fbpx

Londres – Painel JAPÃO

Alina-Kinjo

Mediadora: ALINA KINJO – Pedagoga / Minakamo

Reside no Japão na cidade de Minokamo – Província de Gifu  há 24 anos. Brasileira – casada – mãe de 2 filhos (28 anos e 22 anos) e trabalha desde 2002 nas escolas japonesas primária e ginasial através do Comite Educacional das Cidades, com a responsabilidade de oferecer suporte aos estudantes brasileiros dentro da sala de aula e auxílio aos pais destes alunos. Formada em Pedagogia no Brasil – foi uma das fundadoras da NPO (new) SAB – Amigos do Brasil e desde o ano de 2000  é responsável pelo Projeto de Ensino do Português como Língua de Herança que atende crianças brasileiras estudantes de escolas japonesas na região.

Angelina-Aiko-Ushino-Kanashiro

ANGELINA AIKO U. KANASHIRO – Pedagoga e Pres. da NPO ARACE

Pedagogia pela UFMT. Trabalha com educação há mais de 15 anos, atualmente trabalha com educação de alunos estrangeiros e dá aulas de PLH. Presidente da NPO ARACE e  faz parte do Conselho de Cidadãos do Consulado Geral de Hamamatsu.

Eliseu-Pichitelli

ELISEU PICHITELLI – Universidade Kanda de Estudos Internacionais

Eliseu Pichitelli, natural do Estado do Paraná, possui graduação e pós-graduação em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), onde também foi bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), professor no Departamento de Teorias e Fundamentos da Educação (DTFE/IE/UFMT) e até hoje é membro do Grupo de Pesquisa Sociologia da Linguagem e Educação da UFMT. Entre 2007 e 2018, foi professor na Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio (TUFS) e, atualmente, é professor na Universidade Kanda de Estudos Internacionais (KUIS). Como professor no Japão, sempre tentou divulgar a cultura brasileira estabelecendo parcerias com o Consulado Brasileiro, Embaixada do Brasil e a Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio. Entre os eventos que coordenou, destaca-se o Teatro do Curso de Português da Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio no qual, juntamente com estudantes japoneses, foram desenvolvidas várias peças teatrais entre elas: “O Auto da Compadecida”, “Orfeu”, “O Noviço”, “Lisbela e o Prisioneiro”, etc.. Além disso, desenvolveu várias pesquisas na área de Educação com apoio do CNPq e, atualmente, é membro de uma equipe de pesquisa que desenvolve um projeto na área de educação apoiado pela Fundação Lemann. Projeto este que está sendo desenvolvido por professores de universidades brasileiras e uma equipe de professores da Universidade Columbia nos Estados Unidos.

Erika-Tamura

ERIKA TAMURA- Pres. da NPO SABJA

2 filhos: Christian de 24 e Melissa de 18 anos. No Japão estudaram em escola japonesa. Eles são fluentes em português, japonês e inglês