fbpx

Projeto Vitrine – BHEZÃO

Músico | Compositor | Cantor 

Nascido em Santos (SP) e radicado em São Paulo desde a infância, Bhezão completou 22 anos de carreira dedicada à música. 

Em 1998 formou a banda “Rossa Nova”, fortemente influenciada pela sonoridade do rock rural da década de 1970. Frequentando os saraus do Clube Caiubi, a banda logo foi apadrinhada por Zé Rodrix e Tavito. Com o lançamento do primeiro álbum em 2006, o grupo entrou numa longa turnê de divulgação. O segundo trabalho – “Patuá” – é lançado em 2011 com um show no “Auditório Ibirapuera” (SP), com participação de André Abujamra, Rappin Hood, Rafael Altério, Sandro Haick e Thiago Espirito Santo. 

Com o fim da banda em 2012, Bhezão começa a compor e reunir repertório para um projeto solo, aproximando-se ainda mais da música folk. Grava em videoclipe sua versão para “Mochileira” de Geraldo Roca em 2013.  A carreira solo é precocemente interrompida quando Bhezão conhece os cantores e compositores Jonavo e Felipe Camara. Com o intuito de abrir espaço para a música folk brasileira, o trio forma o coletivo “Folk na Kombi” em 2014. Cientes do apelo visual da banda – e da Kombi que acompanha o grupo – decidem gravar seus trabalhos, em formato audiovisual. Em 2015 lançam “Folk na Kombi – Um Filme de Música” e seguem em turnê de divulgação. Em pouco tempo, a banda torna-se uma das mais influentes da cena folk paulistana. Em 2018 sai o segundo trabalho – “Folk Na Kombi – Ao Vivo no Auditório Ibirapuera” – que conta com participações de Zé Geraldo e O Teatro Mágico. 

Durante os intervalos dos compromissos com o “Folk na Kombi”, Bhezão forma em 2016 com a cantora Nô Stopa o duo folk “Duas Casas”. O primeiro disco – homônimo – é lançado em 2017, seguido de turnê de divulgação. Nesse período, a dupla também participa de 4 edições do tradicional “Festival Nacional da Canção” (MG), obtendo a 4a classificação em 2017 com a música “Um Minuto de Silêncio”, o 2o lugar em 2018 com “Avançando Sinais” e novamente a 4a colocação em 2019 com “Grama Azul”. Em 2019, para marcar os 30 anos de ausência do cantor Raul Seixas, a dupla lança o projeto tributo “Toca Raul”, com suas versões folk do cancioneiro do compositor baiano. 

Em 2020, com seus dois projetos entrando em recesso, Bhezão retoma o projeto solo interrompido em 2012 e prepara, para 2021, o lançamento de seu primeiro projeto solo em 20 anos de carreira.

“Eu preciso falar menos”, o single.

“FolkeAndo” é o nome do primeiro álbum solo de Bhezão. Um neologismo, um estrangeirismo, um gerundismo e uma licença poética para que em apenas uma palavra estejam o gênero musical, o estado de espírito e as direções que o seu trabalho tomaram recentemente. 

O álbum só será lançado em 2021. Mas o primeiro single – “Eu preciso falar menos” – foi lançado em outubro de 2020, seguido também de um videoclipe dirigido pelo ator Leonardo Medeiros.  Essa canção mantém a tradição das letras autobiográficas de Bhezão. A canção foi escrita num período de muita reflexão e de uma busca quase atordoante por autoconhecimento, em meio a uma notícia que deu uma outra reviravolta na sua vida, o câncer (e a cura) e o fim de um relacionamento. Numa tentativa de se fazer as pazes com as escolhas que o trouxeram para o momento presente – e seguir adiante.

Contatos:

Bhezao Folkeando

E-mail – bhezaotr@gmail.com
Instagram – https://www.instagram.com/bhezao_folkeando
Facebook – https://www.facebook.com/bhezao