fbpx
Image Alt

Focus Brasil Awards

FOCUS BRASIL AWARDS

O FOCUS BRASIL AWARDS tem definida como missão a “a celebração do Talento, da Cultura e da Imagem Positiva do Brasil e dos Brasileiros no Exterior”.

Criado originalmente como Brazilian Internacional Press Award em março de 1997, realizou sua primeira premiação em 1998 no Hotel Intercontinental em Miami. A origem do nome PRESS AWARD se deve ao fato de ter agregado todas as mídias brasileifras existeste nos EUA, na época em cinco estados (Florida, New York, New Jersey, Massachusetts e Califórnia). Desde o primeiro ano o evento tem um Board de Premiação que é quem cria as normas e supervisiona as premiações.

ELEGIBILIDADE

São elegíveis aos prêmios do FOCUS BRASIL AWARDS, personalidades, entidades e iniciativas, individuais ou coletivas que residam nos países onde os eventos são realizados e que no julgamento do COMITÊ e dos BOARDS DE PREMIAÇÃO, promovam o Brasil e os brasileiros de forma positiva no Exterior.

BOARD DE PREMIAÇÃO

O BOARD DE PREMIAÇÃO é um grupo de colaboradores voluntários, compostos de representantes dos mais relevantes e diversos setores de produção cultural, artística e de comunicação brasileira em cada região/país. Os participantes do BOARD, são exclusivamente convidados pela FUNDAÇÃO FOCUS BRASIL. Entidades representativas poderão ser convidadas para compor os BOARDS e terão liberdade de apontar o seu representante.

Cabe ao BOARD DE PREMIAÇÃO determinar Categorias, Critérios, Formas e Procedimentos. As decisões do BOARD, tomadas em votação por maioria simples, são imediatamente implementadas. Também é função do BOARD, contribuir e assessorar em todo o contexto de realização do evento.

Os resultados outorgados pelo BOARD DE PREMIAÇÃO são soberanos e não cabe nenhum tipo de contestação.

VOTO POPULAR

O Voto Popular é um instrumento de amplo sucesso no funcionamento das premiações organizadas pela FUNDAÇÃO FOCUS BRASIL. O Voto Popular tem como objetivo, dar legitimidade, credibilidade e amplitude democrática à escolha dos premiados. O Voto Popular é responsável pela escolha dos finalistas em cada categoria mas cabe ao BOARD DE PREMIAÇÃO, escolher dentre os finalistas, o vencedor daquele ano.
IMPORTANTE: Os números da Votação Popular não serão divulgados publicamente. Apenas o Board de Premiação terá acesso a estes números. Entretanto, os nomes dos finalistas escolhidos pelo Voto Popular, serão divulgados publicamente, EM ORDEM ALFABÉTICA. O objetivo deste cuidado é não expor pessoas ou entidades com votação inexpressiva, a uma situação publicamente embaraçosa.

PRÊMIOS ESPECIAIS

Prêmios Especiais podem ser outorgados soberanamente pelo BOARD DE PREMIAÇÃO, contemplando personalidades, entidades e iniciativas de relevante contribuição para o Brasil e os brasileiros no exterior, em especial na região abrangida por cada premiação. Sua divulgação pode ser feita independentemente dos demais prêmios.

LIFETIME ACHIEVEMENT AWARDS

Os “LIFETIME ACHIEVEMENT AWARDS” é a premiação máxima do FOCUS BRASIL AWARDS e é reservada à personalidades, entidades e iniciativas de excepcional mérito e com um mínimo de 20 anos de trajetória. Essa premiação é soberanamente determinada pela FUNDAÇÃO FOCUS BRASIL. Sua divulgação pode ser feita independentemente dos demais prêmios.

CRONOGRAMA GENÉRICO / PREMIAÇÃO FOCUS AWARDS

1a. Etapa – Durante 12 meses até o início de cada votação popular, são recebidas as sugestões de premiações enviadas através do e-mail: info@focusbrasil.org ou pelo http://focusbrasil.org/sugestao-de-premiacao/
2ª. Etapa – O BOARD DE PREMIAÇÃO analisa as sugestões recebidas e elaboram a lista de nomes que irá à Voto Popular. O VOTO POPULAR em cada etapa tem duração mínima de 20 e máxima de 30 dias.
3ª. Etapa – O resultado da Votação Popular define finalistas que podem ser 3 ou 5, a depender da quantidade de listados nas categorias. Algumas categorias podem ter 5 finalistas, outras, somente 3.
4ª. Etapa – Após validação dos finalistas, o BOARD DE PREMIAÇÃO escolhe o vencedor em cada categoria.