fbpx

Miami – Painel 4 – ARTE & ATIVISMO

Tema: “As múltiplas faces da arte engajada no social, humanitário, ético e político”

Carlos-Borges

Mediador: CARLOS BORGES – CEO, Fundação Focus Brasil

Jornalista, empresário e produtor cultural, desenvolveu uma carreira de muito sucesso na Bahia. Começou como repórter e logo foi nomeado chefe da Seção de Cultura, Artes e Viagens do Jornal Tribuna da Bahia. Iniciou uma carreira como jornalista e produtor de televisão na Rede Globo de TV na Bahia e, por 14 anos, passou de assistente a diretor de programação e eventos. 

Em 1982, ele passou um ano como estagiário na Divisão de Notícias da ABC Networks em Nova York.  Voltou aos EUA em 1990 para fazer uns cursos especializantes, e, o que seria para durar um curto período de um ano, dura até hoje. Carlos Borges ganhou reconhecimento internacional devido ao seu trabalho na produção de eventos de grande impacto para as comunidades brasileiras no exterior. O “Seminário Internacional Focus Brasil” e o “Brazilian International Press Award” são considerados pelo governo brasileiro, “os eventos culturais brasileiros mais relevantes no exterior”.

Em 2015 foi condecorado com a “Comenda do Rio Branco” pelo conjunto de seus trabalhos com as comunidades brasileiras. O Brazilian Int’l Press Awards rebatizado de Focus Brasil Awards completa em 2022 25 anos nos EUA. Os eventos têm versões no Reino Unido e no Japão, desde 2011, na Itália desde 2018 e em 2020 chegou ao Canadá, Portugal e Brasil (São Paulo). Seu foco é difundir a imagem positiva do Brasil e dos brasileiros no exterior, valorizando suas iniciativas, cultura e talentos. 

Além de todo trabalho da divulgação da cultura brasileira pelo mundo,  Carlos Borges lançou em 2019 seu segundo livro, “Observando Estrelas” – um relato de experiências que coletou durante sua longa carreira jornalistica com ícones da cena artística brasileira, entre eles: Wanderléa, Elis Regina, Glauber Rocha, Chacrinhas, Ney Matogrosso e muitos outros.

Monica-Mendes

MONICA MENDES – Artista Plástica com Mestrado em Belas Artes

Natural de Belo Horizonte, mas reside muitos anos em Miami, onde desenvolve relevantes trabalhos no segmento das artes plásticas, com especialização na pintura a óleo no estilo figurativo. Embora tenha graduado em Relações Públicas e Educação Física, e possuir raízes artísticas desde a infância, seu amor pela arte originou a obtenção do título “Master Degree of Fine Arts em Painting”, somente em 2016, pela Academy of Art University, em São Francisco. Os temas prediletos da artista estão relacionados com a cultura em que Monica viveu e tem suas raízes. De estilo figurativo realista, ela conta os desafios da sociedade em que o brasileiro se insere e suas disparidades sociais. Ela empresta seu canvas para relatar as diversas faces do Brasil e sua cultura.  Premiada por suas obras nos Estados Unidos pelo Focus Brasil por 2 anos consecutivos e em salões de arte no Brasil, participa regularmente de várias exposições coletivas, feiras e salões de arte pelo mundo como Japão, Londres, França, Itália,  Estados Unidos e Brasil.  A artista tem também publicações em revistas e livros de arte no Brasil e nos Estados Unidos e Canada ganhas em competições de arte.  Monica é também co-fundadora do projeto social sem fundos lucrativos, Atelier Without Borders que é dedicado a arte.  www.monicamendesart.com  

Claudia-Fiks

CLÁUDIA FIKS – Formada em Educação e Pós-Graduada em Gestão de Arte & Administração

Formada em Educação no Brasil e pós-graduada em Gestão de arte, administração de organizações sem fins lucrativos e arrecadação de fundos pela Universidade de Boston.  Atualmente trabalha como Diretora de Arracadação de fundos e desenvolvimento Institucional do Fuller Craft Museum em Brockton Massachusetts, diretora do Newton Open Studios em Newton, Massachusetts, e fundadora da organização Arts Administration Association New England.  Atualmente vive nos Estados Unidos, e vem atuando no setor de arte e cultura há mais de 20 anos, desenvolvendo e coordenando projetos criativos que facilitam o acesso à arte como forma de livre expressão e educação para a vida. Seu foco principal é em proporcionar experiências lúdicas e educacionais para remover barreiras e democratizar o acesso de todos os cidadãos a todas as formas de arte visando melhoria de qualidade de vida, inclusão e formação humana com mentes críticas, sempre através do diálogo e engajamento entre arte, artistas e público em geral.