fbpx

PAINEL 3

O CORDEL NA MPB

03 DE OUTUBRO // 4:00 PM

Alex Abdo

MODERADOR

Jornalista,Poeta,Artista Plástico, Comunicador, Acadêmico Imortal, Embaixador da Paz, DHC Comunicação

Abelardo Nogueira

PARTICIPANTE // Brasil

Abelardo Nogueira é natural de Aracoiaba-Ce. Músico, poeta, escritor e cordelista premiado em diversos concursos literários das UBTs - União Brasileira de Trovadores e OMTs - Organización Mundial de Trovadores. É autor de várias obras, participa de inúmeras Antologias tanto físicas quanto virtuais, nacionais e internacionais, inclusive, de Academias de Letras em alguns estados.

Antonio Marcos Bandeira

PARTICIPANTE // Brasil

É graduado em Licenciatura Específica em Português. Pós Graduando em Gestão e Docência do Ensino Superior e Pós-Graduado em Gestão e Coordenação Escolar. Professor, ator e diretor teatral e escritor.

Elizangela Sá Brito Soares

PARTICIPANTE // Brasil

É graduada em Letras pela Universidade estadual Vale do Acarau, onde também tornou-se especialista em língua portuguesa e literatura. Cordelista, sua produção literária tem forte apelo social e é divulgada nas redes sociais, como forma de obter maior difusão para os cordéis que produz. Seu objetivo é fazer com que, por meio do cordel, possa tratar de temas sociais relevantes, como empoderamento feminino, direitos fundamentais, igualdade de gênero, minorias e política.

Graziela Barduco

PARTICIPANTE // Brasil

É uma multiartista brasileira e mestre em Artes da Cena pela Escola Superior de Artes Célia Helena. É atriz, diretora, escritora, cantora, arte-educadora e editora de vídeo, bem como autora dos livros "Na Rima da Menina" (editora Versejar) e "Lutei Contra 100 Leões - Todos os 100 eram Jumentos" (editora Feminas) e faz parte do coletivo Teodoras do Cordel Artevistas SP – Mulheres unidas em prol do cordel.

Junior do Cordel

PARTICIPANTE // Brasil

Nascido na Cidade de Jaguaribe, Estado do Ceará. Formado em Pedagogia – URCA – Universidade Regional do Cariri. Processos Gerenciais – Estácio FIC. Especialista em Gestão Pública – UECE – Universidade Estadual do Ceará. Curso de Extensão em Educação de Jovens e Adultos – UFC – Universidade Federal do Ceará. Ao utilizar em sala de aula a Literatura de Cordel, através dos clássicos desse gênero literário, despertou o desejo de escrever poesia em versos livres e também no gênero cordel. Algumas das obras publicadas ocupam destaque de vendas nas bibliotecas virtuais, são elas: Autismo não é doença, O Menino que Deixou de Sorrir, Ioiô o bode boêmio, As topadas de Anunciação, entre outras.