fbpx

Miami – Abertura Oficial

Joao-Pereira_Photo_Crop

Embaixador JOÃO MENDES PEREIRA – Consul Geral do Brasil em Miami

Diplomata de carreira há 31 anos, o Embaixador João Mendes Pereira assumiu o posto de Cônsul-Geral do Brasil em Miami em outubro de 2018. Nascido em Brasília e formado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB), o Embaixador João Mendes Pereira serviu na Missão do Brasil junto à União Europeia em Bruxelas, na Embaixada do Brasil em Lisboa e na Delegação Permanente do Brasil junto à ALADI e ao MERCOSUL em Montevidéu. 

Antes de sua chegada à Flórida, o Embaixador chefiou o Cerimonial do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília. Anteriormente, ocupou os cargos de Diretor do Departamento da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) e Integração Econômica Regional e de Coordenador-Geral de Assuntos Econômicos da América do Sul. 

Em depoimento, o Embaixador declarou que: “Gostou do desafio de chefiar um Consulado responsável por uma das maiores comunidades brasileiras no exterior e que seu foco será sempre o aprimoramento dos serviços consulares e da assistência a brasileiros, sem descuidar obviamente de setores importantes como promoção comercial e cultural”.

Carlos-Borges

CARLOS BORGES – CEO, Fundação Focus Brasil

Jornalista, empresário e produtor cultural, desenvolveu uma carreira de muito sucesso na Bahia. Começou como repórter e logo foi nomeado chefe da Seção de Cultura, Artes e Viagens do Jornal Tribuna da Bahia. Iniciou uma carreira como jornalista e produtor de televisão na Rede Globo de TV na Bahia e, por 14 anos, passou de assistente a diretor de programação e eventos. 

Em 1982, ele passou um ano como estagiário na Divisão de Notícias da ABC Networks em Nova York.  Voltou aos EUA em 1990 para fazer uns cursos especializantes, e, o que seria para durar um curto período de um ano, dura até hoje. Carlos Borges ganhou reconhecimento internacional devido ao seu trabalho na produção de eventos de grande impacto para as comunidades brasileiras no exterior. O “Seminário Internacional Focus Brasil” e o “Brazilian International Press Award” são considerados pelo governo brasileiro, “os eventos culturais brasileiros mais relevantes no exterior”.

Em 2015 foi condecorado com a “Comenda do Rio Branco” pelo conjunto de seus trabalhos com as comunidades brasileiras. O Brazilian Int’l Press Awards rebatizado de Focus Brasil Awards completa em 2022 25 anos nos EUA. Os eventos têm versões no Reino Unido e no Japão, desde 2011, na Itália desde 2018 e em 2020 chegou ao Canadá, Portugal e Brasil (São Paulo). Seu foco é difundir a imagem positiva do Brasil e dos brasileiros no exterior, valorizando suas iniciativas, cultura e talentos. 

Além de todo trabalho da divulgação da cultura brasileira pelo mundo,  Carlos Borges lançou em 2019 seu segundo livro, “Observando Estrelas” – um relato de experiências que coletou durante sua longa carreira jornalistica com ícones da cena artística brasileira, entre eles: Wanderléa, Elis Regina, Glauber Rocha, Chacrinhas, Ney Matogrosso e muitos outros.