fbpx

PAINEL 4

AFRICA, VOZES QUE NÃO CALAM

3 DE OUTUBRO // 6:00 PM

Isabel Cintra

MODERADORA

é escritora brasileira, mãe de duas meninas e, na literatura, traduz às crianças temas complexos como diversidade, tolerância, preconceito e representatividade. São 6 livros até o momento, publicados no Brasil e também no exterior, sendo dois destes títulos selecionados para as escolas publicas dos estados de São Paulo (Corvo-correio, pela Mazza Edições) e no estado do Paraná (Nzinga Menina Rainha - pelo Sistema Positivo de ensino). Há 20 anos uniu forças com o irmão Zeka Cintra que é ilustrador e desenhista, para trabalhar na publicação de livros lúdicos com personagens negros. Mora atualmente em Estocolmo, capital sueca.

Aldo Moraes

PARTICIPANTE // Brasil

É músico, escritor e jornalista. Nascido no Paraná, conquistou prêmios como artista na Europa, Estados Unidos e Brasil. Publicou em diversas coletâneas nacionais e 7 livros pelo Clube de Autores. Criou o programa cultural batuque na caixa em 1999 e foi secretário de cultura de Londrina/PR. Nos últimos anos, foi escritor convidado de festas literárias como FIIC, Londrix, Encontro de poeta em Cuba, FLIM e Encontro de poetas em Lima/Peru.

Antonio Marcos Cajé

PARTICIPANTE // Brasil

Mestre em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas pela Universidade Federal do Recôncavo. Pedagogo, professor de filosofia e escritor das Obras: Afrocontos: Ler e ouvir para transformar (Quarteto editora 2014); Amali e sua história (Editora Mondrongo 2017); Zula a guerreira (Editora Metanoia 2018); Ara, o menino trovão (Editora Metanoia 2020); Akin o rei de Igbo (Editora Malê 2020); Makori a pequena princesa (Editora Ereginga Educação 2021); Igbo e as princesas (Editora Ereginga Educação 2021). Tendo vários artigos publicados em revistas acadêmicas, e em livros de coletâneas acadêmicas. Meus livros são de gênero literário de contos, onde busco o brio da cultura negra, fortalecendo através da ficção novas possibilidades para o combate ao racismo.

Carlos Gildemar Pontes

PARTICIPANTE // Brasil

Escritor, doutor em Letras, UERN. Prof. Literatura, UFCG/Campus de Cajazeiras. Tradutor, revisor e ghostwriter. Coordena o Círculo de Pesquisa em Literatura, Estudos Decoloniais, Identidade e Mestiçagem, UFCG/CNPQ; Tem 23 livros publicados e vários Prêmios Literários, em destaque: Prêmio Ceará de Literatura, com o livro “O olhar de Narciso”, 1993; Prêmio Nacional Audifax Amorim, Poesia 2005; Prêmio Portugal Telecom, (indicado) com o livro “Os gestos do amor, 2005”. Traduzido e publicado nas Revistas Bohemia e Antenas, Cuba.

Simone Botelho

PARTICIPANTE // Brasil

É paulistana, Pós graduada em Artes da Educação , pedagoga e dançarina, tem como influência os ritmos e manifestações afro-culturais. Colunista do Jornal Empoderado , em sua página escreve, resenhas e indicação de livros infantis. É autora do livro infantil e infanto juvenil; Aqui no morro tem princesa sim! Professora na rede pública de São Paulo, além de ministrar aulas de samba, para crianças é ativista de causas raciais, sociais e culturais é uma das fundadoras e idealizadoras do coletivo As Pretas.