fbpx

Londres – Conferência Mundial de Língua Portuguesa – Mesa 3

Tema: “Reflexoes sobre o Ensino de Lingua de Herança em estruturas formais e não formais”

Coordenadora: Kátia Fonseca / Reino Unido

Natural de São Paulo, Brasil, é graduada em Artes Cênicas e Educação Artística em São Paulo. Residente em Londres há 20 anos, após o nascimento do primeiro filho envolveu-se com o Português como Língua de Herança com a intenção de transmitir aos filhos a cultura e a língua materna. Ao longo dos anos vêm aperfeiçando-se participando de cursos e congressos. Trabalhou no BREACC como professora por mais de dez anos. Atualmente é Presidente do BREACC (Brazilian Educational and Cultural Centre), a escola mais antiga de UK, uma das diretoras do POLH UK, diretora do Focus Brasil UK, e também trabalha desenvolvendo atividades de arte terapia com idosos.

Andrea Hughes / Austrália

Nascida em Maringá no Paraná, de onde mudou com a família com apenas 6 anos de idade. Viveu em vários estados do Brasil; mas foi em Boa Vista-Roraima que o interesse por línguas realmente aflorou, ao ter contato com falantes de espanhol, inglês e alguns dialetos locais. Auto-didata, aprendeu inglês quando ainda muito jovem através de livros, músicas e discos/CDs, e continuei até a faculdade. Sou graduada em Letras, Inglês e Português e especialista em TeSol e Espanhol. Mudou-se para Austrália em 2010, e desde então ensinou Inglês como língua adicional em uma escola australiana. Apaixonada pela língua e cultura do Brasil, viu uma oportunidade de atuar como professora de português em Adelaide, cidade onde mora. Iniciou aulas de PLE para adultos. Logo em seguida percebeu que a própria filha estava perdendo a fluência em português. Decidiu então fundar uma escola, para que as crianças, filhos (as) de brasileiros (as) pudessem continuar a aprender português como língua de herança.  A Escola Étnica Brasileira em outubro de 2020 completando sete anos de existência e tem como principal objetivo manter a cultura e a língua destas crianças viva e fluente. 

Luiz Gasparelli / Irlanda

É apaixonado pela Língua Portuguesa e Artes. Por isso, fez mestrado em Ciências da Arte e doutorado em Estudos Literários, ambos pela Universidade Federal Fluminense, e realizou um pós-doutorado sobre Oscar Wilde. É professor de Português e Literatura no Post-Primary Languages Ireland e atua como chairperson e diretor co-diretor executivo da Associação de Famílias Brasileiras na Irlanda, a AMBI, desenvolvendo projetos para a ampliação da cultura e língua brasileiras, em parceria com a Embaixada Brasileira em Dublin. Ele também publicou o livro “A Estrada Autoficcional de Narciso: de Maria Antonieta a Madonna”.

Matheus Tokairin / Japão

Professor de Sociologia, especialista em Administração e Economia. Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo.  Co-criador do projeto Educação pela Paz.  Conselheiro do Conselho de cidadãos do Consulado Geral do Brasil em Hamamatsu.

Patricia Carvalho Ribeiro / Finlândia

Faz parte do time de professoras do Centro Cultural Brasil-Finlândia (CCBF), atuando no ensino de PLE desde 2007 e no ensino de PLH desde 2008. Patricia é mestre em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e, atualmente, é aluna do programa de doutorado em estudos linguísticos da Universidade de Helsinque, Finlândia. Patrícia também é a primeira vice-presidente da Associação de Professores de Português na Finlândia (APPF) e, desde 2015, colabora com o principal festival infantil multicultural da Finlândia, o Kolibrí Festivaali.