fbpx

Londres – Conferência Mundial de Língua Portuguesa – Mesa 7

Tema: “O papel da literatura no desenvolvimento da criança e do Adolescente e o desenvolvimento da lingua”

Coordenadora: Andrea Menescal Heath

Formada em Relações Internacionais (Universidade de Brasília), com especialização em Cooperação Internacional (Universität Bielefeld). Reinventou-se ao mudar-se para Munique, na Alemanha, em 2002 e entrar no mundo da literatura infantil e juvenil brasileira e internacional pelas páginas do ensino de Português como Língua de Herança (POLH/PLH) e da Educação Multilíngue de crianças e adolescentes. Desde 2006 tem se especializado nessas áreas e na área da Literatura Infantil e Juvenil (formação em curso, “Pedagogia da Leitura e Literatura” – Bundesverband Leseförderung e.V.). Criadora da Mala de Herança, em Munique, Alemanha, e propulsora de várias outras Malas de Herança e projetos de POLH/PLH baseados na leitura e na literatura em diversos países. Educadora, realizadora e promotora de eventos de literatura infantil e juvenil em português, ou bilíngues, desde 2012, tanto em Munique como pela Europa. Co-fundadora e uma das coordenadoras do Elo Europeu de Educadores de Português como Língua de Herança (2013) e, desde 2014, colaboradora do Núcleo Internacional de Pesquisa em Multilinguismo da Universidade Luis Maximiliano, em Munique, (IFM/LMU), onde é referência para a Língua Portuguesa. Esteve na diretoria da Estrelinha Kinderhaus e.V. (2015/2016) e da Casa do Brasil, em Munique, de 2015 a 2020. Desde Janeiro de 2020 coordena um novo projeto: Blutenburg em Foco, que visa promover e divulgar a literatura brasileira infantil e juvenil pelo mundo.

Nereide Santa Rosa 

É escritora, arte-educadora e pedagoga.  Nasceu em  São Paulo e vive nos Estados Unidos desde 2017. Tem formação em  Arte, Música, Matemática  e Pedagogia. Desde 1990, desenvolveu  a carreira de escritora atingindo a cifra de mais de meio milhão de livros vendidos publicados em várias editoras brasileiras. Até 2020, publicou cerca de 85 livros e recebeu prêmios pela Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil e ABBY e no ano de 2004, foi agraciada com o Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro. Atualmente continua escrevendo e publicando no Brasil e no exterior,  é colunista do JornalBB na Florida, CEO da editora norte-americana Underline Publishing e coordenadora do Focus Brasil NY – Encontro Mundial de Literatura Brasileira, onde coordena a Academia  Internacional de Literatura Brasileira. 

Tiago Nhandewa 

Etnia Guarani-Nhandewa. Reside na Aldeia Nimuendaju. Formado em Pedagogia Intercultural pela USP, Pedagogia convencional e Especialização em Antropologia pela UNISAGRADO, Mestrando em Antropologia Social pelo PPGAS da USP. Membro do Fórum de Articulação dos Professores Indígenas do Estado de São Paulo. Autor do livro: “Quando eu caçava Tatu e outros bichos”.

Isabel Cintra

Paulista de São Joaquim da Barra, Isabel Cintra iniciou seus primeiros escritos inspirada nos desenhos de seu irmão, Zeka Cintra, um ilustrador e desenhista de talento nato.  Sua produção editorial abrange contos infantis e crônicas inspiradas em suas memórias e entre os principais temas destacam-se: fantasia, diversidade e a infância.   Livros publicados: “Bem-vindo à Cidade” – edição de autor, Lisboa – Portugal, 2015; “Corvo-Correio” conto que esteve entre os premiados do Premio Off Flip de Literatura 2017 – Paraty – RJ, atualmente representado pela Mazza Edições no Brasil, 2018 e pela Acácias Editora em Angola, 2018; “A Princesa e o Espelho” lançado em língua portuguesa e alemã durante a Feira Internacional do Livro de Frankfurt 2019 – Editora Girabrasil da Alemanha, 2019  e em lingua inglesa pela Underline Publishing – EUA 2020; “Nzinga Menina Rainha” – uma narrativa sobre a infância da Rainha Nzinga de Angola, Acácias Editora, Luanda – Angola 2020.  Atualmente vive em Estocolmo na Suécia.

Fernando Vilela
É escritor e ilustrador de livros, artista visual, designer, pesquisador e professor de arte e de livros ilustrados e atua no binah espaço de arte (@ateliebinah). Com obras publicadas em 11 países, destaca-se Lampião & Lancelote (Pequena Zahar), que recebeu dois prêmios Jabuti e um prêmio na Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha. Seu livro mais recente com Michel e Além da Chuva – 2020 (Editora FTD) entrou no Catálogo White Ravens, da Bilbioteca Internacional de Munique. Vilela realiza exposições de arte no Brasil e exterior e possui obras em coleções, como a do Museum of Modern Art (MoMA) de Nova York e da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Conheça suas obras no site www.fernandovilela.com.br e no Instagram: @fe.vilela e @fernandovilela_art