fbpx

Roma – Painel Artes Plásticas

Tema: “Potencial criativo do artista brasileiro no panorama artístico italiano”

Mediador: Clovis AquinoArquiteto Urbanista e pós-graduado em Paisagismo Ambiental

Arquiteto Urbanista pela UFES, Mestre em Segurança Pública pela Universidade Vila Velha – UVV. Especialista em Docência Superior pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza-FGF, possui pós-graduação em Paisagismo Ambiental pela Universidade La Sapienza de Roma. Quando residente em Roma na Itália, viveu ativamente da sua arte participando de eventos culturais, realizou parcerias com empresas do “made in Italy” e como aquarelista participou de diversas exposições em cidades italianas, inclusive na Embaixada do Brasil. Atualmente é professor e pesquisador na Universidade Vila Velha – UVV; foi também Coordenador do curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo da UVV e Diretor Cultural da Aliança Francesa de Vitória/ES. Atua na área das Artes Plásticas e do Design, acumula experiência em Design de Moda e Design Gráfico. Como Artista Plástico desenvolve trabalhos pessoais e curadoria de arte no Brasil e no exterior.  Exposição permanente: Ashanti Galleria | Roma – Galleria Le Muse | Cosenza – Itália

PATRICIA-DINIZ

Patricia Diniz – Artista

Nascimento dati: 24/02/1968 | Locale: Goiânia – GO | Residência atual : Castel Volturno – Caserta – Campania – It
Formação: Laurea: 1996 Faculdade de Artes Dulcina de Moraes | Concurso: secretaria de Educação do Distrito federal 1997 – ainda efetivo. Licenza. Luoghi di interesse: Escolas, Secretaria da cultura, museu do Índio, Museu Nascional, Memorial Tancredo Neves. Bolsa de estudos: anno: 2000/2003. | Italia. Bolsa de estudos pela embaixada Itália. Restaurazione di opere d’arte a sostegno di Madeira. “Scuola restauro supporto legno” Piacenza, Reggia di Caserta e l’università Suor Orsola Benincasa a Napoli. Tesi di Laurea a Piacenza. | Fuori corso. | Pintura in porcellana 1887-1992 | Ateliê de artistas renomados come Lorenzo de Bem, Beatriz Sales, Milton Costa. 1997-1999 | Outros cursos de formação oferecidos pela Secretaria de Educação, Cultura e UNB | Restauração na Camera dos Deputados. | Attualmente: Ateliê na região de Caserta – Italia. 2015/2021

CORINA-PROIETTI

Corina ProiettiDesenhista & Escultora

Nasceu em São Paulo, filha de artistas, e desde muito jovem cultiva paixão pelo desenho e a escultura. Frequentou cursos com artistas de fama internacional, como Dado di Giacomi e Giovanni Calabrone.  Durante os estudos universitários, participou de vários concursos como Eco’92.  A escultura é o seu ponto de força e, nas suas obras, onde demonstra a sua paixão por figuras humanas e animais. Con o traço firme e linhas estilísticas e densas de expressividade. Desde 1988 partecipa de exposições coletivas e individuais no Brasil e na Itália, recebendo diversos e importantes reconhecimentos.  Em 2011 foi selecionada entre 100 pintores italianos que participaram do projeto “Per le vie di Marco Polo” Hangzhou (Cina), obtendo um  importante reconhecimento com a o quadro “ Donna sul Lago dell’Ovest”.  No ambito artistico se exprime sobretudo através da escultura em  cerâmica. Na pintura em tela utiliza a técnica Escandinávia do terceiro fogo.

RAQUEL-MOURAO

Rachel Guimarães Mourão – Teólogo & Diretora Teatral

Formada em Teologia e Direção Teatral – nasceu no Rio de Janeiro em 22 de maio de 1984. Formada em Teologia na Faculdade Presbiteriana e Direção Teatral na UFRJ, especializada em Light Designer e História da arte. Em 2016 se mudou pra Itália e ingressou na Accademia delle Belle Arti, se formando em fotografia em julho de 2021 e se especializando em fotografia Street Style. Hoje trabalha como fotógrafa free lancer e também com a empresa de   espetáculos e animação Mumbo Jumbo, sempre como fotógrafa e também como atriz e bailarina. “Não vejo a minha vida fora da arte e nem a arte fora da minha vida”, diz Rachel.

PRETTA-FIORE

Pretta Fiori – Artista Plástica

Pretta, como é conhecida nasceu em Vitória da Conquista no estado da Bahia em 1980, vive e trabalha na Itália entre Roma e Fondi, pequena cidade no litoral do Lazio. Frequenta a Escola de Belas Artes da UFBA em 2004. Em 2007 frequenta o curso de pintura da Academia de Belas Artes de Roma, se forma em Pintura pela Escola de Belas Artes de Bologna (2012), se especializa em Fotografia na mesma Academia (2014) Seu trabalho de caráter introspectivo, traz referecias da sua cultura do nordeste brasileiro como de suas vivencias.  Sua atual pesquisa engloba a estetica infantil, dinamica primitiva e uma preocupação com temas atuais como o meio ambiente.  O uso do papel reciclado ou reúso de embalagens e papelão descartados, faz parte do seu processo criativo.

LANUSA-SILVA

Lanusa SilvaArtísta Plástica / Afrocubismo

Nasceu em um bairro pobre da cidade de Salvador em 1986 e, após seus estudos, mudou-se para a Itália. Em 2020, em meio à pandemia, criou o projeto Afrocubismo – As máscaras que vestimos”, que retrata o ser humano e seus medos, sofrimentos, potencialidades e desejos escondidos por trás das máscaras. A artista parte de diálogos internos e relações de aparências, imperceptíveis aos olhos externos, mas muito vivos nela, nas suas origens, na sua pátria e na sua família distante.  O uso do papelão reciclado como base e as cores em acrílico dão vida a algo que teria sido invisível, mas que renasce e se mostra com toda a sua beleza e energia intangível do mundo espiritual.

JULIA-IZABELA

Julia IzabelaArtista & Ilustradora

Nascida em 1989 em São Paulo e mora em Milão desde 2015. Seus trabalhos têm como principal fonte de inspiração a natureza e os seus processos biológicos, sua fauna e sua flora. Começou a sua trajetória acadêmica em 2008, quando iniciou um programa de bacharelado em Ciências Biológicas em São Paulo. Em 2011 mudou-se para Lisboa para seguir um curso de Ilustração Científica no Instituto de Artes e Ofícios da Universidade Autónoma de Lisboa. Em 2014, concluiu o bacharelado em Biologia na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e em 2015 mudou-se para Milão, onde atualmente vive e trabalha como ilustradora. Tem trabalhado para diversos clientes, dentre eles a Università degli Studi di Milano – Bicocca, com ilustrações, esquemas e animações para o site de didática de biologia “Digital Diorama”, e o Studio Sette, produzindo estampas para os mercados têxteis europeus, americanos e asiáticos. Além de trabalhar com comissões privadas e em sua produção artística pessoal.