fbpx

São Paulo – “ARTE & CULTURA”

Tema: “O desafio da Internacionalização das Artes brasileiras”
Abordagens sobre as diversas formas de arte brasileira que cruzam as fronteiras. Barreiras, dificuldades e sucessos: artes visuais, literatura, cinema e música

CA CAU – Músico, compositor, poeta e artista visual, nascido em Minas Gerais e vivendo há décadas em São Paulo, é um dos mais expressivos ativistas culturais do Brasil, não só através das múltiplas configyurações de suas artes como pela criação e direção do Ateliê Travessia, um dos mais inquietos e fervilhantes centros alternativos de criação artística e cultural do Brasil, com frequentes interlocuções nacionais e internacionais.  Seumais  novo projeto intitulado” Olho d`água“ reúne neste momento da sua carreira uma tríade: a música com o lançamento do seu 10º Trabalho Musical com composições inéditas, artes visuais com a Escultura cinética e sonora de nove metros de altura, instalada em 2019 no Parque Portugal na cidade de Campinas, São Paulo.

JADE MATARAZZO – Depois de se tornar uma das mais reconhecidas e premiadas fotógrafas Brasileiras atuando nos Estados Unidos, a paulistana Jade Matarazzo se tornou também realizadora de eventos de artes visuais para promover artistas brasileiros no exterior. Ao longo de dez anos, realizou sete edições o ART BRAZIL que se tornou o maior evento para dar visibilidade a artistas visuais brasileiros nos Estados Unidos. Também foi curadora-organizadora das mostras EXPOART e BRAZILIAN EYES, em parceria com a Fundação Focus Brasil, com duas edições no Japão, duas edições em Londres, quatro no Sul da Flórida e duas em Orlando. Atualmente prepara o lançamento de um magazine de arte e cultura, previsto para o primeiro semester de 2021.

LUCIANO MAGNO – é guitarrista, compositor, cantor e produtor musical.- Nasceu em Paulo Afonso – BA e é radicado há 30 anos no Recife – PE, onde recebeu o Título de Cidadão Pernambucano em 2012 pelos serviços prestados à cultura do estado. Possui 10 discos lançados e uma vasta experiência internacional, tendo circulado por 22 anos consecutivos na Europa, EUA e América do Sul, com destaque para participações no Montreux Jazz Festival na Suíça.

NEREIDE SANTA ROSA – Escritora, arte-educadora e pedagoga. tem mais de meio milhão de livros vendidos publicados em várias editoras brasileiras,premiadas pela Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil e ABBY e com o Premio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro, colunista do JornalBB na Florida, CEO da editora norte-americana Underline Publishing e coordenadora do Focus Brasil NY – Encontro Mundial de Literatura Brasileira, onde colabora com a Academia  Internacional de Literatura Brasileira. 

IVAN ANTONIO – Poeta, escritor, Dramaturgo,  compositor,  Diretor de Teatro e cinema. Criador do Teatro da Solidão solidária. Nasceu em Arcoverde,  Pernambuco.  Tem dez livros publicados lançados no Brasil , Estados Unidos e Europa. Em sua trajetória como diretor dirigiu atores brasileiros como Paulo Betti,  Sérgio Mamberti,  Tadeu Di Pietro e outros. Como ator atuou em novelas e filmes. Como Dramaturgo, Diretor de Teatro e poeta  foi escolhido para representar o Brasil com os  os seus espetáculos ” A canção dos condenados ” em Guimarães ( Portugal)Quando a cidade foi  eleita capital Europeia da Cultura) e ” A ópera dos canibais” espetáculo representante do Brasil em Porto (( Portugal) BrasilNoar ( Barcelona – Espanha) Brasil week ( Nova York- EUA). Mora atualmente na cidade de Camaçari na Bahia onde foi Secretário da Cultura e Turismo.

ADRIANA DUTRA – Carioca, cineasta, roteirista, produtora e fundadora do Grupo Inffinito, responsável pela idealização e produção do Circuito Inffinito de Festivais, composto por festivais de cinema brasileiro em 12 cidades pelo mundo como Miami, Nova York, Londres, Barcelona, Vancouver, entre outras. É coautora ainda do maior festival de cinema brasileiro no exterior, o “Brazilian Film Festival of Miami”. Entre suas obras recentes estão os longas documentais, “Sociedade do Medo”, “Quanto Tempo o Tempo Tem” e “Quero Botar Meu Bloco na Rua”. Para a TV realizou os projetos, “Opção Lage”, “Sons Brasilis”, “Transgente” e “Opção América”, que narra sobre a realidade de latino-americanos em busca de uma vida melhor nos EUA. Integrou a comissão do Oscar 2019 no Brasil, além de Júri do Prêmio Netflix, da Comissão do Prêmio Goya no Brasil em 2018 e Diretora do Fórum dos Festivais.

JOSÉ ROBERTO AGUILAR – É de São Paulo, capital.  Artista multimedia desde sempre, é pintor, escultor, escritor, músico, performer e vdeomaker e curador. Autodidata, em 1956 integrou o icônico o movimento performático-literário Kaos, ao lado de Jorge Mautner e José Agripino de Paula. Considerado um dos pioneiros da arte contemporânea no Brasil, particiou tanto das bienais e exposições mais importantes do país, como dos movimentos alternatiovos e contraculturais no Brasil e fora dele. Viveu em Londres, entre 1969 e 1972, e em Nova York, entre 1974 e 1975, época em que inicia suas experimentações com vídeo. Volta a morar em São Paulo em 1976 Nos anos 1990, faz pinturas em telas gigantes e esculturas em vidro e cerâmica. De 1995 a 2002, é diretor do Espaço Cultural Casa das Rosas, em São Paulo. Em 2003, Aguilar foi nomeado representante do Ministério da Cultura na capital paulista.

GENE DE SOUZA – Carioca radicado na Flórida. Gene é personalidade do radio e produtor de eventos musicais e étnicos nos Estados Unidos, Gene criou, há 15 anos, o “Café Brasil”, programa semanal derádio FM com 3 horas de duração que se tornou uma referência internacional para músicos brasileiros. Na área de produção, tem mais de 20 anos de experiência produzindo shows e eventos culturais acentuadamente marcados pela música brasileira, fazendpo parte do mais relevante grupo de produção de shows brasileiros nos Estados Unidos, o Brazilian Nites, sediado em Los Angeles.