fbpx

New York – Depoimentos 8

Silvane-Hamill

SILVANE HAMILL / EUA – agente literária, curadora de artes e artista visual

É agente literária, curadora de artes e artista visual, cujas pinturas possuem uma concepção abstrata, concentradas em cores que expressam a sua percepção dos elementos da natureza. Além de se expressar em cores, utiliza-se de metáforas na construção de poesias, que retratam um olhar otimista e romântico do cotidiano. Suas publicações Fragmentos De Larva a Borboleta (Brasil -2007) , Versos en el Aire VII (Espanha2017), Descristalizar (Brasil-2018), Resiliência em Paris (Brasil -2019), Ultimo Desejo (Brasil – 2020) e estreou na literatura infanto juvenil com Pryn & Dyn an Adventure in the Moon Wood (USA – 2020)

Sol-Figueiredo

SOL FIGUEIREDO / BRASIL – agente literária, curadora de artes e artista visual

Grande Embaixadora da Divine Académie Française des Arts, Lettres et Culture. Presidente da Academia de Letras do Brasil Seccional Campos dos Goytacazes. Acadêmica Imortal na FEBACLA; no CONINTER, na Academia de Letras do Brasil/ Seccional Suíça; Embaixadora no Núcleo de Letras e Artes de Buenos Aires e de Portugal, Embaixadora na Academia de Valparaíso e Membro Correspondente nas Academias de Letras de Fortaleza e de Marataízes. Conselheira Acadêmica no Clube dos Escritores de Piracicaba, na Associação Internacional Literarte e na Associação Poemas à Flor da Pele de Porto Alegre. Artilheira da Cultura – Forte de Copacabana e Museu Histórico do Exército Brasileiro. Alguns prêmios recebidos: “¢ “Intelectual do Ano”- 2018/2019 – Congresso da Sociedade de Cultura Latina, 2017. “¢ “Troféu Evita Perón” – Núcleo Acadêmico de Buenos Aires – 2018. “¢ “Prêmio Literarte – Melhores do Ano 2018”. “¢ “Homenageado Especial 2018” – Encontro Internacional de Culturas Lusófonas.

cleo-m-lobato

CLEO MONTEIRO LOBATO / EUA – Escritora, pesquisadora e tradutora

Quando criança, os seus livros favoritos escritos por seu bisavô, eram Os Doze Trabalhos de Hercules, O Minotauro e História do Mundo para Crianças. Esses livros marcaram sua infância e mais tarde a levariam viajar para a Grécia duas vezes, visitar o palácio do Rei Minos em Creta e depois cursar História na USP. Os livros lhe cultivaram um enorme gosto por aventura. Na faculdade Cleo fez espeleologia, montanhismo, diversos estágios arqueológicos históricos e pré-históricos, além de estudar desenho e pintura. Nasceu em São Paulo, capital e antes mesmo de saber a ler, a sua mãe Joyce, neta de Monteiro Lobato já lhe tinha lido quase todos os livros do seu bisavô. O gosto pela leitura se fortaleceu e Cleo leu toda a coleção infantil e para adultos desde muito cedo. Em 2018 iniciou o trabalho de promover a memória de seu bisavô idealizando o website www.monteirolobato.com e coordena a empresa Monteiro Lobato Cultural Projects. Seu objetivo é preservar a memória institucional de Monteiro Lobato em um espaço virtual onde qualquer um possa pesquisar sobre a vida e a obra de Lobato, e ter livre acesso a todas as pesquisas e teses e livros escritos sobre o escritor. Em 2019, através do Instagram, Cleo começou a divulgar a obra, a história, e as memórias de sua mãe Joyce, que conviveu com Monteiro Lobato. Em 2020 Cleo ingressou no mundo literário organizando e traduzindo a versão atualizada do livro Reinações de Narizinho, em Português e Ingles, publicado com ilustrações novíssimas de Rafael SAM.

Tiago-Monteiro-Pereira

TIAGO MONTEIRO PEREIRA / BRASIL – Advogado, poeta e cordelista

Tiago Monteiro nasceu em Pocinhos-PB no dia 25 de janeiro de 1984. É membro da Academia de Cordel do Vale do Paraíba tendo o poeta Pinto do Monteiro como patrono. Tem atualmente dezesseis cordéis publicados, além de participação em várias coletâneas poéticas. Em 2019 lançou seu primeiro livro solo, chamado “Sobre amores e saudades”. No mesmo ano, teve o cordel “Nos passos do Rei do Ritmo” premiado no I concurso de cordel da Universidade Estadual da Paraíba. É formado em Direito com atuação em ressocialização através das artes.

Ursulla-Mackenzie

URSULLA MACKENZIE – Escritora

É escritora de Ficção Fantástica, ficcionista e ensaísta.É autora de Portal de Capricórnio entre outros livros. Segue publicando inúmeros contos de Ficção Científica no Brasil, Alemanha, Espanha e Argentina.

Vana-Milleto

VANA MILETTO / BRASIL – Poetisa, professora e palestrante

Poeta e escritora com diversas obras publicadas. Conta com vários trabalhos em antologias e várias premiações, dentre elas, Poema, Prosa, Sonetos e Cordel. Professora Alfabetizadora, pesquisadora na área de Alfabetização e Letramento com diversos artigos publicados em Anais e revistas acadêmicas. Possui capítulos em livros sobre Psicologia e Educação. Promove palestras e oficinas sobre produção literária. Colunista no jornal Folha de Itapetininga nas edições de sábado com textos filosóficos e poéticos. Conta com 20 obras publicadas, dentre elas, 2 romances, 2 livros de crônicas, 1 livro de humor, 15 livros de poesias.

Vanderli-Bello

VANDERLI BELLO / UK – escritora e pesquisadora

É Paranaense radicada em Londres. Seu primeiro livro infantil Gloria Duck em deu a louca na pata, foi fruto de um projeto onde observei o comportamento de mais de 150 crianças, e o objetivo da história é o despertar das habilidades nas crianças. Seu objetivo é deixar um mundo melhor para as crianças e crianças melhores para o mundo.

Vera-Di-Bonfim

VERA LÚCIA SOUZA BONFIM / BRASIL – Poetisa, advogada, arquiteta e professora

Adota como apelido artístico o nome Vera Di Bomfim. É poeta por opção ou quiçá por destino, arquiteta e advogada por profissão, professora aposentada da UCSAL. Escreve versos desde sempre e por ter optado por uma difusão mais ampliada da poesia sempre optou por participações em eventos coletivos. Assim toda sua poesia publicada encontra-se em coletâneas produzidas no Brasil e em Portugal. Não tem livro solo com poesias suas. É administradora do Clube Amantes da Poesia Brasil lançando no Brasil e em Portugal uma coletânea produzida por ela.