fbpx

DESTAQUES LITERÁRIOS 2022

Conheça os Destaques Literários do Focus Brasil NY 2022.

Categoria ANTOLOGIAS - ALEX XELA LIMA

É baiano de Paulo Afonso. Licenciado em Letras, atua como professor da rede estadual de ensino na Bahia. É autor do livro Cinquenta Tons de Poesia (2016), organizador da Antologia Poemas de Quarentena (2020) e da Natal com Poesia (2020) e possui textos publicados em diversas antologias poéticas; é membro fundador da Academia Santabrigidense de Letras e Artes (ASLA), membro associado à União Brasileira de Escritores (UBE) – Núcleo Arapiraca-AL e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Poetas Aldravianistas (SBPA).

Categoria AUTO-AJUDA - ALEXANDRE DINIZ GOMES

Nascido em Resende, em 19/ 12/ 1985 vindo de família simples, começou a se dedicar a escrever poemas aos 12 anos de idade. Livros publicados: Poemas de um adolescente – 2017 ( Editora Chiado) Book e e-book Participação em antologias: Quarentena – 2020 Editora Chiado ( Poemas), Liberdade – 2019 Editora Chiado ( Poemas), Além da terra além do céu volume 4 – 2019 Editora Chiado ( Poemas), Além da terra além do céu volume 3 – 2018 Editora Chiado ( Poemas), Além da terra além do céu volume 2 – 2017 Editora Chiado ( Poemas).

Categoria BIOGRAFIAS - MARCO ANTÔNIO PRAXEDES DE MORAES FILHO

É Analista Judiciário – Área Judiciária do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará – TJ/CE (SPJNSB02). Assistente de Unidade Judiciária – Entrância Inicial (DAE-6). Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará – UECE (2017-2015). MBA em Gestão Pública pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR (2016-2015). Especialista em Direito e Processo Constitucionais pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR (2009-2007). Especialista em Direito e Processo Administrativos pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR (2006-2004). Especialista em Direito Processual Penal pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR (2004-2003). Bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR (2002-1998). Professor Visitante da Divisão de Pós-Graduação e Educação Continuada da Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Professor do Serviço de Treinamento do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará – TJ/CE. Membro e Sócio Fundador do Instituto Cearense de Direito Administrativo – ICDA. Sócio do Instituto de Direito Administrativo Sancionador Brasileiro (IDASAN). Membro Titular da Academia Cearense de Direito – ACED (Cadeira n 14 – Patrono: Clóvis Beviláqua). Membro Titular da Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará – ALMECE (Cadeira n 88 – Patrono: Canindé). Membro Titular do Centro Cultural do Ceará – CCC (Cadeira n 24 – Patrono: Eliane Maria Arruda Silva). Membro do Grupo de Pesquisa em Direito Público, Educação Jurídica e Direitos Humanos (CNPq/UNIT). Parecerista de Revistas Científicas (Revista Digital de Direito Administrativo – USP; Revista Controle – TCE/CE; Revista Themis – ESMEC; Revista Diálogo Jurídico – FBUNI). Diretor da Série Estudos Avançados em Direito Administrativo (Editora Fi: Porto Alegre/RS). Co-Coordenador da Coleção Soluções de Direito Administrativo – Leis Comentadas (Editora Revista dos Tribunais: São Paulo/SP). Advogado (OAB/CE n° 20.104). Autor de Livros Jurídicos (8 livros: 1 individual; 7 coletivos). Autor de Artigos Jurídicos (109 artigos: 14 revistas acadêmicas; 95 jornais impressos). Prêmios Recebidos (22 prêmios: 9 municipais; 13 estaduais). Participação em Bancas de TCC (24 bancas: 2 especializações; 22 graduações). Orientações de TCC (13 orientações: 5 especializações; 8 graduações).

Categoria CRÔNICAS & CONTOS - JEANE TERTULIANO

É poetisa, prosadora e letróloga. Membro associada à União Brasileira de Escritores; membro fundadora da Academia de Artes e Letras Internacional da Baixada Fluminense e Brasil; membro vitalícia da Academia Independente de Letras e comendadora das artes literárias no Brasil pela Ordem Scriptorium. É autora do livro (In)sanidade Lírica, coautora de diversas antologias e organizadora dos projetos antológicos “Sororidade em plena calamidade” e “Desabrochar”.

Categoria ENSINO & PESQUISA – RITA QUEIRÓZ

Natural de Salvador, fez pós-doutorado em Estudo de Linguagens (UNEB), doutorado em Filologia e Língua Portuguesa (USP), mestrado e graduação em Letras (UFBA). Professora universitária. Autora dos livros para o público adulto: “Velas ao vento”, “Confissões de Afrodite”, “O Canto da borboleta”, “Canibalismos”  e “Colheitas” “Grimalda: a lagartixa empoderada”, “Bordado de sonhos”. “As artes de Vavalô”, “Sonhos de criança” e “Ciranda, cirandinha: vamos brincar com poesia?”. Atualmente reside em Salvador.

Categoria ESCRITOR MIRIM – RAPHAEL DA COSTA

Tem 10 anos de idade. Tem diagnostico de autista, TDAH e superdotação. Escritor, pianista, flautista, baterista e compositor, já tocou em 3 concertos, 2 as próprias composições. Ama eletrônicos, criar jogos e coding. Sonha em ser Engenheiro de criação de Softwares e ir para a Microsoft. Autor do livro “I love you Mamma”, que fala sobre coisas que ele ama fazer junto com sua mãe Renata da Costa, também escritora. Atualmente mora nos EUA estuda piano pela Berklee. Tem o sonho de aprender a falar várias línguas além do Português, Inglês e língua de sinais. Vocês podem encontrar suas rede sociais pelo nome E3editions.

Categoria INFANTO-JUVENIL – AINÊ PENA

Escritora e historiadora Drª. h.c. AINÊ PENA é autora de mais de 70 títulos infantis e infanto-juvenis, participante e coordenadora de diversas antologias de contos e poemas. Acadêmica nas instituições AIL, ACILBRAS, FEBACLA, ALTO, OMDDH e AIML, e agraciada com comendas, com o título de Doutora Honoris Causa em Literatura pelo Centro Sarmathiano e de Embaixadora da Paz pela OMDDH.

Categoria POESIA – ALDIRENE MÁXIMO

É autora de: “Eu acredito no Amor!”, “Metáforas”, “Caderno de Recordações”, “O Encontro”, “Catarses”, “#Sororidade”, “Oásis” e “Infância Rimada”. Coautora de “Resiliência”, em parceria com a escritora Claudirene Favarin e coautora de “Sonhos de Criança” em parceria com a escritora Rita Queiroz. Coorganizadora de Elas e as Letras em parceria com a escritora Jullie Veiga. Idealizadora da Livraria Sororidade, livraria especializada em literatura escrita por mulheres. Sororidade é o seu lema!

Categoria ROMANCE – SANDRA GODINHO GONÇALVES

Nascida em São Paulo, é graduada e Mestre em Letras. Já participou de várias coletâneas de contos, sendo agraciada com alguns prêmios. Publicou “O Poder da Fé” “Olho a Olho com a Medusa”, “Orelha Lavada”,” Infância Roubada” agraciado com Menção Honrosa no 60º Prêmio Literário Casa de Las Américas e semifinalista do Prêmio Guarulhos de Literatura (Escritor do ano 2019), “O Verso do Reverso” Prêmio de Melhor Conto Regional da Cidade de Manaus de 2019, “Segredos e Mentiras”, semifinalista no Prêmio Uirapuru 2019, “Terra da Promissão “(2019).

Focus Brasil New York 2022

AGENDA

Confira a Agenda do Focus Brasil New York 2022, entre 22 e 27 de Agosto

INSCRIÇOES

Inscreva-se para o segmento presencial do Focus Brasil New York 2022