Tema: “A Literatura conta nossa história”
Mediador: CARLOS BORGES / EUA – Autor, jornalista e produtor cultural
É baiano de Alagoinhas e desenvolveu uma longa e bem-sucedida carreira no Brasil, como jornalista dos principais diários da cidade e simultaneamente dirigindo afiliadas da Globo, Bandeirantes e SBT na Bahia. Mudou-se para os Estados Unidos em 1990 para participar da implantação do Canal Nickleonden. Alí construiu uma nova carreira, criando mídias e eventos focados no público de língua portuguesa. É atualmente fundador e CEO da Fundação Focus Brasil que realiza eventos brasileiros em 20 cidades de 8 países. Carlos Borges é autor de dois livros: “Retratos do Brasil” sobre imigrantes brasileiros nos estados Unidos e “Observando Estrelas”, um relato de suas experiências no mundo da televisão e show business.
LAURENTINO GOMES / PORTUGAL – Escritor e jornalista
Tornou-se famoso como escritor graças à sua autoria do best-seller 1808 – Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil, livro que narra a chegada da corte portuguesa ao Brasil. Em 7 de setembro de 2010, faz na Bolsa Oficial de Café, na cidade de Santos, o lançamento nacional da obra 1822. Data que marca também o aniversário de 88 anos do edifício da Bolsa. Ao fim de março de 2012, a Globo Livros anunciou a assinatura de contrato para o lançamento do próximo livro de Laurentino 1889, livro que chegou ao mercado no segundo semestre de 2013. A tiragem inicial foi de 200 mil exemplares. Sobre a obra, Laurentino diz: “’No terceiro e último volume da série, explicou porque o país permaneceu como a única monarquia das Américas, por mais de 67 anos e mostrar como foi a Proclamação da República, em 1889. Em maio de 2015, anunciou uma nova trilogia sobre a escravidão no Brasil. O primeiro dos três livros foi lançado em 2019, sob o título Escravidão. Em 2008, o livro 1808 recebeu o prêmio de melhor ensaio da Academia Brasileira de Letras e da 53ª edição do Prêmio Jabuti de Literatura na categoria de livro-reportagem e de “livro do ano” da categoria de nãoficção. Em 2008, a Revista Época elegeu Laurentino uma das 100 pessoas mais influentes do ano, pelo mérito de conseguir vender mais de meio milhão de exemplares de livro de História do Brasil. Sete vezes ganhador do Prêmio Jabuti de Literatura, um dos mais importantes do Brasil, Laurentino Gomes é autor dos livros 1808, 1822, 1889 e “Escravidão”, obras que venderam até agora mais de três milhões de exemplares e foram editadas no Brasil, em Portugal, nos Estados Unidos e na China. Seu primeiro livro também foi eleito o Melhor Ensaio de 2008 pela Academia Brasileira de Letras. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná, com pós-graduação pela Universidade de São Paulo, é membro titular da Academia Paranaense de Letras.
MARY DEL PRIORE / BRASIL – Escritora e professora Dra em História do Brasil
Especialista em História do Brasil, Mary Del Priore concluiu o doutorado em História Social na Universidade de São Paulo e pós-doutorado na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, na França. Lecionou História em várias universidades brasileiras, tais como a Universidade de São Paulo, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e a Universidade Salgado de Oliveira. É colaboradora de periódicos nacionais e internacionais, científicos ou não. Escreveu, organizou ou colaborou em várias publicações, sendo laureada com prêmios e títulos como o Prêmio Casa Grande & Senzala, outorgado pela Fundação Joaquim Nabuco e o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro.
VALDIVIA S. BEAUCHAMP / EUA – Escritora e jornalista
A convite do Professor Luiz Beltrão, Patrono da “ANE”, (Brasília), foi Prof. Assistente para Teoria da Comunicação. Estudos em Pós-graduação em Purdue University (Literatura Espanhola Medieval), West Lafayette, IN, USA. Convidada pelo professor Wilson Martins (Dep. de Spanish & Portuguese da NYU), tirou MA em Ciências e Letras (Literatura Brasileira e Hispânica), New York University. NYC. USA. Foi professora de Línguas Portuguesa e Espanhola, nas duas universidades. Escritora de Ficção Histórica, tem cinco livros publicados em várias línguas; (2003) “Stigma, Saga por um Novo Mundo”, já na 4a. Ed., a versão de Inglês ( 2004) foi adotada pelo MANHATTAN COLLEGE em NYC. (2009) “A Culpa a Napoleão”, já em sua 3a.Ed. (2012), “Khatun, GERTRUDE BELL, mentor de Lawrence d’Arabie”(2014), “My Mesopotâmia Notes, of Gertrude Bell”. (2017) ” PARNAMIRIM, Base Norte-Americana nos Trópicos. 1939-1945 .Uma História Inclusiva” versão em português ( 2020) .
SANDRA GODINHO GONÇALVES / BRASIL – Escritora e pesquisadora
Nascida em São Paulo, é graduada e Mestre em Letras. Já participou de várias coletâneas de contos, sendo agraciada com alguns prêmios. Publicou O Poder da Fé (2016), Olho a Olho com a Medusa (2017), Orelha Lavada, Infância Roubada (2018), agraciado com Menção Honrosa no 60º Prêmio Literário Casa de Las Américas (2019) e semifinalista do Prêmio Guarulhos de Literatura (Escritor do ano 2019), O Verso do Reverso (2019), Prêmio de Melhor Conto Regional da Cidade de Manaus de 2019, Segredos e Mentiras (inédito), semifinalista no Prêmio Uirapuru 2019, Terra da Promissão (2019) e autora do livro Tocaia do Norte, vencedor do Prêmio Manaus de Literatura, como melhor romance do ano de 2020, na categoria Nacional. Tocaia do Norte narra um Brasil quase desconhecido, de dialeto ignaro, com sofrimentos vivos, um Brasil que não queremos ver.
SAULO BARRETO / BRASIL – Escritor e pesquisador
Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais (Antropologia, Sociologia e Ciência Política) pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. Nascido em maio do ano de 1983, na década considerada como “perdida”, há mais de dez anos encontra-se radicado na ilha de São Luís do Maranhão, onde bacharelou-se em Direito, pela Universidade CEUMA. No ano de 2018, tornou-se Atualmente cursa o 3º ano do curso de História na Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Foi recentemente agraciado com a “Medalha 180 anos Brigadeiro Tibúrcio” na Câmara Municipal de Viçosa do Ceará. Figurou como organizador e autor nas seguintes obras: Artigo XVII; Um livro de Quase Crônicas (2014); Artiguelhos (2014); 108 Poesias de José Coriolano de Souza Lima (2015); José Coriolano: Poesias Selecionadas (2015); Pecados Consolados (2015); O Circo e Outros Contos (2016); José Coriolano: Prosa Completa e VI Poesias Inéditas (2017) e Discursos Mudos (2017). Em parceria no Tempo (2014); O Contador de Histórias: Navegando nas Memórias (2015), O Glorioso Guarany de Sobral (2017), Padre José Palhano de Sabóia (Biografia- 2018), Virgílio Távora, O Estadista Cearenses (Biografia-2019) e General Flamarion Barreto Lima (Biografia-2020).