fbpx

Londres – Pepeu Gomes

Pepeu Gomes nasceu em 7 de fevereiro de 1952 e teve contato com a música desde muito jovem, seu pai tocava em uma orquestra de dança e sua mãe dava aulas de piano. Na infância foi influenciado pelas músicas de Waldir Azevedo, Jacob do Bandolim, Pixinguinha e Canhoto da Paraíba. Aos nove anos, ele inventou seu primeiro instrumento, uma vassoura com cabo (que costumava ser usada para brigas de rua) com uma corda amarrada nas pontas. Mais tarde, obteve um violão clássico e aprendeu a tocar de ouvido. Aos 11 anos, Pepeu, interessado no estilo da Jovem Guarda, formou sua primeira banda, “Los Gatos”, na qual tocava contrabaixo. Ele formou sua primeira banda profissional aos 17 anos chamada “Os Minos”. O grupo se desfez devido à dificuldade de ter integrantes todos menores de idade. Passou então a integrar a banda Leif’s, e começou a aparecer em programas de televisão locais. Enquanto tocava no Leif’s, Gilberto Gil auxiliava nas aparições na televisão e convidava sempre Pepeu para participar do show.

Pouco depois Gilberto Gil partiu em refúgio politico para Londres mas antes de partir, deu a Pepeu o álbum Smash Hits de Jimi Hendrix, que ele não conhecia. Hendrix tornou-se o artista mais influente ao longo de sua carreira. Na década de 1970, formou a banda Novos Baianos com Moraes Moreira, Paulinho Boca de Cantor, Luiz Galvão e Baby Consuelo onde tocou violão, escreveu e arranjou músicas com Moreira.

Depois de gravar o primeiro disco dos Novos Baianos, estudou profundamente os ritmos de vários gêneros da música brasileira, incluindo samba, frevo, choro e maracatu; ele também aprendeu a tocar bandolim. Iniciou sua carreira solo em 1978 gravando seu primeiro álbum Geração do Som. Em 1979, lançou seu segundo álbum, Na Terra a Mais de Mil, marcando sua estreia como cantor. O disco vendeu muitas cópias e continha o hit “Meu Coração”. Em 1980, voltou ao Festival de Jazz de Montreux para uma apresentação individual. Esta performance foi gravada e lançada em álbum com o nome Pepeu Gomes Ao Vivo. No mesmo ano lançou a música “O Mal é o Que Sai Pela Boca do Homem” que também contou com a participação de Baby Consuelo e Galvão. Essa música gerou bastante polêmica devido ao verso “Você pode fumar baseado”. Em 1981 lançou o album “Pepeu Gomes” que lhe rendeu seu primeiro disco de ouro, e elogios pela execução da faixa “Eu também quero beijar”. Veio então, “Um Raio Laser” em 1982 e “Masculino e Feminino. Em 1985, lançou o álbum “Energia Positiva” e foi convidado a participar do Rock in Rio, onde foi aplaudido e conseguiu conquistar a todos, cantores, músicos e plateia. “Considero o Rock in Rio um dos melhores momentos da minha carreira”.

De lá para cá foram muitos álbuns e show. Em 2019 comemorou os 40 anos de carreira. E a qualquer momento pode lançar um novo álbum.