fbpx

New York – Painel 1

Tema: “Literatura brasileira no exterior”

Maria-Clara-Arreguy

Mediadora: MARIA CLARA ARREGUY / BRA – Escritora, jornalista e editora

Como autora, possui 25 títulos. Os primeiros publicados foram o romance Segunda divisão (Lamparina) e as memórias de Fafich (Conceito), ambos em 2005. Com o passar dos anos lançou seguidos livros e ampliou sua área de atuação, dialogando com crianças, jovens e adultos, em gêneros como romance, conto, crônica, infantis e juvenis. Hoje é dirigente do Instituto Cultural Casa de Autores, de Brasília, e participa do movimento Mulherio das Letras. Seu novo desafio, nos últimos dois anos, é atuar no exterior.  Nasceu em Belo Horizonte em 1959 e vive em Brasília desde 2004. Jornalista, atuou em jornais, revistas, empresas e assessorias de comunicação. Depois de trabalhar por 30 anos como repórter, crítica, editora e cronista em diversos órgãos de Minas e da capital federal, aposentou-se e criou a Outubro Edições, que até julho de 2020 já havia publicado 60 títulos, entre os de sua autoria e os de outros escritores.

Participou, em 2018, do Brasilienisches Kulturfestival, em Viena (Áustria) e, em 2019, da Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha). Para atingir públicos fora do Brasil, possui o livro infantil Oma vergisst alles (Girabrasil), traduzido para o alemão de seu A vovó fala tudo errado; o romance Sigue las flechas amarillas – de bici por el camino de Compostela (versão em espanhol de Siga as setas amarelas – de bicicleta no caminho de Compostela); o conto Chico Paquequer, a football tale, e-book em versão bilíngue português-inglês disponível na loja da Amazon; e seu novo romance, O quarto canal, lançado em português e inglês durante o Focus Brasil NY 2020. Clara Arreguy atua também como revisora e na divulgação e venda de seus livros em palestras, feiras e eventos literários

Adriana-Mayrinck

ADRIANA MAYRINCK / POR – Escritora, editora e produtora cultural

Cursou a faculdade de artes plásticas (UFPE) e de jornalismo (Faculdade da Cidade/RJ). fundou a IN-FINITA em 2008 para produção cultural. Articuladora do Movimento Mulherio das Letras Portugal e colunista na revista Ser MulherArte

Nasceu em Recife e mudou-se para o Rio de Janeiro. Sempre viveu entre livros e seus escritos. Cursou a faculdade de artes plásticas (UFPE) e de jornalismo (Faculdade da Cidade/RJ). Trabalhou por 27 anos na área de vendas e marketing e em paralelo, colaborou em jornais e revistas no Rio de Janeiro e em Recife, estagiou na área de esporte e assessoria de imprensa, l, fazendo diversos trabalhos neste setor e foi agente literária por dois anos de um poeta português.

Desde 2010, fomenta e divulga a poesia, literatura e cultura luso-brasileira. Em 2017 mudou-se para Portugal, segmentou as suas atividades para a área editorial e assessoria literária. Divulga autoras(es) lusófonas(os) em seus projetos e eventos. Representante em Lisboa do Projeto Solidário Ser Mulher e da União Brasileira de Escritores (UBE-RECIFE).. Faz parte da Academia Virtual da Língua Portuguesa, na cadeira OLGA SAVARY.Tem dois livros publicados (In-Finita -Dowslley Editora e In-Sensatez – Coleção 32 – Sangres Editorial) e uma antologia com a recolha de todos os seus poemas já publicados (colecção DISPERSOS, In-Finita editora). Participou em diversas coletâneas no Brasil, Portugal e Suíça e de algumas edições do Fanzine Alfarrábios (Rio de Janeiro).

Alexandra-Zeiner

ALEXANDRA MAGALHÃES ZEINER / ALE – Escritora, ativista ambiental e cultural em Augsburg, Alemanha

Embaixadora da Paz pelo Cercle Universel des Ambassadeurs de La Paix – Suisse / France (CUAP), o qual vem representando em diferentes eventos oficiais na África (Egito e Marrocos) e Europa (Alemanha, Áustria, Liechtenstein e Luxemburgo). Em 2017 fundou a associação sem-fins-lucrativos Mulheres pela Paz – Frauen für Frieden e.V.. Autora de diversos livros bilingues no exterior. Representante da Conexão Brasil-Alemanha em Augsburg.

Iniciou sua carreira literária em 2011, quando foi publicado seu primeiro livro infanto-juvenil bilíngue, O filho do boto cor-de-rosa, pela editora americana Educa Brazil. A mesma editora publicou outros títulos bilíngues da autora: A menina e a onça-pintada, Preces à Mãe Terra e Mamãe, quero ser vegetariano. A editora Gira Brasil publicou seu primeiro poemàrio Sobrevivente em trȇs idiomas. No Brasil a Sangre Editorial publicou: Incondicionalmente Eu, parte da Coleção 32. Coordena as antologias Mulheres pela Paz e assina autoria da única coletânea bilíngue do Mulherio das Letras do Brasil. Nos anos 90 trabalhou em projetos ambientais, sendo agraciada com uma bolsa de estudos para o mestrado na Memorial University of Newfoundland, Terra Nova, Canadá. Residiu também na Áustria, Croácia, Holanda, e atualmente mora em Augsburg, cidade da paz no sul da Alemanha. Em 2014 foi nomeada Embaixadora da Paz pelo Cercle Universel des Ambassadeurs de La Paix – Suisse / France (CUAP), o qual vem representando em diferentes eventos oficiais na África (Egito e Marrocos) e Europa (Alemanha, Áustria, Liechtenstein e Luxemburgo). Em 2017 fundou a associação sem-fins-lucrativos Mulheres pela Paz

ELIANA-MACHADO

ELIANA MACHADO / FRA – Escritora, Poeta, Tradutora, Artista visual e Doutora em Literatura

Doutora em literatura (UNSA, Nice), concursada em 2004 pela Educação Nacional francesa como professora de francês e espanhol. Leciona no Principado de Mônaco desde 2005.  Entre prosa e poesia, esta escritora transnacional possui 8 títulos, escritos em 4 idiomas e publicados em vários países: Brasil, Estados Unidos, Itália, França, México e Peru. Sua obra é bastante variada, o primeiro tomo da sua saga de ficção científica Brasil: aventura interior recebeu em 2017 o prêmio de melhor romance Talentos Helvéticos Brasileiros III (Suíça). Entre outros prêmios, destacam-se, em 2016, o Prêmio Excelência Literária da União Hispanomundial de Escritores (UHE) e em 2014, o prêmio de Melhor Autor Estrangeiro da União Internacional da Imprensa Francófona (UPF) de Mônaco. Poesia: Blanco en el blanco (Brasil, Scortecci, 2010), Locus brasilis (Peru, Ed. Mesa Redonda, 2012, prólogo de Raúl Zurita), Succès Intimes (França, Les Éditions des Trois Rivages, 2014), Hommage poétique à César Vallejo/Homenaje poético a César Vallejo (França, Les Éditions des Trois Rivages, 2015), À queima-roupa (Brasil, RG Editores, 2016), prólogo de Carlos Garrido Chalén. Prosa: Siete cuentos brasileños/Seven Brazilian short tales, (USA, Ovejita de Papel, 2015; Sete contos brasileiros (Brasil, Scortecci, 2016); Brasil: aventura interior (Brasil, Scortecci, 2016, Peru, Ed. Mesa Redonda, 2017; Los Elegidos (Espanha, Terra Ignota, 2021). Dicionário: Dictionnaire français-espagnol de l’hôtellerie-restauration, (França, Les Éditions des Trois Rivages, 402 p., 2020).

SANDRO VITA / UK – Escritor, empresário e filantropo

Formado jornalista freelancer pelo British College of Journalism, tem sete de seus livros publicados em português (dois em inglês). É coordenador geral do Conselho de cidadania do Reino Unido para a gestão 2021/2023. Diretor de criação do SandroVitaStory.Studio e CEO da empresa SVPREMACY – Holding & Corporate Business. Sandro também participou nos anos de 2018/2019 em atividades da Organização das Nações Unidas (ONU) em prol do desenvolvimento da cultura e da educação para países em desenvolvimento. É membro patrocinador da ação “Volunteer in the world”, desde 2017.  Utiliza-se dos acontecimentos diários para contar histórias que contribuem para uma transformação positiva na vida das pessoas. Suas histórias trabalham a temática sociocultural e abordam questões como a discriminação da mulher, a depressão na vida moderna e as causas e efeitos das diferentes formas de migração. Seu estilo criativo envolve gêneros de mistério e suspense com um leve toque de sobrenatural e espiritualidade.  Em 2020, sua obra de título “Aplausos na Varanda – Memórias de uma quarentena”, uma coletânea promovida por vários brasileiros ao redor do mundo, realizada em parceria com a escritora Vanderli Bello, recebeu o prêmio Focus Brasil Londres, por sua contribuição para a cultura brasileira na Europa. Participou da gestão (2017/2019) do Conselho de Cidadania do Reino Unido (CCRU) com a pasta “Associativismo” e como secretário executivo. Como colaborador do Conselho, participou ainda do projeto “Livro de Cidadania” que deu origem ao livro infantil “As aventuras de Alice, João e Guaraná”. O livro tem a história assinada por Sandro Vita e foi produzido em conjunto com a Embaixada do Brasil em Londres, o Consulado-Geral do Brasil em Londres e outras cinco instituições de ensino que promovem o idioma português como língua de herança no Reino Unido. O livro “As aventuras de Alice, João e Guaraná” teve mais de 50 mil downloads na sua versão e-Book e aproximados 8 mil livros vendidos na versão impressa. É importante ressaltar que todo o projeto desta obra foi feito sem fins lucrativos. Os downloads foram gratuitos e os livros impressos vendidos ao preço de custo.

Veronica-Lessa

VERÔNICA LESSA / BRA – Curadora de eventos literários e Especialista em literatura para crianças e jovens, jornalista e editora de livros.

Sócia do Atelier Vila das Artes e desde 2009 e Coordenadora de Difusão Cultural da Biblioteca Nacional. É uma das responsáveis pelo conteúdo do manual da FLIPINHA (segmento da Feira Literária Internacional de Paraty – FLIP, voltado para o público infantil e juvenil), ministrando cursos para os professores da região. É curadora do segmento de Literatura Infantil e Juvenil do LER – Salão Carioca do Livro. No mercado internacional, atuou como gerente executiva no ano de homenagem ao Brasil na Feira do Livro de Bolonha/Itália (2014) e como organizadora do Printemps Litteraire Bresilien, um evento sobre a literatura brasileira na Universidade Sorbonne/ Paris.

Formada em Comunicação Social pela UFRJ e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Literatura Infantil e Juvenil, atua como Coordenadora editorial desde 2001, com trabalhos em diversas editoras do eixo Rio-São Paulo, entre elas a Editora Record, Ediouro, Nova Fronteira, Larousse do Brasil e Fundação Biblioteca Nacional. Trabalhou como coordenadora de produção e marketing na Globo Marcas, área de licenciamento da TV Globo. É sócia do Atelier Vila das Artes e desde 2009 e Coordenadora de Difusão Cultural da Biblioteca Nacional. É uma das responsáveis pelo conteúdo do manual da FLIPINHA (segmento da Feira Literária Internacional de Paraty – FLIP, voltado para o público infantil e juvenil), ministrando cursos para os professores da região. É curadora do segmento de Literatura Infantil e Juvenil do LER – Salão Carioca do Livro. No mercado internacional, atuou como gerente executiva no ano de homenagem ao Brasil na Feira do Livro de Bolonha/Itália (2014) e como organizadora do Printemps Litteraire Bresilien, um evento sobre a literatura brasileira na Universidade Sorbonne/ Paris.