fbpx

Londres – Ciência & Tecnologia

Moderação: Dr Fernando Castro

Tema: Nanoeletrônica e eletrônica flexível – O que ciborgues, nossa saúde, energias renováveis e a nova geracão de celulares têm em comum?

 É chefe científico da área de Materials do National Physical Laboratory, no Reino Unido. Ele tem quase 20 anos de experiência na área de novos materiais eletrônicos e trabalha na interface entre descobrimento científico e aplicação industrial, tendo liderado diversos projetos de pesquisa de larga escala e auxiliado diversar empresas a inovar. Ele é autor de mais de 120 publicações, incluindo >60 artigos em revistas científicas especializadas, e foi organizador de diferentes congressos internacionais relacionados a nanotechnologia, novos materiais, energia solar e métodos avançados de caracterização de materials. Fernando frequentemente profere palestras em eventos nacionais e internacionais, includindo mais de 40 palestras convidadas em 18 paises.  É também Professor visitante no Advanced Technolgy Institute (Universidade de Surrey), Presidente da Organização Global VAMAS (Versailles Project on Advanced Materials and Standards), membro do comitê presidencial do World Materials Research Institutes Forum, editor associado da revista Science and Technology of Advanced Materials, e representa o Reino Unido como especialista em eletrônica impressa no comitê internacional de padronização IEC TC119.

Dr Diego R. Faria

Tema: Rumo à robótica  – A robótica socialmente assistiva e interfaces homem-máquina para melhorar o bem-estar e a qualidade de vida dos seres humanos.

 É professor associado do departamento de ciência da computação da Aston University, Birmingham. Ele é o coordenador e fundador do ARVIS Laboratory (Aston Robotics, Vision and Intelligent Systems). Até o momento, recebeu mais de 2.5 milhões de libras financiados pela comissão Europeia, Governo Britânico e Governo Português para a execução e desenvolvimento de projetos científicos na área de robótica e tecnologia assistiva.  Atualmente é o coordenador do projeto Europeu (CHIST-ERA) InDex (Robot In-hand Dexterous Manipulation), financiado pela EPSRC-UK. Também é coordenador de projetos com a indústria (esquema KTP-Innovate UK) relacionados à percepção e sistemas inteligentes aplicados a veículos autônomos. Recebeu o título de Ph.D. em Engenharia Elétrica e Computação (Robótica Cognitiva) pela Universidade de Coimbra, Portugal em 2014. Fez seu pós-doutorado no Instituto de Sistemas e Robótica em Portugal no período de 2014 a 2016.  Antes, em 2005, havia concluido seu mestrado em ciência da computação na Universidade Federal do Paraná, após formar-se em tecnologia em informática e em concluido uma especialização (lato sensu) em ciência da computação pela Universidade Estadual de Londrina. Entre 2006 e 2020 ele participou em diversos projetos científicos em parcerias com muitas universidades Europeias e Britânicas.

Dra. Luiza C. Campos

Tema: Micro-plásticos e micro-fibras em água: implicações e desafios – implementação e avaliação de tecnologias e intervenções para reduzir poluição ambiental e melhoria do bem estar e saúde publica

 É especializada em água e saneamento com mais de 30 anos de experiência tanto em univesidade quanto em indústria. Luiza é engenheira civil e de meio ambiente com mestrado pela USP e doutorado pela Imperial College. Trabalhou por 10 anos na companhia de saneamento de Goias (Saneago) e na Universidade Federal de Goiás. Atualmente ela é Professora Associada na University College London (UCL) e chefe do group de pesquisa Water Management Research Group (gerenciamento de água). É tambem co-diretora do Centre for Urban Sustainability and Resilience (centro para desenvolvimento urbano sustentável), e co-diretora do UCL Grand Challenge of Human Wellbeing (grande desafio em bem-estar humano).

Dr. Ricardo Silva

Tema: O Que Significa Inteligencia Artificial? – Os beneficios e limitações da Inteligencia Artificial e como ela pode afetar a vida na pratica. Sua historia, suas ligações com outras ciências matemáticas e avanços tecnológicos.

Formou-se em Bacharelado em Computação na Universidade Federal do Ceará. Após um mestrado em Informática na Universidade Federal de Pernambuco, Ricardo obteve seu doutorado na Universidade Carnegie Mellon em 2005, com pos-doutoramento na Gatsby Computational Neuroscience Unit e Universidade de Cambridge, Reino Unido. Atualmente é Professor Titular de Aprendizado de Máquina no Departmento de Estatística da University College London. Sua pesquisa se concentra na interface entre Estatística tradicional e métodos de Inteligência Artificial para o entendimento de causalidade.