fbpx

New York – Painel 5

Tema: “A literatura indígena dá o seu recado”

Marcia Kambeba

Mediadora: MÁRCIA KAMBEBA / BRASIL – Escritora e ativista

Geógrafa pela Universidade do Estado do Amazonas, especialista em Educação Ambiental e Mestre em Geografia. É indígena do povo Omágua/Kambeba do Amazonas, nasceu na aldeia Belém do Solimões em 1979 e se criou na cidade de São Paulo de Olivença, AM. É escritora, poeta, compositora, fotógrafa, palestrante, ativista, professora. Desenvolve um trabalho em que apresenta as várias linguagens da arte para falar da resistência dos povos indígenas e da Amazônia.

Eliane Potiguara

ELIANE POTIGUARA / BRASIL – Escritora, poeta e professora

Formada em Letras (Português-Literatura) e Educação, especializada em Educação ambiental pela UFOP. É da etnia Potiguara, brasileira, fundadora da 1ªorg. de mulheres indígenas GRUMIN / Grupo Mulher-Educação Indígena (1988), embaixadora da Paz pelo Círculo de Embaixadores da França e Suíça. Recebeu do governo brasileiro o Título de “Cavaleiro da Ordem ao Mérito Cultural em 2014. Foi indicada em 2005 ao Projeto Internacional “Mil Mulheres ao Prêmio Nobel da Paz”. É da etnia Potiguara, brasileira, fundadora da 1ªorg. de mulheres indígenas GRUMIN / Grupo Mulher-Educação Indígena (1988), embaixadora da Paz pelo Círculo de Embaixadores da França e Suíça. Trabalhou pela Declaração Universal dos Direitos Indígenas na ONU em Genebra. Seu livro carro-chefe é “METADE CARA, METADE MÁSCARA”, pela Global Editora, 2004 e em 2019 pela GRUMIN EDIÇÕES. Ganhou o Prêmio do PEN CLUB da Inglaterra e do Fundo Livre de Expressão, USA. Possui vários livros infantis e textos, pensamentos e poesias em antologias nacionais e internacionais.

AURITHA TABAJARA / BRASIL – Escritora indígena, poetisa , cordelista

É uma escritora brasileira, poeta e contadora de histórias, conhecida por ser a primeira cordelista indígena do Brasil. O seu livro Magistério Indígena em Verso e Poesia foi considerado como de leitura obrigatória nas escolas públicas pelo Estado do Ceará Para além de vários cordéis publicados em antologias indígenas, é autora dos livros:Magistério Indígena em versos e poesia (2007), Toda luta, a história e a tradição de um povo (2010), Coração na aldeia, pés no mundo (2019) Para além de escritora, Auritha realizou em 2020 o documentário A Mulher sem chão. Autora do livro Coração na Aldeia, pés no mundo.

Fernanda Vieira

FERNANDA VIEIRA / BRASIL – Ativista, escritora, poeta, professora Doutora, tradutora

Doutora em Estudos de Literatura, pesquisadora em Estudos de Literatura pela UERJ, Visiting Scholar na Boston University (2019/2020) e membro do GRUMIN (Grupo Mulher – Educação Indígena). Corpo (sub) urbano Indígena, mestiça, Indigenodescendente, de origem Xokó e com suas raízes paternas em Aracaju (SE), e raízes maternas no subúrbio Carioca. Ativista, escritora, poeta, professora, tradutora, doutoranda, pesquisadora em Estudos de Literatura pela UERJ, Visiting Scholar na Boston University (2019/2020) e membro do GRUMIN (Grupo Mulher – Educação Indígena). Publicou “Crônicas ordinárias”, sua primeira obra de ficção, em 2017 pela Macabéa Edições. Fundou e mantém portal sobre literaturas Indígenas.

DANIEL MUNDUKURU / BRASIL – Escritor , Filósofo e psicólogo 

É graduado em Filosofia, História e Psicologia. Mestre e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo e Pós-doutor em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos. Autor de 53 livros para crianças, jovens e educadores. Recebeu diversos prêmios no Brasil e no exterior. Entre eles ganhou, por duas vezes, o Prêmio Jabuti. Reside na cidade de Lorena, interior de São Paulo.

Ademario Ribeiro

ADEMÁRIO RIBEIRO PAYAYÁ / BRASIL

É escritor (poeta e teatrólogo). Diretor Teatral, Ambientalista– Doutorando e Mestre em Ciências da Educação pela Universidad Interamericana (UI). Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (EPDS) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Indígena Payayá, doutorando e Mestre em Ciências da Educação pela Universidad Interamericana (UI), Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), poeta, escritor, teatrólogo, diretor de teatro e presidente da Associação ARUANÃ. Seu último livro, Oré – Îandé (Nós sem vocês – Nós com vocês).