fbpx

New York – Painel 3

Tema: “Alma de Poeta”

Jorge-Basile-Guglielmell

Mediador: JORGE BASILE GUGLIELMELLI / ITÁLIA – jornalista, palestrante, produtor de TV e escritor

Palestrante, Documentarista, Produtor de Conteúdo, autor da palestra “Espelho, Espelho meu, que Personagem Sou EU?”, do curso “Introdução ao Storytelling” e do e-book “Como Escrever Roteiros de Vídeos Empresariais”. Inicia na ficção com a obra “Vidas Desobedientes” -aventuras imaginativas de um grupo de seres “sem idade”.  Paulistano, formado em jornalismo, com atuação em rádio, tv e revistas. Durante 17 anos foi responsável pelo programa “Educação na TV”, único em TV aberta voltado exclusivamente à educação pública. Como Roteirista escreveu cerca de 3000 roteiros de vídeos, em especial para o universo corporativo. Palestrante, Documentarista, Produtor de Conteúdo, autor da palestra “Espelho, Espelho meu, que Personagem Sou EU?”, do curso “Introdução ao Storytelling” e do e-book “Como Escrever Roteiros de Vídeos Empresariais”. Inicia na ficção com a obra “Vidas Desobedientes” -aventuras imaginativas de um grupo de seres “sem idade”.

Natan-Barreto

NATAN BARRETO / UK – poeta, professor, tradutor e intérprete

É formado em Interpretação Teatral pela UniRio, tradutor pelo Institute of Linguists e pedagogo pela London South Bank University. Vive em Londres desde 1992, onde trabalha como professor primário. É autor dos livros de poesia Sob os telhados da noite (1999); Esconderijos em papéis (2007); Movimento imóvel (2016), que recebeu uma Menção Honrosa da União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro; Bichos: poesias desenhadas (2017); Um quintal e outros cantos (2018), vencedor do Prêmio Sosígenes Costa de Poesia, concedido pela Academia de Letras de Ilhéus; O ritmo da roda: poemas fotográficos (2019); e Alma, madeira oca (2021). Publicou também Quase-sonhos & Traduzido da noite (2009), edição bilíngue – francês/português – de poemas de Jean-Joseph Rabearivelo, escritor de Madagascar; e a biografia Entre mangueiras: a vida de Eunice Palma (2011). Nasceu em Salvador.

Rita-Queiroz

RITA QUEIROZ / BRASIL – Pós Doutora, professora e poetisa

Pós-doutorado em Estudo de Linguagens (UNEB), doutorado em Filologia e Língua Portuguesa (USP), mestrado e graduação em Letras (UFBA). Professora universitária e poetisa. Natural de Salvador – BA. Autora dos livros para o público adulto: Velas ao vento, Confissões de Afrodite, O Canto da borboleta, Canibalismos (Penalux) e Colheitas (Darda); para o público infanto-juvenil: Grimalda: a lagartixa empoderada (edição trílingue: português, inglês e espanhol – Historinhas pra contar), Bordado de sonhos (Edição da autora), As artes de Vavalô (em coautoria com Márcia Queiroz – Historinhas pra contar), Sonhos de criança (em coautoria com Aldirene Máximo – Edição da autora) e Ciranda, cirandinha: vamos brincar com poesia? (Darda).

Elisa-Lucinda

ELISA LUCINDA / BRASIL – Poetisa, jornalista, escritora, cantora e atriz

É poetisa, jornalista, escritora, cantora e atriz brasileira. A artista foi um dos galardoados com o Troféu Raça Negra 2010 em sua oitava edição, na categoria Teatro. Também foi premiada no cinema pelo filme A Última Estação, de Marcio Curi, no qual protagoniza o personagem Cissa. O filme abriu o Festival de Brasília de 2012. Bio prolongada para o site: Cursou Comunicação Social na Universidade Federal do Espírito Santo, formando-se em Jornalismo na década de 1980. Também trabalhou como professora. Disposta a seguir a carreira de atriz, mudou-se para o Rio de Janeiro em 1986, para viver numa vila no bairro da Tijuca.[1][6] No Rio, cursou interpretação teatral na CAL (Casa de Artes de Laranjeiras). Trabalhou em algumas peças, como Rosa, um Musical Brasileiro, sob direção de Domingos de Oliveira, e Bukowski, Bicho Solto no Mundo, sob direção de Ticiana Studart.[6] Também integrou o elenco do filme A Causa Secreta, de Sérgio Bianchi. Seu primeiro trabalho na televisão foi na telenovela Kananga do Japão, em 1989, na extinta TV Manchete. Fundou a «Casa-Poema», instituição sócio-educativa cujo método capacita vários profissionais desenvolvendo sua capacidade de expressão e sua formação cidadã, através da poesia falada. A atriz, em parceria com a Organização Internacional do Trabalho, tem desenvolvido o projeto «Palavra de Polícia, Outras Armas», onde ensina poesia falada aos policiais, procurando alinhá-los aos princípios dos direitos humanos e transformar antigos modos operacionais em relação ao gênero e à raça.

Roberto-Ferrari

ROBERTO FERRARI / BRASIL – Escritor e Poeta

Roberto Ferrari nasceu em São Paulo e aos 54 anos de idade iniciou sua carreira literária em 2011 e já publicou os livros: Sublime Amor, Ventos da Paixão, Identidade Assassina, Fundamental como o Amor, Refúgio da Alma, Negócios de Sangue, Intenso como a Vida, Mansão Molnár, Juras Apaixonadas, O Ceifador de Almas, Suplício de Amor, Uivo Maldito, Tributo a Elas, Poesia: Uma Mensagem ao Amor, A Escolha e Mulher: Um Ser especial, Dueto para o Amor, Sentido do Amor e Emoções.
Roberto é Presidente da ACLASP- Academia de Ciências, Letras e Artes de São Paulo.