fbpx

Focus Brasil New York 2022

Painel 18 - Tema: ``Cinema Brasileiro & literatura``

MODERADORA: Mila Burns (USA)

É professora no departamento de estudos Latino Americanos e Latinos em Lehman College e diretora do Centro de Estudos Latino Americanos, Caribenhos e Latinos no The Graduate Center, da City University of New York, a CUNY.   Ela é doutora em história pelo Graduate Center, tem mestrado em antropologia social pela UFRJ e em Estudos Latino Americanos pela Columbia University. É formada em jornalismo pela UFRJ e por quase 20 anos trabalhou como repórter e apresentadora da Rede Globo. Mora em Nova York há 14 anos e na cidade apresentou o Planeta Brasil, Globo Notícia Américas e América News.

Redes Sociais: https://milaburns.wordpress.com/

Bia-Oliveira

Bia Oliveira (USA)

Bia Oliveira, educadora, formada em Letras, especialista em Literatura, atriz, diretora artística, produtora cultural, roteirista e preparadora de atores com grande destaque no teatro e no cinema. Com 30 anos de experiência no mercado artístico, apresenta um olhar diferenciado para descobrir novos talentos. Diretora do Teatro Gláucio Gill, equipamento pertencente à FUNARJ, ministra aulas de interpretação cênica, no Teatro Fashion Mall, e trabalha como preparadora de elenco. Atualmente, fazendo Mestrado em Audiovisual e Novas Mídias, escrevendo seu terceiro livro e desenvolvendo projetos digitais. A Diretora em 2020 publicou dois livros e recebeu prêmios internacionais com seu filme.

Email: biarteventos@gmail.com

Daniel-Burity

Daniel Burity (USA)

É um cineasta brasileiro radicado no Brooklyn, em Nova York. Iniciou sua carreira dirigindo e escrevendo para a TV Cultura em sua cidade natal em Salvador, Bahia. Aos 27 anos, Daniel mudou-se para Nova York e desde então trabalhou em produções de cineastas aclamados como Martin Scorsese e Steven Spielberg. Seus filmes ganharam diversos prêmios nos Estados Unidos e apareceram em publicações como Time Out NY e Huffington Post. Daniel filmou artistas como Yoko Ono, Madonna e Debbie Harry entre outros. Seu novo filme se chama, “Hell of a Pitcher”, e recentemente recebeu o prêmio de melhor filme no Art of Brooklyn Film Festival.

Francisco Quinteiro Pires (USA)

É jornalista e doutor em estudos culturais e literários pela New York University, a NYU. Atualmente, trabalha no livro Colonialismo tátil: A produção sensorial de espaços e subjetividades no cinema afro-luso-brasileiro. Os seus artigos acadêmicos já foram publicados no Journal of Lusophone Studies, Luso-Brazilian Review e Brasiliana: Journal for Brazilian Studies. Francisco Quinteiro Pires vive nos Estados Unidos desde 2010. Ele trabalhou nas redações da revista CULT, do Jornal Destak e de O Estado de S. Paulo. Também colaborou com a Folha de S. Paulo, Valor Econômico, Carta Capital, Cult e Superinteressante e Tv Globo. Ele foi o cinegrafista da temporada do Planeta Brasil na estrada, exibido pelo canal internacional da Globo.

Redes Sociais: https://franciscoquinteiropires.com/about/

Yves_Goulart

Yves Goulart (USA)

É ator, cineasta e repórter cinematográfico. Vive nos Estados Unidos desde 2006. Formado em Cinema e pós-graduado em Educação, na Universidade Gama Filho, Goulart iniciou a sua carreira em 1995, como ator nos palcos paranaenses.   Como cineasta, dirigiu 11 projetos de curtas e longas-metragens, que participaram de vários festivais de cinema, incluindo o premiado documentário Além da Luz, exibido na ONU, no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.  Em 2010, recebeu o prêmio Brazilian Press da imprensa brasileira nos Estados Unidos, pelo destaque obtido em suas realizações na área de cinema. No mesmo ano, foi nomeado ‘Personalidade Lusófona’ pela Associação CHAMA, da Universidade de Strasbourg, na França.  Atualmente está finalizando o curso de pós-graduação em Psicanálise no Século 21, na FAAP, e o seu próximo documentário biográfico sobre o tenor brasileiro Aldo Baldin

Focus Brasil New York 2022

Agenda

Confira a Agenda do Focus Brasil New York 2022, entre 22 e 27 de Agosto

Inscrições

Inscreva-se para o segmento presencial do Focus Brasil New York 2022