fbpx

PAINEL 8

URIHI – A LITERATURA QUE VEM DOS POVOS INDÍGENAS

4 DE OUTUBRO // 4:00 PM

Marcia Kambeba

MODERADORA

Escritora e ativista, geógrafa pela Universidade do Estado do Amazonas, especialista em Educação Ambiental e Mestre em Geografia. indigena do povo Omágua/Kambeba do Amazonas, nasceu na aldeia Belém do Solimões em 1979 e se criou na cidade de São Paulo de Olivença -AM. Na sua formação acadêmica é Geógrafa pela Universidade do Estado do Amazonas, especialista em Educação Ambiental e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas. É escritora, poeta, compositora, fotógrafa, palestrante, ativista, professora. Desenvolve um trabalho em que apresenta as várias linguagens da arte para falar da resistência dos povos indígenas e da Amazônia.

Auritha Tabajara

PARTICIPANTE // Brasil

É uma escritora brasileira, poeta e contadora de histórias, conhecida por ser a primeira cordelista indígena do Brasil. O seu livro Magistério Indígena em Verso e Poesia foi considerado como de leitura obrigatória nas escolas públicas pelo Estado do Ceará.

Fernanda Vieira

PARTICIPANTE // Brasil

Nascida no Rio de Janeiro, corpo (sub)urbano Indígena, mestiça, indigeno-descendente, de origem Xokó FERNANDA VIEIRA é ativista, escritora, poeta, professora, tradutora, doutoranda, pesquisadora em Estudos de Literatura pela UERJ, Visiting Scholar na Boston University (2019/2020) e membro do GRUMIN (Grupo Mulher - Educação Indígena). Publicou "Crônicas ordinárias", sua primeira obra de ficção, em 2017 pela Macabéa Edições. Fundou e mantém ikamiaba.com.br, portal sobre literaturas Indígenas.

Ricardo Tupiniquim Ramos

PARTICIPANTE // Brasil

Doutor em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia, Professor da Universidade do Estado da Bahia. Militante indígena, poeta, contista, cronista.