fbpx

Belo Horizonte – Aniversáro 300 anos de Minas Gerais

Leonardo Xavier Amorim

Empresário e Diretor do Focus Brasil Belo Horizonte.

Nascido em Belo Horizonte, empresário, tem Formação em Comércio Exterior com Pós Graduação em Gestão de Negócios, tendo residido durante um ano em Minnesota – USA; e entre 2011 e 2015 em Shanghai. Atua fortemente no ramo de desenvolvimento de negócios de importação e exportação, ofertando também logística internacional nos mercados asiático, europeu e americano para empresários de diversos setores

Leônidas Oliveira

Secretário de Cultura e Turismo, é formado em arquitetura e urbanismo pela PUC MG, mestre em restauração e reabilitação do patrimônio arquitetônico e urbano, pela Universidade de Alcalá/gregoriana de Roma, e doutor em arquitetura e urbanismo pela Universidade de Valladolid, Espanha.  Foi presidente da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte e da Belotur, ocupando recentemente os cargos de presidente interino da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) e de diretor-executivo da Fundação Nacional de Artes (Funarte), ambas autarquias do governo federal. Também já presidiu o Fórum Nacional de Secretários de Cultura.

Pablo Lima

Professor Associado II do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Faculdade de Educação (FaE), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde trabalha desde março de 2010. Na graduação leciona disciplinas de Ensino de História nos cursos de História/Licenciatura, Formação Intercultural para Educadores Indígenas (FIEI), Licenciatura em Educação do Campo (LeCampo) e Pedagogia/Licenciatura. Na pós-graduação, atua no curso de Mestrado Profissional (Promestre-FaE/UFMG), coordenando a linha de pesquisa em Educação, ensino e humanidades. Foi professor adjunto no Depto. de Ciências Humanas da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), entre 2009 e 2010, e professor substituto no Depto. de História da UFMG em 2003-2004 e em 2008-2009. É pesquisador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História (Labepeh/FaE/UFMG) e do Núcleo de Estudos sobre Pensamento Complexo (NEPCOM). É autor dos livros “Ferrovia, sociedade e cultura, 1850-1930” (2009) e “Marca de fogo: quilombos, resistência e a política do medo, Minas Gerais, século XVIII” (2016). Realizou pesquisa de pós-doutorado no Connecticut College e na Rice University, EUA, sobre ensino de história indígena, de março a agosto de 2018.

Maria Elvira Salles Ferreira

Empresária na área de empreendimentos imobiliários; Ex-Deputada Estadual e Federal; Pioneira na política de mulheres de Minas Gerais; Fundadora e ex-presidente do Fórum de Mulheres do Mercosul; Primeira Diretora da Associação Comercial de Minas Gerais; Criou e presidiu o Conselho da Mulher Empreendedora; Ex-Conselheira do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República (Governo Lula e Dilma); Ex-Conselheira do Presidente Sarney (Conselho Nacional dos Direitos da Mulher); Ex-presidente do PMDB Mulher Nacional.

Murilo Antunes

É poeta, compositor e publicitário brasileiro. É um dos letristas do Clube da Esquina. Morou em Montes Claros, onde conheceu Beto Guedes e mudou-se para Belo Horizonte aos 15 anos. Na Capital, ficou amigo de Fernando Brant Toninho Horta, Tavinho Moura, Lô Borges, Vermelho, Márcio Borges, Flávio Venturini e Cláudio Venturini que vieram a fazer parte do Clube da Esquina.  Em 1972 participou da primeira audição do disco Clube da Esquina na casa dos Borges e com a composição de “Nascente”, marcou presença no disco Clube da Esquina 2 em 1978, ano em que também escreveu seu primeiro livro de poemas O gavião e a Serpente.  Murilo quase foi jogador de futebol profissional sendo chamado para jogar no time do Atlético. Decidiu partir para a vida artística em 1968 quando compôs sua primeira música Super Heroi. Em 27 de novembro de 2012 foi lançado o filme dirigido por Fernando Batista “Murilo Antunes: Como Se a Vida Fosse Música” na II Mostra de Cinema Espanhol e Latino Americano de Belo Horizonte. O filme fala sobre a trajetória do letrista e poeta e conta com a presença de Márcio Borges, Ronaldo Bastos e Fernando Brant.