fbpx

Projeto Vitrine – VANESSA MORENO

VANESSA MORENO – Intérprete & Compositora

Vencedora do Prêmio Profissionais da Música em 2017 e 2018 na categoria ‘Cantora’. Natural de São Bernardo do Campo em São Paulo, iniciou seus estudos musicais aos 15 anos por intermédio do violão. A partir de então, vem construindo uma considerável trajetória como intérprete e compositora, com uma carreira já repleta de experiências em diferentes vertentes musicais, sendo reconhecida atualmente como um dos talentos da nova música brasileira.

A cantora tem dois discos lançados com o contrabaixista Fi Maróstica, “Vem Ver (2013) e Cores Vivas – Canções de Gilberto Gil (2016)”, um CD solo “Em Movimento” (2017) e em 2019 lançou “Chão de Flutuar” em duo com o pianista paraibano Salomão Soares. Vanessa ainda integrou durante quatro anos o trabalho “Saraivada” de Chico Saraiva (Prêmio Visa 2009) ao lado do percussionista Ari Colares. Participou de diversas gravações e shows com artistas da música brasileira, como Gilberto Gil, Roberto Menescal, Rosa Passos, Fabiana Cozza, Chico Pinheiro, Sergio Santos, Swami Jr., Arismar do Espírito Santo, Filó Machado, Zé Pitoco, Nailor Proveta, Mônica Salmaso, Maria Gadu, Tó Brandileone, Criolo, Dani Black, Alexandre Ribeiro, Marcelo Pretto, Toninho Ferragutti, Ellen Oléria, Renato Braz, Mônica Salmaso, entre outros.

Durante a pandemia, Vanessa passou a fazer vídeos em duo com artistas e apresentações virtuais extraindo sons de objetos cotidianos, destacando-se e ganhando alcance nas redes sociais. Com o isolamento social, a cantora se reaproximou do instrumento que a levou para a música, o violão, retomando seus processos composicionais e pesquisas de voz e percussão vocal. Dessa reaproximação resultou um álbum lançado no mês de maio, intitulado “Sentido”, que foi viabilizado por meio do Financiamento Coletivo.

Esse registro surge da busca do olhar pra si, da intensidade presente nos silêncios e das inquietações do que se é possível perceber em meio ao caos para ser efetivamente transformado, internamente. Vem da busca da potência do sentir e do dividir com os outros descobertas que possam também lhes fazer sentido. Surge da necessidade de quebrar paradigmas internos, questionando antigas certezas, permitindo e direcionando as novas sensações.

Juntamente de seu violão, Vanessa divide com o público seu lado compositora, já que a maior parte do disco é autoral.

Os arranjos e a produção musical também são assinados pela cantora. A atmosfera do feminino permeia toda a construção deste álbum, tanto em suas parcerias nas composições, como na vontade de revisitar duas de suas influências musicais: Rosa Passos e Joyce Moreno. O disco conta também com composições de Djavan e Guilherme Arantes.

Ainda em 2021, será lançado o segundo álbum em duo com o pianista Salomão Soares.

Para ouvir o disco – https://tratore.ffm.to/sentido
Para conhecer mais sobre a cantora, acesse:  https://www.youtube.com/Vanessamoreno

Participantes:

Carlos Borges – CEO Fund. Focus Brasil
Gisele Ambrósio – Dir. Focus Brasil Los Angeles
Aryadne Woodbridge – Coordenadora, Focus Brasil Los Angeles
Dóris Pinheiro – Jornalista e Curadora do Projeto VITRINE

CONTATO:
Manú Tavares | manu@vitrolaprodutora.com
Telefone: + 55 (11) 986860710
Website: vitrolaprodutora.com
Instagram: @vitrola_produtora
Facebook: /vitrolaprodutora