fbpx

New York – Painel 7

Tema: “Os desafios da literatura infanto-juvenil”

Anderson-Novello

Mediadora: ANDERSON NOVELLO / BRASIL – Escritor, professor palestrante

Mestre em Literatura, Bacharel em Artes Cênicas, Especialista em Ensino de Arte, Licenciado em Letras. Nasceu em Palmeira-PR. Já atuou como professor, tutor/EAD e orientador em cursos de graduação e pós-graduação. Possui experiência na área de Letras e Artes no Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior. Ministra palestras, treinamentos, capacitações, oficinas e cursos. Autor dos livros “A bruxa do batom borrado”, “O pintinho ruivo de raiva”, “Filomenos, o cabrito aflito”, “As três tias de Matias” e “Anacrônicas e quase inventadas”. Membro vitalício da Academia de Letras dos Professores da Cidade de São Paulo, onde ocupa a cadeira nº 139.

Susana-Ventura

SUSANA VENTURA / BRASIL – Escritora, pesquisadora e professora

Mestre e Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo na área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa. Escritora com mais de trinta livros publicados, é professora e pesquisadora da área de literatura. Patrona da Biblioteca Infantil Susana Ventura sediada no Projeto Construir Artel em Osaka, Japão, é também Embaixadora da Brasil em Mente e colaboradora de várias iniciativas que trabalham com a valorização da língua, literatura e cultura brasileira e em português em diversos países. Como pesquisadora está ligada à Universidade de São Paulo (Brasil) e à Universidade de Lisboa (Portugal)

GABRIELA-BOZANO-HETZEL

GABRIELA BOZANO HETZEL / ITÁLIA – Escritora e professora

Professora especializada em alfabetização, uni dois amores: as crianças e a Literatura e o resultado foram os 28 livros publicados no Brasil e 1 na Alemanha e os muitos prêmios recebidos. Entre eles o Jabuti da CBL e “O melhor para a criança” da FNLIJ. Entrei para a Lista de Honra do IBBY e a Literatura é a minha grande fonte de alegrias!

É carioca que agora divide o seu tempo entre o Rio de Janeiro e Verona, Itália.

Lucia-Hiratsuka

LÚCIA HIRATSUKA / BRASIL – Escritora e ilustradora

Nasceu no sítio Asahi (Duartina SP), onde rabiscou sonhos no quintal. Graduou-se pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, publicou diversos livros pelos quais recebeu importantes prêmios, como: Melhor Livro para Crianças FNLIJ em 2015 por Orie, também na lista de honra da IBBY-2016, Prêmio Literário da Biblioteca Nacional 2018 Literatura Infantil e JABUTI 2019 de ilustração por Chão de Peixes. Ainda em 2019, JABUTI para Histórias guardadas pelo rio na categoria Juvenil. E em 2021, A máquina de retrato recebeu o prêmio Hours Concours da Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio.

Toni

TONI BRANDÃO / BRASIL – Escritor multimídia

É um autor multimídia, com projetos de êxito em literatura, teatro, televisão, cinema e internet. Seus livros ultrapassam a marca de dois milhões e meio de exemplares vendidos e discutem de maneira bem-humorada e reflexiva, temas próprios aos leitores pré-adolescentes, jovens e jovensadultos; apresentando as principais questões do mundo contemporâneo. Seu best-seller #Cuidado: garoto apaixonado já vendeu mais de 300 mil exemplares e rendeu ao autor o Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte).

Paola-Giometti

PAOLA GIOMETTI / NORUEGA – Escritora, pesquisadora e professora

É bióloga, PhD em Ciências e escritora brasileira, com obras publicadas voltadas ao público Infanto-juvenil. Aos 11 anos foi considerada a escritora mais jovem do Brasil com a publicação do livro Noite ao Amanhecer publicado pela Cassandra Rios. Escreveu a série Fábulas da Terra composta pelos livros O Destino do Lobo, O Código das Águias e O Chamado dos Bisões (Elo Editora), sendo O Destino do Lobo um dos mais acessados na Ubook em 2016. Em 2018 lançou o livro Drako e a Elite dos Dragões Dourados (Lendari), sendo citado pela mídia como ”fantasia que reflete sobre as diferenças, ajudando jovens a superar pessimismo e problemas com auto-estima”, livro que levou os 6 primeiros lugares do Alien Awards de 2018 por voto popular nas redes sociais, além de nomeá-la a melhor autora nacional no mesmo ano. Em 2020 Paola fez o curso de Storytelling pela Pixar, lançou os livros Symbiosa e a Ameaça no Ártico e Noite ao Amanhecer (Elo Editora), The Destiny of the Wolves (Underline Publishing), do qual foi selecionado como o melhor livro de ficção do mês de dezembro pelo Reedsy Discovery. Paola hoje faz parte do Catálogo Internacional de Escritores Brasileiros, sendo finalista do prêmio Reconhecimento Internacional da Literatura Brasileira promovida pela Academia Internacional de Literatura Brasileira e Focus Brazil New York 2020. Atualmente vive em Tromsø, uma pequena cidade no extremo norte da Noruega, e dá continuidade a carreira literária com a publicação de Post Mortem (Nordika), El Destino del Lobo (Nordika), e no momento escreve Senhora da Tundra: uma nova série sobre era viking e folclore nórdico dark.