fbpx

New York – Depoimentos 4

Francisco-Silva-Junior

FRANCISCO SILVA JUNIOR / BRASIL – Pedagogo e cordelista

Administra a plataforma digital: www.umacordaumcordel.com.br que busca resgatar, valorizar e divulgar a Literatura de Cordel. Júnior do Cordel, como é também conhecido, é filho de Francisco Silva e Ana Elias da Silva. Nascido na Cidade de Jaguaribe, Estado do Ceará, no dia 14 de abril de 1966. Casado, formado em Pedagogia – URCA – Universidade Regional do Cariri. Processos Gerenciais – Estácio FIC. Especialista em Gestão Pública – UECE – Universidade Estadual do Ceará. Curso de Extensão em Educação de Jovens e Adultos – UFC – Universidade Federal do Ceará.

George-Gimenes

GEORGE GIMENES / CANADÁ – Poeta, trovador e cordelista

Poeta criador do estilo poético denominado “Quadra Quadrada” – poema sintético de formato fixo, composto por quatro versos de quatro sílabas e uma única rima externa. É também trovador e cordelista, formado em Engenharia Elétrica pela Unicamp. Participou de várias publicações, entre as quais a coletânea “Flores de Natal” (2016) e a “I Antologia Poética do Recanto das Letras” (2019). Publicou “Os Segredos da Luz” (Amazon, 2018), uma obra infanto-juvenil ilustrada, em literatura de cordel, e em 2020 os folhetos de cordel “Aos Olhos de Deus” e “Passaredo”.

Heloisa-Schurmann

HELOISA SCHURMANN / BRASIL – escritora, professora e navegadora

Professora, navegadora e mãe da primeira família brasileira a realizar três voltas ao mundo em um veleiro, navegou durante 35 anos para mais de sessenta países e criou e educou seus quatro filhos — Pierre, 15; David, 10; Wilhelm, 7; e Kat, 5 anos — enquanto velejavam nas expedições pelo mundo. Cursou Inglês na Universidade de Nova York. Desenvolveu o programa pedagógico “Educação na Aventura”, do qual participaram mais de 2 milhões de estudantes no Brasil e nos Estados Unidos. Pesquisadora, foi responsável pelo conteúdo digital da Família Schurmann na Expedição Oriente (2014-2016). É palestrante motivacional para grandes corporações e eventos públicos no Brasil e no exterior. Em 2017, falou para 10 mil pessoas na palestra do TEDx Educação em São Paulo. É ativista ambiental e defensora do Programa da ONU Meio Ambiente #MaresLimpos, e trabalhando na conscientização sobre a poluição de plasticos dos oceanos em uma nova expedicao: Voz dos Oceanos.. Autora de tres livros, entre eles Expedição Oriente e As aventura de Formiga e Capitão.

Ivani-Santos

IVANI SANTOS / BRASIL – Escritora, poetisa e pedagoga, especialista em saúde

Poetisa, com publicações no Jornal do Poeta de Juiz de Fora. Poesia publicada em 2020 site Eternizarte: “GUANDESVALE”. Autora do ebook O JACARÉ COLÉ e MúSICA “JACARÉ COLÉ”. Nascida na cidade de Jaguaraçu,MG. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com habilitações para Magistério; Administração; Inspeção; Orientação e Supervisão. Cursos de pós-graduação:Curso de aperfeiçoamento em Metodologias Aplicadas para a área de Saúde, promovido pela Faculdade de Medicina da UFJF. Especialização em Filosofia, Cultura e Sociedade, promovido pela faculdade de Filosofia da UFJF, no ano de 2018. Instrumentadora Cirúrgica e professora de Instrumentação Cirúrgica Curso Aloísio Melgaço.

IZIS NEGREIROS / BRASIL – Escritora, roteirista e produtora audiovisual

É uma autora multifacetada que se distancia da escrita convencional para escrever sobre imagem a sua literatura. É também autora do conto infantil “Príncipe da Encantaria” e o mais novo romance “Reverso: Fantasma e Escuridão”, ambos lançados em 2019. Nascida em Manaus, é produtora audiovisual com vários prêmios em roteiro. Já o trabalho como escritora teve início em 2011, quando lançou a obra “Entre nós dois…”. O romance entrelaçado entre Amazonas e Índia traz temas centrais como: morte, vida, ressurreição, gênero e cultura que foi traduzido para o inglês por Khalid Tailche. O primeiro artigo publicado em 2020 “O entrelugar identitário do romance” sobre o livro faz parte da coletânea “Poesia, prosa e cinema – 1996 – 2016”. Izis Negreiros é uma autora multifacetada que se distancia da escrita convencional para escrever sobre imagem a sua literatura. É também autora do conto infantil “Príncipe da Encantaria” e o mais novo romance “Reverso: Fantasma e Escuridão”, ambos lançados em 2019.

Valquiria-Imperiano

VALQUÍRIA GUILLEMIN IMPERIANO / SUIÇA – Escritora, jornalista e professora

É brasileira (naturalizada suíça), jornalista, professora, fundadora e presidente da Institut Cultive Suisse Brésil em Genebra que tem membros em vários países. Diretora e proprietária da Edition Cultive com selo suíço, Edita a REVUE CULTIVE on-line e a revista impressa e bilíngue ARTPLUS na Suíça. Dedica-se integralmente a divulgar, criar e realizar projetos de incentivo à divulgação da literatura e da cultura Brasileira e Suíça. É membro do Lyceum Club International de Genève e de várias academias no Brasil e da Europa. Tem nove livros publicados: Participação em mais de 40 antologias. Prêmios de reconhecimento cultural e literário.

Jeane-Cruz-de-Andrade

JEANE CRUZ DE ANDRADE / BRASIL – Escritora, pós graduada em educação especial e professora

Já publicou 8 livros sendo eles, infantil e infanto juvenil e uma coletânea de contos.Em seus temas aborda sempre, princípios e valores,sua mais recente obra chama-se,A meninas flor,um Livro onde aborda a temática de prevenção ao abuso sexual infantil. Nasceu em 11/ 06/ 1982 na cidade de Aracaju em Sergipe. Porém baiana de coração,onde mora até hoje. Casada e mãe de 3 lindos filhos. Escreveu suas primeiras histórias ainda na infância, sempre voltada á música e as artes. Formou-se em História e fez Pós graduaçao em educação especial. Especializou-se na arte de contar histórias com fantoches e musicalização infantil, tornando o seu trabalho atraente, gostoso e de uma excelente qualidade.

Joelma-Queiroz

JOELMA QUEIROZ / BRASIL – Escritora, professora e pedagoga

É Pedagoga e Psicopedagoga Clínica e Institucional. Especialista em Alfabetização Infantil e Psicomotricidade. Atua há mais de 20 anos como professora e Coordenadora Pedagógica em Salvador. Nasceu em Salvador/ BA. É mãe de Maria Alice (7 anos), casada e uma amante da literatura infantil. Formada em Magistério e egressa da Rede Pública do Estado em toda a sua formação básica. Sua infância era rodeada por bichos e livros, amava recitar poesias e ouvi os “causos” de família contados por seus pais. Tornou-se Contadora de histórias (Jó conta e encanta) e escritora. Publicou seu primeiro livro pela Tear Editora: Cadê minha gatinha? Um livro que aborda a temática da perda para as crianças de forma leve e poética. Deseja espalhar o prazer da leitura e o gosto de mergulhar no mundo da imaginação para todas as crianças que encontrar. Em 2021, lançará mais dois livros: O Renascer da Floresta e Dudu, cadê meu urinó?