Tema: “O papel das artes nas transformações humanas”
Mediador: CARLOS BORGES – CEO, Fundação Focus Brasil
Jornalista, empresário e produtor cultural, desenvolveu uma carreira de muito sucesso na Bahia. Começou como repórter e logo foi nomeado chefe da Seção de Cultura, Artes e Viagens do Jornal Tribuna da Bahia. Iniciou uma carreira como jornalista e produtor de televisão na Rede Globo de TV na Bahia e, por 14 anos, passou de assistente a diretor de programação e eventos.
Em 1982, ele passou um ano como estagiário na Divisão de Notícias da ABC Networks em Nova York. Voltou aos EUA em 1990 para fazer uns cursos especializantes, e, o que seria para durar um curto período de um ano, dura até hoje. Carlos Borges ganhou reconhecimento internacional devido ao seu trabalho na produção de eventos de grande impacto para as comunidades brasileiras no exterior. O “Seminário Internacional Focus Brasil” e o “Brazilian International Press Award” são considerados pelo governo brasileiro, “os eventos culturais brasileiros mais relevantes no exterior”.
Em 2015 foi condecorado com a “Comenda do Rio Branco” pelo conjunto de seus trabalhos com as comunidades brasileiras. O Brazilian Int’l Press Awards rebatizado de Focus Brasil Awards completa em 2022 25 anos nos EUA. Os eventos têm versões no Reino Unido e no Japão, desde 2011, na Itália desde 2018 e em 2020 chegou ao Canadá, Portugal e Brasil (São Paulo). Seu foco é difundir a imagem positiva do Brasil e dos brasileiros no exterior, valorizando suas iniciativas, cultura e talentos.
Além de todo trabalho da divulgação da cultura brasileira pelo mundo, Carlos Borges lançou em 2019 seu segundo livro, “Observando Estrelas” – um relato de experiências que coletou durante sua longa carreira jornalistica com ícones da cena artística brasileira, entre eles: Wanderléa, Elis Regina, Glauber Rocha, Chacrinhas, Ney Matogrosso e muitos outros.
NEREIDE SANTA ROSA – Escritora, Arte-Educadora & Pedagoga
Nasceu em São Paulo, Brasil e vive nos Estados Unidos desde 2017. Cidadã portuguesa e italiana, tem formação em Arte, Música, Matemática e Pedagogia , e escritora de sucesso atingindo a cifra de mais de meio milhão de livros vendidos, colunista do JornalBB na Florida, CEO da editora norte-americana Underline Publishing, Diretora do Focus Brasil NY – Encontro Mundial de Literatura Brasileira, e coordenadora da Academia Internacional de Literatura Brasileira. Desde 1990, quando publicou seu primeiro livro pela Editora Atica desenvolveu uma carreira de como Editora Moderna, Callis Editora, Ediçoes Pinakotheke, Editora Scipione, Duna Dueto, Editora Saraiva, Leya, Editora do Brasil, Escala Educacional, entre outras. Até 2020, publicou cerca de 85 livros e vários de seus títulos receberam prêmios pela Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil e ABBY e no ano de 2004, foi agraciada com o Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro, o mais importante prêmio de Literatura Brasileira. Em 2021 publicou o livro Panorama da Arte : do paleolítico ao Contemporaneo pela Editora do Brasil sobre História da Arte Universal.
CARMEM GUSMÃO – Artista Plástica & Coach
É artista plástica brasileira vivendo em Michigan nos Estados Unidos.São 45 anos de uma carreira rica e diversificada. Suas inspirações vão desde os mistérios da mente humana, até a experiência vivida durante um período que conviveu com índios Kayapós na Amazônia, para pesquisar sobre pintura corporal. Em seu studio oferece arte terapia, arte meditação e aulas de pintura e outras técnicas de arte. Durante sua carreira recebeu inúmeros prêmios internacionais e tem obras no acervo de grandes colecionadores , museus e galerias ao redor do mundo.
FERNANDA FRANGETTO – Artista Multi-Mídia, especializada em escultura
É artista brasileira e vive na Flórida. Estudou no Centro Universitário de Belas Artes e se especializou em escultura no Museu Brasileiro de Escultura (MuBE). Seus trabalhos já foram apresentados em instituições de arte nos Estados Unidos e no Brasil, como NARS Foundation (New York); American Cancer Society, Miami-Dade Commissioners Office, Doral Government Center, Doral Contemporary Art Museum, Art Factory Project, Aluna Art Foundation (Flórida); Casa das Nações Unidas (Brasília). As obras de Frangetto fazem parte de coleções como o Consulado Geral do Brasil em Miami, a Fundação Marcos Amaro (FMA) e a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa (São Paulo). www.fernandafrangetto.com