fbpx

Londres – Conferência Mundial de Língua Portuguesa – Mesa 1

Tema: “O Português no Mundo: Língua de Herança e Politicas Linguisticas”

Coordenadora: Maria José Maciel (Noruega) 

Andreia Sánchez Moroni (Espanha)

É doutora em Linguística Aplicada pela Unicamp, Brasil, e em Estudos Linguísticos, Literários e Culturais pela Universitat de Barcelona (UB), Espanha. Desde 2010, pesquisa e promove o português como língua de herança na comunidade brasileira residente na Catalunha, Espanha. Membro do Centro Universitário de Sociolinguística e Comunicação (Centre Universitari de Sociolinguística i Comunicació, CUSC) da UB e do grupo de pesquisa MultiFaRE – Multilinguismo em Contextos Familiares, Religiosos e Educacionais. É sócia-fundadora da Associação de Pais de Brasileirinhos da Catalunha (APBC), onde foi presidente na gestão de 2015-2017. Também é tradutora, editora, autora de livros infantis e contadora de histórias.

Janete Borges Santana (Japão)

Graduada em Licenciatura em Pedagogia (UFMT), Teologia (FTSA), Licenciatura em Letras (Clarentino) e Pós graduada em Psicopedagogia Clínica e Empresarial (UCB). Especialização: PLH – Português como Língua de Herança. Hipnose Clínica e PNL – Programação Neurolinguística. Professora e psicoterapeuta.  Leciona na escola brasileira no Japão – Educação Infantil e 5.Ano Fundamental. I. Trabalha com aulas particulares de reforço, português, alfabetização e letramento. Professora no projeto da cidade de Toyokawa-Shi para os alunos que estudam na escola japonesa e querem aprender o PLH.

Julliane de Oliveira Rüdisser (Áustria)

Natural de Alegrete, RS.  Professora Lic. e mestra em educação e ensino de línguas estrangeiras pela Universidade de Innsbruck, Áustria.  Doutoranda em didática de ensino de línguas estrangeiras pela mesma universidade.  Professora com 20 anos de atuação, pesquisadora nas áreas de multilinguismo, línguas de herança e direitos de minorias.  Coordenadora do projeto Mala de Herança em Tirol.  Consultora em educação multilingue.

Miriam Müller Vizentini (Suiça)

É psicóloga graduada e licenciada pela PUC-SP. Coordenadora pedagógica, professora, mediadora cultural, membro da Conferência de Educadores de Língua e Cultura de Origem do cantão Zurique (HSK Konferenz).