fbpx

PAINEL 5

O QUE É SUCESSO NA NOVA LITERATURA INFANTO-JUVENIL

04 DE OUTUBRO // 10:00 am

Jamile do Carmo

MODERADORA

Natural de Cruz das Almas-BA, é professora, escritora, artista visual e pesquisadora. Ela fez bacharelado e mestrado pela Academia de Artes-UFBA (Universidade Federal do Estado da Bahia), onde leciona Teoria da Percepção Visual e da Arte História. Na UNEB (Universidade do Estado da Bahia) lecionou no âmbito do projeto Rede UNEB 2000, na disciplina de Educação Artística. Na Alemanha trabalhou na Universidade Técnica de Nuremberg (Georg Simon OHM) e na Friedrich-Alexander Univ. Nuremberg-Erlangen, onde fez sua tese de doutorado na disciplina Romanística. Possui diversos prêmios literários, publicações, e está envolvido em diversos projetos interculturais (nacionais e internacionais).

Celina Bezerra

PARTICIPANTE // Brasil

É natural do Rio de Janeiro, mora em Salvador - Bahia, desde 1995. Formada em Letras Português/Inglês e suas respectivas Literaturas. Possui Especialização em Educação Inclusiva e em Educação da Infância com Ludicidade, possui MBA em Gestão de Recursos Humanos. É Escritora de livros infantis com temas voltados à Inclusão. Autora de "Bruna, uma amiga Down mais que especial" 2017 e "Sabrina, a menina albina.", 2019.livros que mostram a inclusão através de uma personagem com Síndrome de Down e a diversidade étnica através de uma personagem albina, respectivamente. Membro Correspondente da Academia Litero Cultural de Sergipe. Vencedora do Premio Destaques Literarios AILB 2023. "É autora também dos livros: "Charles, a estrela autista" (2021), "O pequeno grande Tião, o menino com nanismo" (2021) e "Sara, a sereia rara" (2023), seus 5 livros foram publicados pela Editora InVerso, e fazem parte da Série Amigos Especiais."

Lucia Bettencourt

PARTICIPANTE // Brasil

Doutora em Literatura Comparada. Autora do livro A secretária de Borges ( Record, 2005), de Linha de Sombra( Record , 2008), de O amor acontece ( Record, 2012), de O regresso, a última viagem de Rimbaud ( Rocco, 2015). Recebeu o prêmio Sesc pelo livro de contos A secretária de Borges em 2005, e o Prêmio da Academia Brasileira de Letras pelo livro de crítica literária O banquete (Vermelho Marinho, 2012). Seus livros infantis publicados pela Escrita Fina ( a cobra e a Corda, Botas e Bolas, O sapo e a sopa, A oca e a toca ) e pela Bambolê ( O olho do piolho e Uma aventura para três, sendo este último um romance juvenil).

Raul Marques

PARTICIPANTE // Brasil

Nasceu em São Paulo e vive com a família em São José do Rio Preto (SP). É jornalista e escritor. Autor de biografias, textos poéticos, obras empresariais e histórias infanto juvenis, área com maior número de publicações, como o livro O caminho da escola (Aletria, 2021), A revolução das crianças . O menino que reinventou o mundo, As histórias e A menina que adorava perguntar.

Vanessa Ratton

PARTICIPANTE // Brasil

É jornalista, psicopedagoga, especializada em Justiça Restaurativa e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Poeta, escritora infantil e juvenil e editora. Integra e organiza as Coletâneas do movimento nacional de mulheres escritoras, o Mulherio das Letras. Colunista do jornal A tribuna de Santos. Indicada ao Premio Barco a Vapor em 2023.