fbpx

ABERTURA OFICIAL DO FOCUS BRASIL NEW YORK 2023

5 DE OUTUBRO // 9:30 AM

EMBAIXADOR ADALNIO SENNA GANEM

Cônsul-Geral do Brasil em Nova York

Diplomata de Carreira, com ampla experiência em Assuntos Governamentais e Relações Internacionais. Assumiu suas funções como Cônsul-Geral do Brasil em Nova York em 1º de maio de 2023. Formado em Direito, continuou seus estudos de Pós-Graduação em Relações Internacionais e Assuntos Econômicos Internacionais na Academia Diplomática Brasileira e na Universidade de Nova York. Foi Professor de Relações Econômicas Internacionais na Fundação Armando Alvares Penteado e na Universidade Mackenzie em São Paulo, no Curso de Mestrado de Relações Internacionais. No Brasil, foi Chefe das Assessorias Diplomática e Econômica do Vice-Presidente da República Marco Maciel, de 1995 a 1999, Secretário de Relações Internacionais de São Paulo, de 2003 a 2007, e Assessor Diplomático da Comissão de Relações Exteriores do Senado, de 2019 a 2020. Participou no processo de transição de Governo como Assessor Especial do Vice-Presidente da República Geraldo Alckmin, de novembro 2022 a março 2023. No exterior, foi também Cônsul-Geral do Brasil em Atlanta, Miami e San Francisco, Embaixador do Brasil no Panamá, Encarregado de Negócios do Brasil em Paris, Representante Brasileiro junto à OCDE, Delegado Brasileiro na Comissão Europeia, encarregado de negociações têxteis e siderúrgicas, e Diretor do Setor de Promoção Comercial em Nova York e Lima, Peru. Além dessas posições, participou de inúmeras missões Presidenciais e reuniões nas Nações Unidas, na OEA e em outras organizações multilaterais. É casado com Hosana Bittencourt Senna Ganem, ex-representante do Brasil junto à Organização das Nações Unidas para Desenvolvimento Industrial e Diretora Internacional da Câmara de Comércio de São Paulo e da Agência Brasileira de Empresas Médias e Pequenas - SEBRAE. Tem três filhas: Ana Carolina, Danielle e Paula.

Carlos Borges

jornalista, produtor cultural e autor

Mora nos Estados Unidos há mais de 30 anos. Desenvolveu uma longa e bem-sucedida carreira no Brasil antes de se mudar para os EUA. Trabalhou nos principais diários da cidade enquanto dirigia simultaneamente afiliadas de televisão: Globo, Bandeirantes ou SBT, em Salvador, BA. Mudou-se para os EUA em 1990 para participar da implementação do Canal Nickelodeon. Ali iniciava uma nova carreira, criando mídias e eventos focados no público de língua portuguesa. É o fundador da Fundação Focus Brasil que em 27 anos de existência, já realizou mais de uma centenas de eventos, em mais de 20 cidades, em 8 países. Seu foco sempre foi a promoção da cultura, a discussão e propagação de temas brasileiros no exterior. É autor de 3 livros, sendo o último “Observando Estrelas” - onde o leitor poderá desfrutar histórias e momentos vividos pelo autor, com alguns dos principais nomes da Música Popular Brasileira como: Caetano Veloso, Elis Regina, Glauber Rocha, Chacrinha, Wanderléa, Ney Matogrosso, e muitos outros.

Andréa M. Vianna

Diretora Executiva & Produtora

Cursou Administração de Empresas na Universidade Federal da Bahia, com especilização em Marketing. Iniciou sua carreira na como estagiária na TV Aratu em 1985, então afiliada da Rede Globo na Bahia. Após 3 meses de estágio, foi contratada como assistente de Marketing e dois anos depois, assumia a Gerência. Por conta disso, envolveu-se na área de entretenimento, promoção e eventos da emissora. Veio para os EUA em 1990, a princípio para passar um ano estudando e reciclando. Nunca mais voltou e, desde então mora em Miami. Trabalhou em diversas mídias: Florida Review, Luqui TV e em 1992 abriu, uma empresa de marketing & promoção, criadora de eventos como: Miss Brasil-USA, Talento Brasil e outros. Esses eventos deram uma visão muito ampla das comunidades brasileiras nos EUA e em 1997 surgiu o Brazilian International Press Awards, hoje rebatizado de Focus Brasil, que em 2022 completou 25 anos ininterruptos de promoção da imagem positiva do Brasil e dos brasileiros no exterior. É atualmente Diretora Executiva da Focus Brasil Foundation, realizadora de mais de uma centena de eventos em 20 cidades de 8 países. Também é produtora de conteúdo da programação do Focus Brasil Digital: Batata Quente, Focus News, Resenha Focus, Mosaico, Livro Aberto, dentre outros.

Nereide Santa Rosa

escritora, arte-educadora e pedagoga

Vive nos Estados Unidos desde 2017. Tem formação em Arte, Música, Matemática e Pedagogia. Desde 1990, quando publicou seu primeiro, desenvolveu uma carreira de escritora de sucesso atingindo a cifra de mais de meio milhão de livros vendidos, publicados em várias editoras brasileiras como Editora Moderna, Callis, Ediçoes Pinakotheke, Editora Saraiva, entre outras. Tem cerca de 85 livros publicados e vários de seus títulos receberam prêmios pela Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil e ABBY e no ano de 2004, foi agraciada com o Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro, o mais importante prêmio de Literatura Brasileira. Atualmente continua escrevendo e publicando no Brasil e no exterior, CEO da editora norte-americana Underline Publishing, Diretora do Focus Brasil NY – Encontro Mundial de Literatura Brasileira, coordenadora da Academia Internacional de Literatura Brasileira e produtora executiva dos Programas Livro Aberto e BookBox na plataforma Focus Brasil Digital.