fbpx

PAINEL 14

VISIBILIDADE DAS EXPRESSÕES CULTURAIS AFRO-BRASILEIRAS

6 DE OUTUBRO // 10:00 AM – 12:00 PM

Carlos Borges

MODERADOR

Jornalista, produtor cultural e autor - Mora nos Estados Unidos há mais de 30 anos. Desenvolveu uma longa e bem-sucedida carreira no Brasil antes de se mudar para os EUA. Trabalhou nos principais diários da cidade enquanto dirigia simultaneamente afiliadas de televisão: Globo, Bandeirantes ou SBT, em Salvador, BA. Mudou-se para os EUA em 1990 para participar da implementação do Canal Nickelodeon. Ali iniciava uma nova carreira, criando mídias e eventos focados no público de língua portuguesa. É o fundador da Fundação Focus Brasil que em 27 anos de existência, já realizou mais de uma centenas de eventos, em mais de 20 cidades, em 8 países. Seu foco sempre foi a promoção da cultura, a discussão e propagação de temas brasileiros no exterior. É autor de 3 livros, sendo o último “Observando Estrelas” - onde o leitor poderá desfrutar histórias e momentos vividos pelo autor, com alguns dos principais nomes da Música Popular Brasileira como: Caetano Veloso, Elis Regina, Glauber Rocha, Chacrinha, Wanderléa, Ney Matogrosso, e muitos outros.

Eliana Marcolino

PARTICIPANTE // EUA

Jornalista, Documentarista, Doutora em Comunicação Social - Bacharel em jornalismo com Mestrado e Doutorado em Comunicação Social. Professora Universitária. Pesquisadora visitante da FIOCRUZ no Instituto de Informação Cientíifica e Tecnológica em Saúde. Atua principalmente nos seguintes temas: Comunicação e Saúde, Divulgação Científica, Teorias da Comunicação, Jornalismo Impresso, Jornalismo Online e Redes Sociais, Metodologia da Pesquisa Científica e produção de audiovisual. Colaboradora Cultural - parceria professora Doutora Doris Sommer, Harvard University. Escreve para o Jornal Brazilian Times. Mora em Marlborough, Massachusetts e desde 2015 assumiu o ativismo na luta em defesa das mulheres com a publicação do livro “Cartas pra Elas” em coautoria com Dulce Gil. Fundadora e coordenadora do projeto “Cartas pra Elas”, o qual advoga em defesa das mulheres e meninas vulneráveis. Produtora dos documentários: Portas que se Abrem e Arte de Viver. Membro da AILB, premiada com o “Destaques Literários 2023” na categoria Biografias.

Rita Queiroz

PARTICIPANTE // Brasil

Professora na Universidade Estadual de Feira de Santana – Tem pós-doutorado em Estudo de Linguagens, doutorado em Filologia e Língua Portuguesa, mestrado e graduação em Letras pela Universidade de São Paulo – USP. Publicou diversos livros na área de Filologia, com ênfase em edição de documentos antigos, dos séculos XVIII ao XX. No grupo Confraria Poética Feminina, já publicou mais de dez poemas. EA escritora tem uma dezena de livros publicados, em sua maioria poemas. Membro da Academia Internacional de Literatura Brasileira, recebeu o premio Destaques Literários 2023 na categoria Cronicas e contos.

Silvana Magda

PARTICIPANTE // EUA

Cantora, compositora, dançarina, coreógrafa, diretora musical, produtora e empresária - Brasileira, de Salvador, BA. Mudou-se para os EUA em 1984 com o objetivo de expandir a sua carreira internacionalmente, onde mora há mais de 39 anos. Conquistou espaço como uma das maiores divulgadoras da cultura brasileira, sobretudo a baiana, no mundo. Em NY, ensinou dança brasileira no Hunter College, Rutgers University, Leake and Watts Foster Care e Art Connections. Criou sua própria companhia de dança, a Viva Brazil Dance Company, tornou-se produtora e foi a coordenação geral do Brazilian Day NY. Em 2008 criou a Lavagem da Rua 46, desfile e festival cultural que leva a diversidade da cultura brasileira para as ruas de NY. Ganhadora de diversos prêmios relacionadas a cultura, o que lhe rendeu em 2014 a Comenda da Ordem Cruz de Reconhecimento Social e Cultural – Grau Gran Comendadora.