internacional e dos Direitos Humanos.

Alana Marchiori

Originária de Jaboticabal -Sp, vive em Roma desde . É empresária e Coproprietária da I Veneti Arquitetura e Engenharia, com sede em São Carlos -Sp e em Roma, onde atua como chefe de arquitetura. É graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UNESP com projetos financiados pela FAPESP. Participou do programa de intercâmbio ERASMUS MUNDUS, na Universidade Tor Vergata em ROMA, na e participou do Curso de Doutorado (Ph.D.) na Universidade Sapienza de Roma em Gestão Ambiental. É Conselheira e Secretária Executiva do Conselho de cidadãos de Roma.

Edilene Vasconcelos Giustini

É pós graduada em Direito Ambiental, teve o marco inicial no Êxodo rural: A baiana da pacata cidade de Paratinga, localizada no Oeste da Bahia, é filha de agricultores; se procurava com o sustento da família com treze irmãos. Edy, deixou o interior em 1974 para se aventurar na capital da República, Brasília-DF.   Em Brasília formou-se em Direito. É funcionária concursada e aposentada do Ministério Público Federal, onde foi presidente da Associação dos Servidores do Ministério Público Federal – ASMPF por dois mandatos. Também ocupou o cargo de Direção e Assessoramento Superior (DAS) no Ministério da Saúde, na área de Recursos Humanos, sempre com a preocupação maior, em capacitar e valorizar os servidores públicos.   A vida pessoal a fez mudar se para Itália, onde reside. É casada com o arquiteto Italiano Max Giustini. É mãe da Advogada Dra. Sarah Vasconcelos de Freitas.  Atualmente é Conselheira do Conselho Cidadãos de Roma, onde ocupa o cargo de Coordenadora-Geral do Conselho Cidadãos de Roma, trabalhando em parceria com o Consulado Geral do Brasil em Roma, notadamente no Espaço da Mulher Brasileira em Roma, onde juntamente com os seus pares, desenvolvem, um altruístico trabalho voltado para comunidade .

Larissa Di Lauro Amorim

Originária de Vitória da Conquista – Bahia, reside na Itália desde 2001. Há 15 anos exerce o trabalho como Mediadora Linguística Cultural na Itália. É Presidente da Associação “Brasil na Puglia”, onde dá assistência aos brasileiros, contribuindo assim para a melhor integração social. É fundadora e coordenadora do projeto “Italo- Brasileirinhos na Puglia”, cujo objetivo é o ensinamento da língua portuguesa e da cultura brasileira para as crianças. Ainda no âmbito cultural, organiza eventos entre a Itália e Brasil , como: festival do cinema, eventos folclóricos , musicais e cafés literários.  Como mediadora trabalha nas Comissões Territoriais do Ministerio do Interior dando assistência aos imigrantes lusófonos. É empreendedora de projetos educativos na “Masseria Didattica Valperga” situada na província de BAT. Atua também como Interprete e Tradutora Juramentada do Tribunal de Bari e colabora com a Universidade Aldo Moro.  É colaboradora no Consolado Honorário do Brasil em Bari e membro do Conselho de Cidadãos de Roma junto ao Consolado.

Nivia Aparecida Matos Silva

originária de Tucuruí-PA, vive na Itália desde 2006. Tem uma experiência profissional diversificada nos setores comercial e de relações públicas e assessoria parlamentar. Atualmente é Conselheira do Conselho de Cidadãos em Roma e desenvolve inúmeros trabalhos de voluntariado junto à Comunidade brasileira. Trabalhou no Consulado Geral do Brasil em Roma durante a fase mais crítica da pandemia, atuando com assistência a brasileiros residentes e em trânsito durante o lockdown, em 2020. Ajudou a distribuir mais de 200 cestas básicas e a organizar um voo de repatriação com 300 brasileiros a bordo.