fbpx

Phoenix – Painel Identidade Brasileira

Tema: “Identidade Brasileira nos EUA – Mesa Redonda com Roberto daMatta”

Moderação: Clarice Deal

Clarice Deal é professora aposentada da Arizona State University onde lecionou durante 30 anos.   Nasceu em São Paulo e reside em Scottsdale,  Arizona.  Obteve mestrados em Educational Psychology e Special Education com ênfase em Autismo.   A sua tese de PhD, foi sobre a análise da importância da música na aprendizagem do idioma português.  Desenvolveu em parceria com a professora Anamaria Teixeira o material didático Canta Brasil que apresenta a música como instrumento facilitador da aprendizagem da Língua Portuguesa na leitura, escrita, fala, compreensão auditiva, vocabulário, aspectos gramaticais e também da cultura popular.

Roberto daMatta

É antropólogo brasileiro, foi professor emérito de antropologia na Universidade de Notre Dame, formou-se em história pela Universidade Federal Fluminense e recebeu seu doutorado pela Harvard University.

Glen Goddman

Doutor em história pela Emory University e formado na Oxford University e a Georgetown University, Glen Goodman trabalha como Clinical Assistant Professor de Estudos Brasileiros e membro do gabinete de International Development na ASU.  Glen tem mais de uma década de experiência ensinando sobre o Brasil e a língua portuguesa para alunos norte-americanos.  Em 2018 foi Fulbright Visiting Professor no Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Fernanda Santos

É jornalista, escritora e professora de jornalismo narrativo na Walter Cronkite School of Journalism and Mass Communication da Arizona State University.  Foi a primeira repórter brasileira a ser efetivada pelo The New York Times, onde trabalhou por 12 anos cobrindo: política, educação, crime, bem-estar social, negócios, mudanças climáticas, e as fronteiras Estados Unidos-Canadá e Estados Unidos-México. O seu primeiro livro, “The Fire Line: The Story of the Granite Mountain Hotshots”, foi escolhido pela Western Writers of America como o melhor livro de não-ficção de 2017.  Fluente em português, inglês e espanhol. Costuma dizer, “o fato de eu ser brasileira, e de ser imigrante nos Estados Unidos, são as minhas armas secretas”.

Luciano Tosta 

É professor de literatura e cultura brasileira da University of Kansas, onde esse ano dirige o Center for Global and International Studies. Tem PhD em literatura comparada e mestrado em Estudos Portugueses e brasileiros pela Brown University e bacharelado em língua e literaturas de língua inglesa pela Universidade Federal da Bahia. Sua pesquisa concentra-se em estudos étnicos e raciais sobre a produção cultural das Américas por uma perspectiva decolonial. Seu livro Confluence Narratives: Ethnicity, History, and Nation-Making in the Americas foi publicado em 2016. Ele co-editou dois outros livros nos Estados Unidos e seus muitos artigos apareceram em revistas e livros no Brasil, EUA, Canada e Europa. Antes da University of Kansas, Dr. Tosta ensinou em instituições como a University of Illinois, Harvard, Boston University e a Universidade Federal da Bahia.