fbpx

Miami – Painel 1 – POLO DE ARTE BRASILEIRA EM MIAMI PÓS PANDEMIA

Tema: “Como fica e como ficará o movimento de arte brasileira no Sul da Flórida. Exposições, feiras e mercado”

Carlos-Borges

Mediador: CARLOS BORGES – CEO, Fundação Focus Brasil

Jornalista, empresário e produtor cultural, desenvolveu uma carreira de muito sucesso na Bahia. Começou como repórter e logo foi nomeado chefe da Seção de Cultura, Artes e Viagens do Jornal Tribuna da Bahia. Iniciou uma carreira como jornalista e produtor de televisão na Rede Globo de TV na Bahia e, por 14 anos, passou de assistente a diretor de programação e eventos. 

Em 1982, ele passou um ano como estagiário na Divisão de Notícias da ABC Networks em Nova York.  Voltou aos EUA em 1990 para fazer uns cursos especializantes, e, o que seria para durar um curto período de um ano, dura até hoje. Carlos Borges ganhou reconhecimento internacional devido ao seu trabalho na produção de eventos de grande impacto para as comunidades brasileiras no exterior. O “Seminário Internacional Focus Brasil” e o “Brazilian International Press Award” são considerados pelo governo brasileiro, “os eventos culturais brasileiros mais relevantes no exterior”.

Em 2015 foi condecorado com a “Comenda do Rio Branco” pelo conjunto de seus trabalhos com as comunidades brasileiras. O Brazilian Int’l Press Awards rebatizado de Focus Brasil Awards completa em 2022 25 anos nos EUA. Os eventos têm versões no Reino Unido e no Japão, desde 2011, na Itália desde 2018 e em 2020 chegou ao Canadá, Portugal e Brasil (São Paulo). Seu foco é difundir a imagem positiva do Brasil e dos brasileiros no exterior, valorizando suas iniciativas, cultura e talentos. 

Além de todo trabalho da divulgação da cultura brasileira pelo mundo,  Carlos Borges lançou em 2019 seu segundo livro, “Observando Estrelas” – um relato de experiências que coletou durante sua longa carreira jornalistica com ícones da cena artística brasileira, entre eles: Wanderléa, Elis Regina, Glauber Rocha, Chacrinhas, Ney Matogrosso e muitos outros.

MARIA

MARIA DO CARMO FULFARO – Jornalista, Profissional de Marketing & Promotora Cultural

É jornalista paulista e veio para os Estados Unidos em 1991 como repórter da Rede Bandeirantes. De 1990 a 1997, supervisionou o programa de TV diário local da Luqui Television que tinha como alvo os brasileiros no sul da Flórida, bem como produziu shows, artes e eventos de teatro.  De 2000 a 2003, foi contratada para planejar e implementar a Solange Rabello Art Gallery (Coconut Grove e Miami Design District). Supervisionou o marketing, bem como administrou as exposições da galeria e os artistas em potencial.   Atualmente trabalha como gerente de vendas e marketing no Broward Center for the Performing Arts, um dos 10 maiores teatros do mundo em termos de vendas de ingressos. Ela também é diretora de marketing e desenvolvimento de negócios da The55project Arts Foundation, uma organização com a missão de promover artistas plásticos brasileiros e projetos culturais nos EUA por meio de projetos solo, exposições coletivas, residências e muito mais.

Liana-Rivas

LIANA RIVAS – Profissional de Marketing, Vendas e Produção Artística Cultural

PROFESSIONAL EXPERIENCE

2014-2020 Pinta Miami Contemporary Art Fair Miami – Diretor – Relações com Galerias, Brasil, Portugal e Espanha – Responsável pelo relacionamento com galerias participantes da Pinta Miami. Auxiliou na produção da Feira incluindo todos os aspectos relacionados ao planejamento, marketing e organização. Durante a Feira, responsável por convidados VIP, incluindo Colecionadores Particulares (tanto institucionais como individuais) e Museus.

2008 – 2014 BPart Collection Management Miami – Diretor – Conselheiro de Arte – Auxilia colecionadores de arte novos e consagrados na formação e manutenção de sua coleção. O trabalho inclui pesquisa, conservação, seguro, aquisição e venda de obras de arte.

2002 – 2008 Latincollector New York – Miami – Marketing e vendas – Responsável pelas vendas e marketing do Latincollector no sul da Flórida. Organizou a participação da galeria em várias feiras de arte nos Estados Unidos e na Europa, incluindo Balelatina (Basel), ARCO, Affordable Fair e Miami Art. Contatou museus e colecionadores particulares para o marketing de artistas latino-americanos. Diretor da Latin Collector Gallery em Miami Fl.

EDUCAÇÃO

Universidade de Connecticut Stamford, CT – Mestrado em Estudos da Mulher com concentração em Arte e Mulher. 1994.
The George Washington University Washington, DC – B.A., Assuntos Internacionais, especialização em Estudos Latino-Americanos, 1984

TECO

ANTONIO CARLOS CAVALCANTI (TECO) – Curador e Produtor de Arte

Estudou Direito na UNIDERP-MS de 2000 a 2004, cursou Inglês na IC MIAMI (2016), ILAC VANCOUVER (2017) e  ILAC TORONTO (2018).  Entre 2002 e 2008 atua como produtor artístico e curador de artistas regionais com exposicoes em Galerias de Arte e no MARCO- Museu de Arte Contemporânea em Campo Grande, MS.

Atuou como art dealer na Dos Galeria, Guarujá, SP entre 2008-2009 e em 2011 abre a Cavalcanti Filho Escritório de Arte. Desde 2011 é Curador independente na Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto em Santos, SP onde teve oportunidade de realizar mais de trinta grandes exposições.  Entre elas destacam- se: Aldemir Martins, Antônio Peticov, Claudio Tozzi, Ivald Granato, Caciporé Torres, Jô Soares, Sergio Regis Martins, Roberto Burle Marx, Romero Britto, Neno Ramos, José Zaragoza, Bia Doria, Fernando Durão, Lian Porise, Renina Katz, Flavio Rossi, Marangoni e Clovis Graciano.  Em 2018 participa da reorganização curatorial e da expografia do Acervo Benedito Calixto.  Em 2019 participa da curadoria e ou produção das mostras das artistas: Ewely Branco; Mirian Nigre; Andrea Araujo; Gersony Silva e Lucia Glaz, todas na Pinacoteca Benedicto Calixto.

Feira de arte nacionais:

  • Brasília, 2008
  • Festival de Inverno, Campos do Jordão, SP, em 2009, 2010 e 2011
  • Feira PARTE, SP, 2016 e 2017

Feiras internacionais de arte:

  • Pinta Art Fair, Miami, 2016; Scope Art Fair, Miami, 2017 e 2018
  • Feira Internacional MAC de Lima, 2017
  • Scope Art Fair, New York, 2017 e 2018; Art New York, New York, 2019

Curadoria e produção em exposições internacionais:

  • Gerações: Rubens Guerchman, Caciporé Torres, Claudio Tozzi, Gilberto Salvador, Carlos Zibel, Neno Ramos e Ivald Granato, Duo Art Gallery, Miami, 2017
  • Hind ad horam: Claudio Tozzi, Galeria Art Fundamental Miami, 2018

Honrarias:

  • Destaque Fomento das Artes no Brasil,  Société Nationale des Beaux-Arts, Paris, 2017.
  • 2018 Miami Press Award , Melhor Mostra: exposição Gerações, Miami, 2018.