fbpx

PAINEL 2

ANTOLOGIA E COLETÂNEAS, SUTÍS DIFERENÇAS

3 DE OUTUBRO // 2:00 PM

Oscar Garcia

MODERADOR

É prefaciador, palestrante, curador, mediador e organizador de eventos literários entre muitas outras atividades voltadas para o mundo dos livros! É conselheiro do CRB-8 Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo. Oscar Garcia é leitor inveterado. Formado em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos no ano de 2002, trabalhou em universidades, museus, centros culturais e empresas de comunicação. Atuou como bibliotecário em Londres na BCA (Brazilian Contemporary Arts), ONG voltada a divulgar a cultura brasileira no Reino Unido. É bibliotecário escolar a mais de 14 anos, atualmente é responsável por uma Biblioteca na cidade de São Paulo, com a missão principal de formar leitores. Nesses anos, levou às suas Bibliotecas mais de 150 autores, ilustradores, contadores de histórias entre outros, sempre realizando atividades culturais com o objetivo de trazer o prazer de ler aos estudantes, professores, colaboradores e comunidade. É apresentador, curador e produtor do podcast O prazer de ler, programa voltado à literatura com leitura de contos, crônicas, poesias, trechos de livros e até obras completas, sempre com a participação dos próprios autores que comentam a sua obra. O podcast que foi ao ar em fins de Maio/2020, já chegou a 46 países, todos os continentes, todos os estados brasileiros. Atualmente o podcast O Prazer de Ler está na quarta temporada.

Jeane Tertuliano

PARTICIPANTE // Brasil

Natural de SMC e residente de CA, Alagoas — Brasil. É graduada em Letras (Uneal), pós-graduada em Linguística, Literatura Africana, Indígena e Latina (Faculeste) e D. H. C. em Educação (Febacla). Professora de Inglês-Português e Vice-presidenta do Conselho Municipal de Políticas Culturais, é mediadora do clube de leitura Leia Mulheres e colunista na Revista Internacional The Bard. Em 2022, foi agraciada com a 1ª colocação no Prêmio Destaques Literários Focus Brasil – New York, na categoria Crônicas e Contos. No ano corrente, alcançou o 1º lugar no 38º Concurso Internacional de Poesias, Contos e Crônicas, na categoria Poesia. Atualmente, é autora de doze livros, coautora em cerca de cem coletâneas poéticas e organizadora de dezoito projetos antológicos.

Lucia Amelia Aeberhardt

PARTICIPANTE // Suiça

Transmitir amor ao próximo, dar um novo significado para a vida de milhares de pessoas, levar uma palavra de esperança aos que precisam. Estes são alguns dos propósitos da embaixadora da paz, arte terapeuta, palestrante, e fundadora do projeto MADALENA’S Suíça-Brasil, LÚCIA AMÉLIA AEBERHARDT, que ficou conhecida com o pseudônimo de LÚCIA BRÜLLHARDT, brasileira de São Paulo, naturalizada suíça, onde vive no território helvético há mais de três décadas. Graduada em Publicidade, Teologia e Estética Internacional, com pós graduação em comunicação, a empreendedora social é premiada nacional e internacionalmente por seus trabalhos literários e sociais, em seu currículo artístico consta oito livros publicados em português, francês, alemão e inglês, sendo um deles direcionado ao público infantil, e a participação como coautora em várias antologias. Em seu currículo, foram realizadas conferências na ONU (Genebra), Consulado Geral do Brasil em Genebra e Zurique. Seu portfólio conta com Cd’s, Dvd’s, livro digital e um documentário de curta metragem efetuado pela Mima Vision Suisse intitulado: “Lúcia, an autre destin”, distribuído em 23 países francófonos. Lúcia tem se destacado em suas atividades através do Prevenção Madalena’s na Suíça (com apoio direto as vítimas) e no Brasil.

Samira Aparecida de Camargo

PARTICIPANTE // Brasil

Escritora, professora especialista em alfabetização e psicopedagoga, SAMIRA CAMARGO participou de várias antologias e escreveu os livros, "Só mesmo com muita fé" e "As 7 Marias", livro que tem duas premiações. Fundadora do projeto Tertúlia Lusófona, que tem como objetivo levar a Língua Portuguesa para todos os filhos de imigrantes lusófonos do mundo todo. Acredita que a literatura é a maior amiga das crianças e dos adultos.

Roberta de Souza

PARTICIPANTE // Brasil

É jornalista, escritora, umbandista e mãe.Comanda, desde 2015, o Grupo Gaia Comunicação e a Afeto Editora (desde 2022). Tem em seu currículo literário participação e coautoria em 10 Antologias e 4 Coletâneas. Tendo organizado 8 delas. Publicou 5 livros solos e 2 biografias. Foi homenageada com a Medalha comemorativa dos 200 anos da Câmara Municipal de Niterói. É membro/fundadora do Instituto Cultural Povo do Livro de Maricá, e membro da ACILBRAS – Academia de Artes, Ciências e Letras do Brasil, cadeira 865. Sua editora Afeto foi agraciada com o prêmio Destaques Literários AILB 2023.