fbpx

ESPAÇO LITERÁRIO

13 de Novembro // 3:30 pm

Betty Rozen

PARTICIPANTE // EUA

Nascida no Rio de Janeiro, BETI ROZEN possui diversos livros infanto-juvenis editados nos Estados Unidos, Brasil e Colômbia, incluindo "Dois Continentes","Quatro Gerações".Autora de diversos livros infanto-juvenis, recebeu o Brazilian International Press Award de literatura e cultura nos Estados Unidos e a medalha Machado de Assis da Brazilian Endowment for the Arts em Nova York. Autora dos poemas musicado, lançou um novo livro de poesias "Passamundo" em 2020. Atualmente mora em New Jersey e é representante internacional do Jornal Sem Fronteiras.

Valdívia Beauchamp

PARTICIPANTE // EUA

Jornalista, escritora e pintora. Nordestina nascida no Recife. Fundadora da “Euro American Women Writers, INC” (NYC). Firma Literária com fins filantrópicos. Estudos de Pós graduação, mestrados, Purdue University,(IN -USA), New York University (NYC) Literaturas: Medieval Espanhola, Brasileira e Hispânica. Possui cinco títulos em varias línguas. “Stigma, Saga for a New World”, (Luso Brazilian Books, 2004), “Because of Napoleon” ( Booksurge, NYC,-2008), “GERTRUDE BELL, mentor de Lawrence D’Arabie” (Yvelinedition, France, 2012), “My Mesopotamia Notes of Gertrude Bell” (Booksurge, 2015), “Parnamirim, An American Airbase in the Tropics, 1939-1945. An Inclusive Story”(Oficina do Livro Editora, 2020). Reside em NYC, e continua ativa na área acadêmica. Cristiane Bouger – EUA - artista interdisciplinar e escritora, é cofundadora do Umwelt Studio, no Brooklyn, em Nova York. Ao longo de sua carreira, realizou trabalhos no Brasil, Estados Unidos, Espanha, Romênia, Itália, Chile e Bolívia, e desenvolveu pesquisas independentes na República Tcheca, Japão e Israel. Seus ensaios, artigos e entrevistas nos campos da dança contemporânea, teatro e performance foram publicados em livros, revistas e periódicos no Brasil, Estados Unidos, Portugal e Reino Unido. Em 2022, iniciou a formação do Umwelt Art & Publishing™, selo para publicações de sua produção em arte, crítica cultural e literatura. Cosmografias (Poesia, 2024), inaugura o seu catálogo.

Luiz Madrid

PARTICIPANTE // EUA

Achei um depoimento feito por uma amiga, escritora e psicóloga escolar, que conheci num projeto de escrita para o Teatro em Framingham, MA (2019), que dizia: Luiz Madrid é um escritor peregrino. A paisagem escreve nele. Abismos, praias, quintais, trilhas que o poeta descobre, caminhando “ao longo dos trilhos que seguem a correnteza dos rios até alcançar o grande mar”, que “bate na área quando chega ao seu altar.” Oração, confissão e promessa... lembranças com o travo de frutas proibidas, doçura doida da saudade e agonia intraduzível do imigrante. Na minha jornada literária, os locais que encontro em minhas explorações, parecem evocar em mim, a minha história de origem, que é impregnada de “brasilidade” que ainda bate forte em minhas veias, e minha ligação com a Terra, com a Água e a conexão da Natureza externa com minha natureza interna. O som e sotaque das palavras nos mais diversos idiomas, outras culturas se traduzem com essa conexão. Contínuo descobrindo outras vozes através de novos estudos sobre ficção, não-ficção, poemas epistolários, memoirs, prosa e roteiros de cinema. Nos últimos anos, me deparei com a literatura infantil. Publiquei Grilherme, o Sonhador (2023), e senti que meus horizontes trouxeram à tona as velhas memorias infantis. O regaste dessas memorias é um caminho fascinante para qualquer escritor de forma geral. Como imigrante tenho descoberto que meu coração mora em mais de um lugar. É difícil entender as vezes, quem somos, como vivemos e o que acreditamos. Compartilho uma gatha de Thich Nhat Hanh , um grande mestre budista e defensor da Paz: “As palavras podem viajar milhares de quilômetros. Que minhas palavras criem compreensão e amor mútuos. Que elas sejam tão bonitas quanto pedras preciosas, tão lindas quanto flores.”

Miriam Carlech

PARTICIPANTE // EUA

brasileira, residente em New Jersay, Estados Unidos, Mineira, Formada em Direito e Pedagogia. Funcionaria Publica Aposentada. Iniciante na Literatura Brasileira com o meu primeiro livro. Spike Um Anjo de Quatro Patas.Eu gosto de ler bons livros e de viajar por este mundo afora, para conhecer lugares, Paises e pessoas interessantes.Gosto de fazer voluntariado e ajudar pessoas.Tenho uma adoracao pela minha familia e pela vida. Sou grata a Deus pela minha vida e por acordar todos os dias com saude e energia para continuar a minha jornada neste Planeta. Gratidao ! por tudo o que tenho, Amem!