fbpx

Miami – Painel 2 – ARTE: REVOLUÇÕES POR MINUTO

Tema: “A constante revelação das múltiplas formas de expressão artística e o impacto do novo mundo virtual”

Carlos-Borges

Mediador: CARLOS BORGES – CEO, Fundação Focus Brasil

Jornalista, empresário e produtor cultural, desenvolveu uma carreira de muito sucesso na Bahia. Começou como repórter e logo foi nomeado chefe da Seção de Cultura, Artes e Viagens do Jornal Tribuna da Bahia. Iniciou uma carreira como jornalista e produtor de televisão na Rede Globo de TV na Bahia e, por 14 anos, passou de assistente a diretor de programação e eventos. 

Em 1982, ele passou um ano como estagiário na Divisão de Notícias da ABC Networks em Nova York.  Voltou aos EUA em 1990 para fazer uns cursos especializantes, e, o que seria para durar um curto período de um ano, dura até hoje. Carlos Borges ganhou reconhecimento internacional devido ao seu trabalho na produção de eventos de grande impacto para as comunidades brasileiras no exterior. O “Seminário Internacional Focus Brasil” e o “Brazilian International Press Award” são considerados pelo governo brasileiro, “os eventos culturais brasileiros mais relevantes no exterior”.

Em 2015 foi condecorado com a “Comenda do Rio Branco” pelo conjunto de seus trabalhos com as comunidades brasileiras. O Brazilian Int’l Press Awards rebatizado de Focus Brasil Awards completa em 2022 25 anos nos EUA. Os eventos têm versões no Reino Unido e no Japão, desde 2011, na Itália desde 2018 e em 2020 chegou ao Canadá, Portugal e Brasil (São Paulo). Seu foco é difundir a imagem positiva do Brasil e dos brasileiros no exterior, valorizando suas iniciativas, cultura e talentos. 

Além de todo trabalho da divulgação da cultura brasileira pelo mundo,  Carlos Borges lançou em 2019 seu segundo livro, “Observando Estrelas” – um relato de experiências que coletou durante sua longa carreira jornalistica com ícones da cena artística brasileira, entre eles: Wanderléa, Elis Regina, Glauber Rocha, Chacrinhas, Ney Matogrosso e muitos outros.

TOREZAN

AMAURI TOREZAN – Artista Contemporâneo | Arte Abstrata

É um artista contemporâneo brasileiro conhecido por sua ousada arte abstrata. Influenciado por seu interesse na abstração modernista, trabalha explorando a inter-relação entre cores e formas enquanto incorpora elementos de geometria e ilusão de ótica, usando uma exclusiva linguagem visual, para criar composições inovadoras e dinâmicas.

Em seu trabalho, formas e linhas parecem estar flutuando em torno umas das outras enquanto parecem suspensos no espaço. As cores fortes contrastantes realçam o efeito de profundidade exuberante, criando uma sensação de vida vibrante.  Torezan pintou murais monumentais em lugares como Wynwood e o hotel de luxo The Dalmar. Seus trabalhos de estúdio foram exibidos no The Baker Museum, Coral Springs Museum of Art e feiras internacionais de arte.  As colaborações artísticas de Torezan incluem, projetos de arte pública e parcerias com marcas como a relojoeira suíça Tag Heuer.  Sua arte faz parte de coleções nos EUA, Europa e América do Sul

Karla-Caprali

KARLA CAPRALI – Artista, Ilustrador & Animador Visual

Nascida e criada em Belém, uma cidade localizada no parte norte do Brasil, também conhecida como a orla da floresta amazônica. Ela estudou na Universidade de São Paulo, onde morou por quatro anos e se mudou para os Estados Unidos em 2001.  Ela tem trabalhado em projetos acadêmicos com universidades, instituições de arte e espaços de arte.  Ela domina a pintura a óleo e o desenho, e tem criado instalações de mídia mista, têxteis arte e pequenos filmes de animação artesanais e vídeos musicais em colaboração com locais e músicos e poetas internacionais. Ela já expôs seus trabalhos no Brasil, Estados Unidos, Noruega, Suécia, Finlândia e França, onde ela recebeu bolsas de residência e projetos. Você pode encontrar mais de seu trabalho em seu site www.caprali.com

LIENE-BOSQUE

LIENE BOSQUÊ – Artista Visual & Professora Universitária de “Art and Design”

É artista visual brasileira e arte educadora que vive em Miami. Suas instalações, esculturas e performances foram exibidas internacionalmente em locais como MoMA PS.1, New York Foundation for the Arts Gallery, em Nova York; Museum of Contemporary Art North Miami, Contemporary Museum of Photography em Chicago; Carpe Diem em Lisboa, Portugal; Museu de Arte de Ribeirão Preto no Brasil; além de galerias e espaços públicos no Brasil, Portugal, Coréia do Sul, Turquia e Estados Unidos.  Liene conquistou, em 2011, o título de Mestre em Artes Visuais pelo Art Institute of Chicago. Em 2007 concluiu o Curso Avançado de Artes Plásticas no ArCo (Centro de Arte e Comunicação Visual) em Lisboa. No Brasil viveu até concluir as universidades em 2003, o Bacharelado em Artes pela UNESP, e em 2004 Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie, ambas em São Paulo.

tiago-magro

TIAGO MAGROMuralista & Artista Mixed Media

Nasceu em São Paulo, Brasil e migrou para a Flórida em 1995, Tiago Magro fez dos Estados Unidos seu casa e sua inspiração. Na maior parte de seu trabalho, ele usa mídia mista e experimentos com diferentes elementos.Ser brasileiro desempenha um papel importante em cada golpe dar. Exposta às décadas de 80 e 90, permitiu a inspiração em torno de sua arte. Ele encontrou seu caminho como um artista, querendo criar arte, entender arte, arte ao vivo e ainda aprender com isso. Tudo de sua cidade, família e a imaginação ganha vida em cada peça que ele tem criada.

A arte sempre foi uma paixão e, conscientemente, isso é o que ele faria pelo resto de sua vida. Conhecido por seu corações e a mensagem de amor, esse é o objetivo. Cada peça criada é única, cheia de cor e vida. “EU amo a emoção de ser capaz de me relacionar com cada um dos meus peças e cada peça é, em última análise, uma parte de mim. eu sempre quero que minha arte expresse quem eu realmente sou. ” -Tiago Magro