fbpx

PAINEL 11

O FUTURO DA ESCRITA, LUXO OU LIXO?

05 DE OUTUBRO // 1:30 PM – 3:00 PM

Nereide Santa Rosa

MODERADORA

Escritora, arte-educadora e pedagoga. Vive nos Estados Unidos desde 2017. Tem formação em Arte, Música, Matemática e Pedagogia. Desde 1990, quando publicou seu primeiro, desenvolveu uma carreira de escritora de sucesso atingindo a cifra de mais de meio milhão de livros vendidos, publicados em várias editoras brasileiras como Editora Moderna, Callis, Ediçoes Pinakotheke, Editora Saraiva, entre outras. Tem cerca de 85 livros publicados e vários de seus títulos receberam prêmios pela Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil e ABBY e no ano de 2004, foi agraciada com o Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro, o mais importante prêmio de Literatura Brasileira. Atualmente continua escrevendo e publicando no Brasil e no exterior, CEO da editora norte-americana Underline Publishing, Diretora do Focus Brasil NY – Encontro Mundial de Literatura Brasileira, coordenadora da Academia Internacional de Literatura Brasileira e produtora executiva dos Programas Livro Aberto e BookBox na plataforma Focus Brasil Digital.

Carlos Borges

PARTICIPANTE // EUA

Jornalista, produtor cultural e autor. Mora nos Estados Unidos há mais de 30 anos. Desenvolveu uma longa e bem-sucedida carreira no Brasil antes de se mudar para os EUA. Trabalhou nos principais diários da cidade enquanto dirigia simultaneamente afiliadas de televisão: Globo, Bandeirantes ou SBT, em Salvador, BA. Mudou-se para os EUA em 1990 para participar da implementação do Canal Nickelodeon. Ali iniciava uma nova carreira, criando mídias e eventos focados no público de língua portuguesa. É o fundador da Fundação Focus Brasil que em 27 anos de existência, já realizou mais de uma centenas de eventos, em mais de 20 cidades, em 8 países. Seu foco sempre foi a promoção da cultura, a discussão e propagação de temas brasileiros no exterior. É autor de 3 livros, sendo o último “Observando Estrelas” - onde o leitor poderá desfrutar histórias e momentos vividos pelo autor, com alguns dos principais nomes da Música Popular Brasileira como: Caetano Veloso, Elis Regina, Glauber Rocha, Chacrinha, Wanderléa, Ney Matogrosso, e muitos outros.

Ciro Pelicano

PARTICIPANTE // EUA

Tem uma longa ficha de serviços na literatura de humor. Escreveu crônicas (Última Hora, Folha de São Paulo, Diário Popular, Meio & Mensagem), histórias infantis (Era uma Vez uma Rês; O Porquinho Boa Vida), participou da antologia O Conto da Propaganda, criou textos satíricos para a Revista Status, colaborou no tabloide Ovelha Negra, preencheu cinco livros de micro textos (A Última Coisa Que Eu Pretendo Fazer Na Vida É Morrer; Quando O Poder Corrompe, Corrompe A Não Mais Poder; As Pessoas Ficam Insuportáveis Quando Eu Bebo; Não Deixe Que Um Dia De Sol Estrague Seu Mau Humor; Atingi a Sabedoria, Mas Só De Raspão) e tem um sexto título à procura de editora. Excluídas as horas em que não esteja fazendo nem uma coisa nem outra, divide seu tempo entre a publicidade e a escrita.

Mila Burns

PARTICIPANTE // EUA

É jornalista, formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente apresenta o Globo Notícia Américas, transmitido de Nova York, aos domingos, pela TV Globo Internacional. Também trabalhou na TV Globo no Brasil, na Globo.com e na The Economist. Atualmente contribui, de Nova York, com publicações brasileiras. Além disso, é Ph.D. em História no Graduate Center / CUNY e leciona no Hunter College. Também integra a equipe do Centro de Estudos Latino Americanos da instituição (CLACLS), onde é Diretora Administrativa. Concluiu, em 2012, o mestrado em Estudos Latino Americanos pela Universidade de Columbia, em Nova York. Recebeu uma bolsa de estudos do prestigioso Instituto Lemann. Também possui um mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Museu Nacional) e em História pelo The Graduate Center, CUNY.