fbpx

Londres – Painel EMEP – 10 Anos

Carlos-Borges

Mediador: CARLOS BORGES – CEO, Fundação Focus Brasil

Jornalista e produtor de TV, é baiano de Alagoinhas e desenvolveu uma longa e bem sucedida carreira no Brasil, como jornalista dos principais diários da cidade e simultênaemante dirigindo afiliadas da Globo, Bandeirantes e SBT na Bahia. Mudou-se para os Estados Unidos em 1990 para participar da implantação do Canal Nickleonden. Alí construiu uma nova carreira, criando mídias e eventos focados no público de língua portuguesa. É atualmente fundador e CEO da Fundação Focus Brasil que realiza eventos brasileiros em 20 cidades de 8 países. Carlos Borges é autor de dois livros: “Retratos do Brasil” sobre imigrantes brasileiros nos estados Unidos e “Observando Estrelas”, um relato de suas experiências no mundo da televisão e show business.

anete-arslanian

ANETE ARSLANIAN – Co-Fundadora da AOTP e do EMEP

É carioca, bacharel em Letras (Português e Inglês) pela Universidade Veiga de Almeida – Brasil. Ela tem 26 anos de experiência com o ensino de português nos Estados Unidos. Anete Arslanian fundou a Organização Americana de Professores de Português (AOTP) e hoje é a atual  Vice Presidente da organização . Sua vasta experiência na área de educação inclui a criação de um programa pioneiro de ensino de português na escola pública Miami Beach Senior High School. Dentre alguns reconhecimentos, Anete recebeu alguns títulos, tais como Professora do Ano pelo Miami Dade County Public Schools, Brazilian Women in Power e Personalidade de Destaque da Língua Portuguesa no Sul da Flórida.

Luis-Golcalves

LUÍS GONÇALVES – Pres. da AOTP-American Organization of Teachers of Portuguese –

Leciona Português e Espanhol na Princeton University. É Presidente também do National Council for Less Commonly Taught Languages e diretor executivo do Encontro Mundial Sobre o Ensino de Português.

silvia

SILVIA INÊS CONEGLIAN CARRILHO – Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Graduada em Letras, mestrado em Língua Portuguesa (Fonologia) e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (Sintaxe-Semântica) pela pela PUC/SP, pós-doutorado em Linguística Aplicada pela UNICAMP (2000-2001) e em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2016-2017). Foi Coordenadora (1986-1990) do Instituto de Pesquisas Linguísticas “Sedes Sapientiae” para Estudos do Português (I.P.-PUC/SP).  Coordenou o Programa CAPES PQLP UFSC-TIMOR LESTE para Língua Portuguesa. Atualmente é professora do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas da Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis) e do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS. Organizou as coletâneas: “Práticas pedagógicas e material didático no ensino de Português como língua não materna”, São Carlos (SP): Pedro & João Editores, 2019, “Lusofonias em debate”, São Paulo: Mentes Abertas, 2020 e “Ludicidade no ensino de português como língua materna e não materna”, São Paulo: Mentes Abertas, 2021.

erotildes

MARIA EROTILDES MOREIRA E SILVA – Doutora em Linguística

Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará, onde, como integrante do grupo PLIP – Políticas Linguisticas para a Internacionalização do Português -, desenvolve pesquisas sobre o ensino de língua portuguesa e, desde 2019, integra a diretoria da SIPLE- Sociedade Internacional de Português – língua estrangeira.