fbpx

Londres – Painel ESTADOS UNIDOS

Beatriz-Cariello

Mediadora: BEATRIZ CARIELLO – Mestra em Língua Portuguesa & Literatura Brasileira

Beatriz Cariello é Mestre em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Licenciada em Letras – Língua Portuguesa e Literatura Brasileira – também pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Leciona há mais de 25 anos, tendo experiência com alunos de Ensino Fundamental, Ensino Médio e Universidade. Atualmente ensina Português na Ronald Reagan Doral Senior High School, é Coordenadora Educacional da Fundação Vamos Falar Português e Tesoureira da Organização Americana de Professores de Português.

Ana-Maria-Pasiani

ANA MARIA PASIANI – Dept. Cultural do Consulado Geral do Brasil em Miami

A Cônsul-Adjunto Ana Maria Pasiani é a chefe do Departamento Cultural e Educacional do Consulado-Geral do Brasil em Miami. Ela é natural de Brasília e formou-se em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UNB) em 2009. A Sra. Pasiani iniciou seus estudos na Academia Diplomática Brasileira (Instituto Rio Branco) em 2012, e tornou-se Assessora do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos do Ministério das Relações Exteriores do Brasil em 2013. Ela ocupou o cargo até 2016, quando foi nomeada chefe da Seção de Promoção Comercial da Embaixada do Brasil em Teerã, Irã, de 2017 a 2019. Desde agosto de 2019, a Cônsul-Adjunto Ana Maria Pasiani trabalha no Setor Cultural e Educacional do Consulado do Brasil em Miami e espera fortalecer os laços entre o Brasil e o Estado da Flórida.

Fernanda-Consoni

FERNANDA CONSONI – Associação Herança Brasileira / Paris

Preside a associação Herança Brasileira desde 2019 e é referente pedagógica para criação de material, recrutamento e formação de animadores/professores. É linguista e começou a trabalhar com português língua de Herança em 2012, nos Estados Unidos. Apaixonada pelo ensino de português e de cultura brasileira, se depara todo dia com o desafio de manter o português em casa e com a aventura de criar seus filhos num ambiente multilíngue e multicultural. Fernanda tem doutorado em Filologia e Língua Portuguesa pela USP e especialização em bilinguismo pela Université Paris Descartes.

Paolo-Torrecuso

PAOLO TORRECUSO – Mestre em História das Relações Internacionais pela UNB / Brasília

Oficial de Chancelaria e mestre em História das Relações Internacionais pela Universidade de Brasília, Paolo Alves Dantas Torrecuso ingressou em 2002 no MRE, onde atuou durante quatro anos na Agência Brasileira de Cooperação. Nas Embaixadas do Brasil em Berlim e Seul, ocupou-se de temas relacionados à cooperação técnica e cultural. A partir de 2013, em Paris, foi responsável pela área de difusão do Português no setor educacional, ocupando-se da coordenação do programa Leitorado na França e de temas de língua de Herança. Desde 2018 é o ponto focal para a gestão do Programa Leitorado e por temas de PLH na Divisão de Temas Internacionais e de Língua Portuguesa do MRE, onde coordenou atividades como as “Olimpíadas de PLH”, que alcança crianças e jovens brasileiros de 17 cidades do mundo, em países da Europa, América do Sul, dos Estados Unidos e do Japão. Coordenou também a realização de curso de atualização sobre PLH para professores da rede de ensino de português do MRE.

silvia-juhas

SILVIA REGINA R. JUHAS – Coord. do Programa de Imersão dupla em Português do Estado de Utah

Fonoaudióloga, psicopedagoga e especialista no ensino do português, tem mais de 30 anos de experiência na Educação, tendo atuado como supervisora pedagógica, sendo responsável pela formação dos professores e o desenvolvimento do currículo e de materiais didáticos.

Autora de coleção didática de língua portuguesa e assessora de escolas públicas e privadas em Língua Portuguesa. Atualmente é a coordenadora do Programa de Imersão Dupla em português no Estado de Utah, EUA, atuando na formação de professores e no desenvolvimento do currículo das series iniciais e finais do Ensino Fundamental.