fbpx

Londres – Conferência Mundial de Língua Portuguesa – Mesa 5

Tema: “Lingua e Cultura através da arte”

Coordenador: Adenilson José Pereira

Educador, contador, com formação em políticas internacionais; professor de português, integrante da equipe de preparação para o Encceja em Bruxelas. Trabalha, desde 2011, com projetos destinados a crianças bilíngues na Bélgica. Cofundador e presidente da Associação Raiz Mirim, em Bruxelas.

Mirella Aires Alves

É brasileira, mãe, pedagoga, especialista em Musicalização Infantil e pós graduada em Special Education pelo Asian College of Teachers, experiente educadora musical em escolas regulares no Brasil, palestrante e autora do livro “Música e Ação na Educação Infantil –  Orientações e atividades didáticas para o professor”, pela Editora Ciranda Cultural.   Atualmente vive em Singapura e tem dedicado seu tempo e paixão à iniciativa “Roda Ciranda”, que propõe um trabalho de Musicalização Infantil, Artes e Português como Língua de Herança aos “brasileirinhos” e de língua materna brasileira, nesta pequena e potente ilha do Sudeste Asiático.

Natalie Nassif

É atriz, contadora de histórias para crianças e professora de português (PLE/PLH). Iniciou suas atividades como contadora de histórias fazendo trabalho voluntário no Rio de Janeiro e posteriormente realizou contações para auxiliar no aprendizado da língua portuguesa e promover a cultura brasileira em outros países.

Roberta Luchini

É Mestre em Teatro Aplicado na Educação, arte-educadora, pedagoga e atriz. Trabalha como consultora e professora de POLH e desenvolve treinamentos da metodologia “Mantle of the Expert” que relaciona currículo e dramatização tornando o aluno responsável e envolvido com a aprendizagem. 

Fábio Fernandes de Araújo
Natural de Belém do Pará, Fabio Araújo Fernandes (contramestre Hiena), pai da Mayra e do Joshua, discípulo de mestre Umoi, do Grupo União na Capoeira. Músico percussionista, desenvolve atualmente pesquisas e projetos na área da pedagogia cultural, musicalidade e educação, como também dá aulas de capoeira em Freising, Alemanha.  Doutor em Antropologia Social pela PPGAS-UFSC em Florianópolis em parceria com DAAD e Instituto de Etnologia da Universidade de Munique (LMU) Alemanha, com pesquisas sobre migrações, transnacionalidade, negociação  cultural e subjetividade no contemporâneo. Mestre em Planejamento do Desenvolvimento pelo NAEA-UFPA onde desenvolveu trabalhos sobre patrimônio imaterial, sustentabilidade cultural e análise de politicas públicas. MBA em Gestão Empresarial pela FGV-RIO/IDEAL.