fbpx

Veneza – Painel Pesquisa & Inovação

Tema: “Integracao Brasil Ítalia na Formação de Pesquisadores”

Moderadora: Ligia Maria Moretto

Pesquisador e Professor Associado em Quimica Analitica da Universidade  Ca’ Foscari Veneza, Italia desde 1996.  Engenharia Quimica e Mestrado em Engenharia na UFRGS – Porto Alegre, Doutor em Quimica na Universidade  Ca’ Foscari Veneza, Italia, 1994.  Pesquisador e Professor Associado em Quimica Analitica da Universidade  Ca’ Foscari Veneza, Italia desde 1996.  Fundador, coordenador e professor do curso de Engenharia Quimica na Universidade de Caxias do Sul, Brasil (1975-1986).  Pesquisador no Departamento de Tecnologia de Reatores do Instituto de Pesquisas em Energia Nuclear (IPEN-CNEN), Sao Paulo, Brazil: 1986-1990.  Desde 1990 na universidade Ca’ Foscari de Veneza frequentou o doutorado em quimica, ocupou cargo de pesquisador e professor associado.  Visiting professor/pesquisador/colaboraçoes de pesquisa con varias Universidades:  Federal Rio Grande do Sul, Brasil; Universidade de Caxias do Sul, Brasil, Universidade Nacional de Cordoba, Argentina; Universidade de Bordeaux e Universidade Pierre et Marie Curie, Paris, France; Institute de Recherche d’Hydro-Québec, IREQ, Canada.  Revisore para mais de 10 importantes revistas cientificas e financiadores de pesquisa na Europa.

Area de pesquisa:

O principal campo de pesquisa è a quimica analitica e o desenvolvimento de sensores e biosensores para aplicaçoes ambientais, biomedicas e dos bens culturais.  Os resultados da pesquisa sao apresentados em 86 artigos cientificos, 10 capitluos de livros e ediçao de dois volumes cientificos de sensores e biosensores para aplicaçoes ambientais, alèm de uma patente de sensor para a determinaçao de um importante poluente ambiental PFOS.

Ana Ana Elísia da Costa

Arquiteta, mestre e doutora.Professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  Arquiteta  (PUC-GO -1993), mestre e doutora (UFRGS – 2001 e 2011). Professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) desde 2012 e professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFPel (PROGRAU-UFPel) desde 2017. Professora visitante no Instituto Universitário de Lisboa – Portugal (ISCTE-IUL- 2019-2020) e pesquisadora visitante no Instituto Universitário de Arquitetura da Veneza (2005). Revisora Ad-hoc de projetos e periódicos. Tem textos publicados em diversos periódicos nacionais e internacionais e é coautora dos livros, destacando o – “Casa Contemporânea Brasileira” (2019).

Arthur H. Essenfelder 

É o pesquisador-líder da linha de pesquisa em Avaliação de Desempenho de Estratégias de Redução de Risco de Desastres na divisão de Avaliação de Riscos e Estratégias de Adaptação (RAAS) do Centro Euro-Mediterrâneo sobre Mudanças Climáticas (CMCC), e professor adjunto no Universidade Ca’Foscari de Veneza sobre Modelagem de Riscos Climáticos e Estratégias de Adaptação. Ele possui um Ph.D. em Ciência e Gestão de Mudanças Climáticas na Universidade Ca’Foscari de Veneza, Itália, especialização em Ciência Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Fundação Getúlio Vargas – FGV / RJ, no Brasil, e bacharelado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Paraná, no Brasil. Arthur possui experiência internacional já tendo feito parte das equipes de pesquisa do Centro de Hidráulica e Hidrologia Professor Parigot de Souza – CEHPAR (Institutos LACTEC), no Brasil, do Instituto de Ciência do Solo e Ecologia de Sítios (parte da Technische Universität de Dresden), na Alemanha, e a Fondazione Eni Enrico Mattei – FEEM, na Itália.

Maísa Azevedo Beluomini

Graduada em Química pela Universidade Federal de Uberlândia – MG. Mestre e Doutora em Química Analítica pelo Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara-SP. Realizou doutorado sanduíche na Università Ca’ Foscari de Veneza – Itália em 2017. Atualmente é bolsista de Pós-Doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo- FAPESP.