fbpx

New York – Depoimentos 3

BETI ROZEN / EUA – Escritora e poetisa

Autora brasileira do Rio de Janeiro vivendo nos EUA e com seu trabalho publicado (contos infantis e poesias) em diversas antologias na Europa e Brasil e revistas infantis em Israel e China. O conto Robinho, o Robozinho foi vencedor do concurso da Associação Cultural Internacional Mandala na Itália. E o conto Sem Palavras, vencedor de outro concurso literário nos EUA promovido pelo Consulado do Brasil em Boston, originando o livro Without Words. Em 2016, ela recebeu o Brazilian International Press Award de literatura e cultura nos Estados Unidos e em 2018, a medalha Machado de Assis da Brazilian Endowment for the Arts em Nova York.

Dias-Campos

DIAS CAMPOS / BRASIL – Escritor e Ambassadeur Honneur et Reconnaissance aux Femmes et Hommes de Valeur

Ambassadeur Honneur et Reconnaissance aux Femmes et Hommes de Valeur, título concedido pelas Luminescence Académie Française des Arts, Lettres et Culture – Literarte, 2020; Destaque Cultural 2019; Destaque Social 2019; Embaixador da Paz; e Comendador da Justiça de Paz, com a Comenda Internacional Diplomata Ruy Barbosa “O Águia de Haia”•, os quatro títulos conferidos pela Organização Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos – OMDDH, 2020; Prêmio Internet Coblac – Corte Brasileira de Letras, Artes e Ciências, 2020; Destaque Literário no 32º (2020) e no 28º (2018) Concurso Literário de Poesias, Contos e Crônicas, promovido pela Academia Internacional de Artes, Ciências e Letras a Palavra do Século 21 – ALPAS – 21; ganhador do Troféu Destaque na 7ª Edição do Sarau Musical Cultural, 2019; Menção Honrosa no Prêmio Nacional de Literatura dos Clubes – 2019; Selo Destaque do mês de agosto, conferido pelo site Vozes da Imaginação, 2017; autor do romance A promessa e a fantasia (Promise and fantasy), ambas as versões em Amazon.com.br, 2015; “Embajador de la Palabra”•, título concedido pela Asociación de Amigos del Museo de la Palabra, 2014; 3º colocado no I Concurso de Crônicas da Academia Bragantina de Letras, 2014; ganhador do Prêmio Latino-Americano de Excelência, 2013; Medalha de Ouro no I Concurso Oliveira Caruso, 2011; vencedor do Concurso Mundial de Cuento y Poesía Pacifista, 2010; 3º colocado no II Prêmio Araucária de Literatura, 2010; autor do romance As vidas do chanceler de ferro, Lisboa: Chiado Editora, 2009; membro do Núcleo Acadêmico de Cultura, Letras e Artes do Brasil – NACLAB; da Academia Independente de Letras – Ail Ordem Scriptorium; da Academia Luminescense da Devoção as Artes e Letras – Sucursal Brasil; da Academia Caxambuense de Letras; da Academia Cachoeirense de Letras, da Academia Internacional de Artes, Letras e Ciências a Palavra do Século 21 – ALPAS 21, da Associação Internacional de Escritores e Acadêmicos, da Asociación de Amigos del Museo de la Palabra, do Movimento Poetas del Mundo, e da Revista Itinerário Imprevisto; autor de diversos textos literários; autor e coautor de livros e artigos jurídicos.

DINORÁ COUTO CANÇADO / BRASIL – Escritora, agente cultural e colunista

Pós-graduada em: Inclusão; Democracia Participativa e Movimentos Sociais. Facilitadora em Projetos Culturais pelo Ministério da Cultura. Nascida em Bom Despacho/MG, mora em Brasília/DF. Agente cultural nas áreas de: literatura; pesquisa e capacitação; produção cultural. Membrofundadora da Biblioteca Braille Dorina Nowill,,criando a AIAB – Academia Inclusiva de Autores Brasilienses. Publicou no gênero infantil duas trilogias. Colunista virtual do Portal Sem Fronteiras. Reconhecimentos, como Destaque ODM; Brasil Criativo; Mãos da Cidadania, Cidadã de Ouro, Cultura Viva, Direitos Humanos, Culturas Populares, Prêmio Ser Humano Brasília, Brasil Criativo. Diretora de Cultura e Projetos da AJEB DF e Presidente da AIAB.

Domingos

DOMINGOS ALVES DE ALMEIDA / BRASIL – Jornalista, escritor , ator e diretor de teatro

É ator há 12 anos e Diretor da Companhia Afro de Teatro Reinvent’arte. Autor do livro Xica do Sertão de Terra e Puaca, publicado em 2020. Bio prolongada para o site: Jornalista formado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Especialista en Relações Internacionais Contemporáneas e Mestre em Integração Contemporánea da América Latina, ambos pela Universidade Federal da Integração LatinoAmericana (Unila). Faz doutorando em Mídia e Cotidiano na Universidade Federal Fluminense (UFF).

Eduardo-Maciel

EDUARDO MACIEL / BRASIL – Gestor cultural, artista plural, cantor, escritor e roteirista

É gestor cultural e um artista plural. Cantor, compositor, artista circense com malabares de fita, fotógrafo, diretor de fotografia, fiscal de set de filmagem audiovisual (locações externas), escritor contista e poeta sonetista com um projeto de lançamento de sete livros promovendo o resgate cultural das 20 diversas formas de soneto já catalogadas. O resgate cultural desse tipo poético será feito através da interlocução entre sonetos e outras formas de arte. Autor do livro “SonetATO”, “SonetIMAGEM” e “SonetILUSTRA” (livro que foi vencedor do Prêmio Troféu Literatura 2020 como melhor livro de poesia do Brasil), os três primeiros da série. Curador e fotógrafo da exposição de fotografias “EXPO SonetIMAGEM”. Vencedor do Prêmio Troféu Literatura 2020 como melhor livro de poesia. Participante das antologias de contos “O Lado Sombrio do Sítio”, “A Era dos Mitos” e “Reflorescer”. Jurado da comissão julgadora do Carnaval Virtual 2020 (Grupo de Acesso – RJ) no quesito bateria. Participante do Catálogo de Escritores em Língua Portuguesa no Salão do Livro de Portugal 2021 e contista integrante da Antologia bilíngue de escritores brasileiros a ser lançada em New York em 2021. Integrante da ALAL (Academia de Letras da América Latina). Também colunista das revistas Kuruma’tá e Villa das Palavras. Além disso, Eduardo Maciel é roteirista de teatro.

Erica-Azevedo-Santos

ÉRICA AZEVEDO SANTOS / BRASIL – Escritora e professora de Língua Portuguesa, Redação e Literatura.

Graduada em Letras Vernáculas e Mestre em Literatura e Diversidade Cultura pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Nasceu em Santo Estevão, Bahia, e encontrou abrigo nas palavras ainda criança. É escritora e professora de Língua Portuguesa, Redação e Literatura. Participou de diversas coletâneas. Publicou Vida em poesias (Edições MAC/ Feira de Santana, 2002), Outros eus (Kalango, 2013), A chuva e o labirinto (Mondrongo, 2017), Cata-vento de Sonhos (Mondrongo, 2019). É Integrante dos coletivos Confraria Poética Feminina e Mulherio das Letras.

Erica-Martins-Silva

ÉRICA MARTINS SILVA / BRASIL – Administradora de empresas e escritora

Tem formação em Administração Empresarial, Pós Graduada em Negociação e Vendas, escritora com alguns textos poéticos e contos publicados de quatro antologias, autora do livro Olhar De Uma Metamorfose e Um Romance.

Fabricio-Jacob

FABRÍCIO JACOB / BRASIL – Escritor, Engenheiro de Produção e Mestre em Política Econômica.

Desde criança, já lia tanto quanto um Neandertal comia, deglutindo qualquer livro que lhe passasse debaixo do nariz, se tornando um adulto superantenado com as questões da sociedade atual. Ele se declara um “nerd genérico”• viciado em informação. Um dia ao acordar percebeu que a única atividade que lhe daria espaço para usar o conhecimento de tantas áreas diferentes seria a literatura, que sempre esteve ao seu lado como uma companheira paciente e sil