fbpx

Focus Brasil Veneza – Reconhecimento

Foto-Piccoli

Antonio Luis Piccoli (homenagem póstuma) – Membro do Board do Focus Brasil Veneza

Figura exponencial da comunicação brasileira, tanto no Brasil quanto na Itália, onde vivia desde 2005. Diretor da radio Conegliano e líder da associação “Veneto-Brasile”Natural de Bento Gonçalves, Brasil, Piccoli passou sua vida entre o Vêneto e a América do Sul. Graduado em Jornalismo, lecionou por vinte anos na Pontifícia Universidade de Porto Alegre. Sua grande paixão, porém, sempre foi o rádio. Em 1983, junto com seu irmão Carlos Domingos, criou o “Grupo Rscom”, uma emissora muito popular no Brasil. Presidente da “Fundação Cultural Vale Veneto”, mudou-se para San Vendemiano em 2005, tornando-se diretor da Rádio Conegliano e liderando a associação “Veneto-Brasile” com sede também em Conegliano. Nas últimas semanas, seu estado de saúde piorou drasticamente, obrigando-o a ser internado no hospício Antica Fonte, onde na quinta-feira, 18 de fevereiro, sentiu saudades do carinho de sua família. Seu objetivo sempre foi fortalecer a irmandade e o vínculo entre a nossa região (pátria de seus avós) e o Brasil para onde voltou pela última vez em 2019 junto com uma delegação de Conegliano. Piccoli deixa sua esposa Maristela, filha Giuliana (10 anos), mãe Assunta e os irmãos Beatriz, Carlos e Silvana junto com dezenas de amigos e colegas que conheceu em uma vida de trabalho e paixão pelo rádio.

FOTO-SILVIA-BATISTA

Silvia Batista

Criou uma rede de apoio informal e voluntária, durante a pandemia com o objetivo de promover ações coletivas, incentivando e mobilizando as pessoas, pedindo ajuda aos brasileiros residentes em todo território e aos italianos, para poder ajudar e criar alternativas possíveis e imediatas para pessoas em situações vuneráveis, tais como:

– Mulheres e crianças em um contexto de violência doméstica (mulheres que fugiram dos lares com a roupa do próprio corpo)
– Fornecimentos de roupas, acessórios, alimentos
– Violência de Gênero (pessoas transexuais, sem um apoio residencial, sem apoio familiar, sem bens de primeiras necessidades;
– Pessoas com vunerabilidades sociais: alimentos, roupas e ajuda financeira para pagamento de contas (luz, aquecimento, água).